Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Não consigo tirar a licença!!!

Deixo aqui em 1ª mão a contribuição do seguidor Carlos Catalão para resolver um problema com que se deparou estes dias ao tirar a licença pelo Multibanco.
«Tive problemas ao tirar a licença de pesca apeada ou neste caso qualquer outra, passo a explicar, o sistema de MB neste momento não permite que se tire licenças de pesca seja ela qual for, porque houve uma alteração a lei existente, e uma nova portaria saiu(Portaria nº 14/2014 de 23 de janeiro).
A pesca apeada e embarcada agora passa a ser toda nacional a distrital acabou e mais algumas alterações conforme explicação dada pela Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, vou deixar aqui o link DGRM para poderem consultar, e o telefone da Linha Azul: 21 3035703 para esclarecer duvidas.
Pela explicação dada não têm previsão para quando o sistema de MB poderá entrar em funcionamento por isso aconselharam-me a pedir a licença via mail se forem ao link irão ter dois anexo que estão escritos a azul e só carregar ai que irão ter toda a explicação necessária para pedir a vossa licença via mail, espero ter ajudado.»
Desde já agradeço ao seguidor o esclarecimento desta situação e estou a divulga-lo para quem pense em tirar licença nestes dias.
Um abraço a todos e bons lances.

25 comentários:

  1. Bom dia,

    parabéns pelo post, é de extrema utilidade. Essa situação já dura faz tempo e é a prova da incompetência dos serviços do nosso país.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manekas, a ideia é mesmo divulgar e ajudar os pescadores desta situação, é as instituições publicas que temos, vamos alertando estas situações para que se vá melhorando algo.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Boas Pedro

    Eu fui renovar as minhas de mar e rio dia 25-1, no multibanco e não tive qualquer problema, não será que dá numas caixas e noutras não?

    Um abraço
    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      deves ter tido sorte, é que deves ter apanhado as leis da anterior portaria, é que como os processos são tão lentos os gajos ainda não tinham alterado o sistema nos MB he he he.....
      O que importa é que estás dentro da lei.
      Um abraço e bons lances

      Eliminar
    2. EU TB CONCORDO, POIS A MINHA LICENSA ACABA AGORA A 26-3-2014 E É NACIONAL (PESCA APEADA), AGORA EU PERGUNTO SE OS MULTIBANCOS JÁ ESTÃO A FUNCIONAR? E OUTRA COISA IMPORTANTE SE O MULTIBANCO NÃO TIVER PAPEL DE COMPROVATIVO DO PAGAMENTO DA LICENÇA A ONDE EU ME POSSO DIRIGIR E COMO O FAZER ALGUÉM SABE? OBRIGADO CAROS MARUJOS.

      Eliminar
    3. Boas caro leitor, desde já agradeço a visita e comentário.
      Neste momento os MB já se encontram em funcionamento, podarás tirar a licença sem qualquer problema, penso que agora apenas existe a opção para nacional, as locais acabaram.
      Caso a maquina não tenha papel ou até mesmo caso percas ou danifiques, como foi o meu caso(http://pescadecana.blogspot.pt/2013/05/ate-o-papel-higienico-e-mais-util.html), poderás sempre pedir uma 2ª via num MB.
      Agora é só tirar licença ir fazer o que tanto gostas, passar um bom bocado junto ao mar de cana na mão.
      Um abraço e continua a passar aqui pelo meu modesto diário de pesca e comentar sempre que queiras, pois serás bem vindo.

      Eliminar
  3. Nem vale a pena comentários...
    Não seria mais correto primeiro colocarem os mecanismos a funcionar para os cidadãos???
    Por acaso a minha ainda está válida, mas não sei se quando terminar, se isto já vai ficar a funcionar, entretanto é um embrulho do caneco... "Made in Portugal Séc XXI"
    Esperemos que as Autoriedades sejam compreensivas com os pescadores que apenas queriam ir espairecer um pouco à pesca naquele dia, mas por incompetência das Instituições, tiveram que infrigir a LEI...
    Aqui no Algarve, há muitos "camones" à pesca principalmente de Verão e outros que passam pelas nossas Águas nos seus Veleiros e não vejo nenhum com licença e muito menos a serem Autuados...

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NORMAL!!!!!!
      Esta é mais uma palhaçada deste modos operandis que é ter licença de pesca, desde uma licença que é uma miséria para não dizer M..da, a juntar a uma fiscalização que acompanha na perfeição essa mesma licença, e juntando todos estes processos morosos e burocráticos que só se veem neste nosso pais, é perfeitamente normal.
      Se fosse na minha zona penso que toda a gente pode pescar sem licença, sejam camones ou residentes locais pois multas não são passadas, não existe policia marítima, ou se existe nunca aparece.
      Saudinha da boa, e não te preocupes que quando fores renovar a licença já deve estar tudo resolvido.

      Eliminar
  4. Ola a todos eu hoje tive precisamente o mesmo problema no multibanco ao tirar a licença de pesca mas o mais ridículo desta situação toda é que eu vim de Inglaterra precisamente para um convívio de pesca que é amanha e para minha surpresa não vou poder ir porque no meu país para eu poder pescar tenho de ter cartão de multibanco,email,computador e impressora ou então pedir favores a amigos para a tirar a dita licença visto que no site da DGRM tenho de enviar um email com a minha informação pessoal (alguém garante a segurança desse site?) depois tenho de ir ao multibanco fazer um pagamento e depois e não menos ridículo eles podem demorar ate 5 dias para enviar a licença (o que para mim não server visto que depois de amanha volto para Inglaterra) e por fim temos de imprimir a dita licença que será enviada para o nosso email.....este país parece cada x mais um país das bananas ....eu sou do tempo onde não precisava de pagar para pescar depois pagamos pra pescar e agora por fim paga-se mas não se pode pescar,deixo aqui os meus parabéns ás pessoas que fizeram este sistema.
    Já agora o mínimo que podiam fazer era haver uma tolerância para as pessoas enquanto eles não resolverem esta trapalhada que fizeram .

    Abraço

    Antonio Goncalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite António Gonçalves,
      desde já agradeço a visita e comentário bastante oportuno neste modesto diário de pesca, é mais um testemunho da incompetência total das nossas organizações estatais, se apenas para nos divertirmos a pescar umas horas temos de preencher uma série de formulários e ter uma serie de requisitos para estarmos dentro da lei, o que será necessário preencher e ter para outras coisas bem mais importantes que uma mera licença de pesca, não há palavras é o verdadeiro pais de 3º mundo.
      Penso que ninguém o vai impedir de pescar e participar nesse convívio de pesca por falta de licença, graças a um sistema que não funciona, não podem nem tem moral para o multar por falha neste sistema 5 estrelas.
      Assim sendo não lhe desejo uma boa pesca, pois dizem que dá azar, mas desejo-lhe um bom convívio e umas horas bem passadas a fazer o que tanto gostamos, PESCAR!!!
      Deixo o convite para continuar a passar aqui pelo nosso espaço, comentar sempre que achar oportuno e quiser pois este é acima de tudo um espaço de partilha.
      Um abraço e uma boa viagem de volta a Inglaterra

      Eliminar
  5. ora boas.... agradeço a abordagem do assunto ''Licença de pesca desportiva'' pois eu hoje ,dia 21\05\2014 dirigi-me ao Multibanco e tb não consegui, aparece sempre uma mensagem no Multibanco que diz ''HORA e DATA'' incorrecta
    ora eu já tentei em vários pontos de Portugal como SETUBAL ,LISBOA,SESIMBRA e a resposta do multibanco é sempre a mesma...HORA e DATA incorreta. Já tentei mais de 15 maquinas ATM e nada...
    Isto leva um Gajo ao DESESPERO e a ter de pescar ILEGALMENTE não porque queira mas por necessidade. sim porque que SOFRE desta nossa...''DOENÇA'' não consegue deixar de pescar. mas atenção as fiscalizações continuam e a apreensão do material de pesca continuam a existir...
    chego ate a pensar se isto não é um ''TRABALHINHO AMERICANO'' de forma a que os nossos Parceiros pescadores serem autuados e a ficarem sem o nosso QUERIDO e AMADO material de pesca...
    deixo no ar a minha preocupação e DESCONFIANÇA desta nossa ''maquina fiscal''
    agradeço o vosso blog ate porque so hoje tive conhecimento do mesmo. esta muito bom mesmo
    Assim me despeço e desejo BOAS e GRANDES pescarias aos ''DOENTES'' da pesca...
    ass. CHIPCOLLIDER...21\05\2014

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui Ferreira, desde já agradeço a visita e comentário aqui no meu modesto diário de pesca.
      Obrigado pelos elogios ao nosso espaço de partilha, é bom saber que está do agrado de muita gente.
      Quanto à questão das licenças, penso que as suas ideias estão erradas quanto ao Trabalhinho Americano, é o mau funcionamento do sistema que origina estes contratempos, curiosamente eu devo ser dos poucos pescadores que nunca fui fiscalizado na pesca, nem sequer vi a cor da policia marítima nos pesqueiros onde costumo ir, é mais um sistema que não compreendo mas tal como as licenças funciona mal, sinceramente gostaria de me cruzar com estas autoridades no mínimo 1 em cada 10 vezes que fosse pescar, acho que mudava muitas mentalidades a vários níveis, tamanhos dos peixes capturados, pescas ilegais que se praticam um pouco por toda a costa, etc...
      Quanto à apreensão de material nunca ouvi falar, já agora desculpa perguntar, em que zona costumas pescar? Ai acho que as autoridades responsáveis fazem o seu trabalho em campo já é positivo, pagas(se conseguires tirar licença he he) mas vês que o dinheiro não cai em saco roto.
      Um grande abraço colega desta grave doença que é a pesca, e sempre que quiseres vai passando por aqui, comentando sempre que entenderes pois és bem vindo.
      Sem mais assunto despeço-me desejando bons lances.

      Eliminar
  6. Boas tarde tive o mesmo problema hoje ao tirar com a data do próprio dia da esse erro temos de colocar a data de 5 dias para a frente do dia em que se tira fica e a questão se nesse mesmo dia já podemos pescar pois a data vem com 5 dias ah frente uma vez que o pagamento e imediato não e justo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Vitor, desde já agradeço a visita e comentário, este é um espaço de partilha e o teu comentário ajuda bastante quem tiver este problema de não conseguir tirar a licença.
      pelos vistos o problema contorna-se dessa maneira, penso que caso sejamos abordados pelas autoridades nesses dias antes de estar valida e explicarmos a situação não haverá problema uma vez que a culpa é do sistema, mas é mais uma falha do sistema que tem que ser resolvida.
      Um abraço, bons lances e vai passando por aqui pois és sempre bem vindo.

      Eliminar
  7. Hoje dia 03/08/2014 também não consegui tirar a minha licensa de pesca apeada (informação de o meu numero de identificação cívil sem acesso ao envio de SMS via telemóvel).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite caro anónimo agradeço a visita e comentário, não percebi a duvida que quer ver esclarecida, podia ser mais explicito para que possa ajudar.
      Um abraço companheiro.


      Eliminar
  8. por isso nesta data a 8 de agosto continua tudo na mesma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabem o k e mais curioso pesca a dez anos nunca me pediram a licença de pesca

      Eliminar
    2. Já somos 2, nunca me pediram a licença, pior nunca vi pedirem licença a ninguém, gostava de saber para onde vai o dinheiro que pagamos pelas licença
      Obrigado pelo comentário e opinião.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  9. sim hoje dia 8 de agosto fui tentar tirar a licença de pesca apeada e segui as indicações da maquina tal como já era antigamente so que desta vez tem so um tipo de pesca apeada e nacional pediu-me 2 vezes o nº cidadão uma o nº contribuinte depois um nº de telemóvel uma data e hora tanta coisa para depois dizer que a data estava mal e não consegui tirar a dita licença muito bem estamos em Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite caro Anónimo,
      desde já agradeço a visita e comentário neste meu espaço de partilha, desculpe só agora responder aos seus comentários pois estive de férias e privado de net só agora pude responder.
      Agora com a nova portaria em vigor as coisas alteraram um pouco, as licenças passaram a ser para todo território nacional, não sendo necessário escolher a capitania, o que acontece é que existe uma falha no sistema que dá um erro e não permite tirar a licença se colocarmos a data do dia em que estamos a tirar a licença, para resolver esta situação temos de colocar na data o dia(s) seguinte ao do que vamos tirar a licença dessa maneira ludibriamos o sistema e conseguimos ter a licença é uma estupidez mas enquanto não resolverem o problema é assim que o contornamos.
      Continua a passar por aqui e comentar sempre que queiras pois serás sempre bem vindo.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  10. Agora a mim da outro erro não deixa tirar a licença pk diz que coloco mal o numero de telemóvel quando nas varias maquinas que tentei não me deram sequer o quadro onde devia introduzir o numero de tlm simplesmente não aparece para eu o poder colocar e como e obvio diz numero de telemóvel errado e anula mas se não me da a opção para o colocar e obvio que esta errado pk não chego sequer a meter o numero .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite caro anónimo,
      desde já agradeço a visita e comentário, quanto á questão que coloca penso que a consegue contornar da seguinte maneira, o que acontece é que existe uma falha no sistema que dá um erro e não permite tirar a licença se colocarmos a data do dia em que estamos a tirar a licença, para resolver esta situação temos de colocar na data o dia(s) seguinte ao do que vamos tirar a licença dessa maneira ludibriamos o sistema e conseguimos ter a licença é uma estupidez mas enquanto não resolverem o problema é assim que o contornamos.
      Continua a passar por aqui e comentar sempre que queiras pois serás sempre bem vindo.
      Um abraço e bons lances

      Eliminar
  11. Boa tarde,

    Fui tentar tirar a licença e dá me o mesmo erro. Já pus a data um dia à frente e dá erro à mesma. Não percebo isto.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite caro anónimo,
    ao que apurei, esse facto deve-se a uma nova actualização no sitema, já realizei um post heje que aborda esse mesmo tema, fáz uma consulta http://pescadecana.blogspot.pt/2015/01/sistema-para-obter-licencas-de-pesca-no.html e vê se consegues resolver essa situação.
    Obrigado pela visita, continua a passar por aqui e comentar sempre que queiras pois és bem vindo.
    Forte abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...