Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Só Pesca é obra!!!!

Está oficialmente aberta a «Só Pesca», uma loja de pesca que é muito mais que isso, uma verdadeira obra de arte, bem diferente de todas as outras existentes.
Idealizada, projectada por Filipe Ferreira, um amante da pesca desportiva e de competição, tudo muito bem idealizado, pensado e construído, só pelo design, pintura e decoração interior vale a pena visitar, um verdadeiro hino ao nosso desporto rei.



Aqui poderá encontrar isca e engodos, todo o tipo de materiais, canas, carretos e acessórios, para todos os tipos de pesca, onde se destacam claramente o spinning e bóia, lá podemos encontrar as melhores marcas, a preços muito bons.






















O atendimento é personalizado, ponto de encontro ideal para pescadores fazerem compras e contarem as típicas histórias de pesca, carregadas de sucessos, fracassos e mentiras também, um local onde também se pode aprender alguma coisa.

Foram apenas  algumas fotos para aguçar o apetite, mas nada como ver ao vivo e a cores, o melhor é mesmo ir até lá.
A loja fica situada no Largo das Palmeiras nº10, na Bordinheira, próxima da sede do clube A.D.R.C. da Bordinheira, no concelho de Torres Vedras, apareçam por lá e digam que vão da minha parte.
Alguma duvida ou esclarecimento, podem contactar o proprietário Filipe Ferreira, através do numero 918204840.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O antigo(novo) Cordão Dunar

O município de Torres Vedras já precedeu à intervenção de estabilização e recuperação das dunas entre as praias Azul e Foz do Sizandro, uma intervenção superior a 33 mil euros, com financiamento comunitário.



Em cerca de 3,5 hectares de dunas estão a ser colocadas vedações e vegetação, no sentido de regenerar todo o sistema dunar.
Nos 125 hectares de dunas de todo o litoral do concelho, o município vai colocar placas sinalizadoras a informar os cidadãos para aí não circularem nem estacionarem, sob pena de aplicação de coimas que vão dos 250 aos 30 mil euros.
A Câmara Municipal já tinha iniciado em 2005 uma intervenção idêntica no valor de 153 mil euros, para salvaguardar o sistema dunar de Santa Rita, com estas intervenções já foi possível verificar a fixação de espécies vegetais autóctones e um aumento da reposição das areias.
Mais uma boa iniciativa da autarquia, o ambiente agradece e nós também.

sábado, 28 de março de 2015

Javalis deixam rasto de destruição nas praias do concelho de Torres Vedtas

Ele à gente que não sabe o que é um caixote do lixo ou um ecocentros, que falta de civismo, é triste mas é a realidade, provavelmente é mais fácil deslocarem-se até ás falésias junto do mar e despejarem todo o tipo de lixos e entulhos.

Depois admiram-se das alterações nos ecossistemas marinhos e da falta de vida no mar e nas pedras, ainda dizem, «À e tal, já não existe limos, marisco, caranguejos, polvos e peixe como antigamente», para estas pessoas que cometem estes actos criminosos eu digo, deviam é comer o lixo que lá deixam (para não dizer um palavrão).
Este é um acto criminoso e punível com coimas avultadas, será que alguém controla isto, SEPNA ou Policia Marítima?
Deparei-me com esta situação enquanto fazia uma caminhada em família pela orla costeira, entra a Foz do Sizandro e Cambelas, o despejo foi feito concretamente nas arribas do Porto Chão, ver localização na foto seguinte.
Vamos lá mudar estas mentalidades retrógradas.
Não se esqueçam de nas vossas jornadas de pesca, trazer todo o lixo que produzem, se poderem tragam algum dos que lá deixaram.
Vamos ajudar a manter a natureza o mais limpa possível.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Câmara de Torres Vedras investe na requalificação da orla costeira

O município de Torres Vedras já deu inicio ás obras de requalificação na Praia de Porto Novo,  o  valor total do investimento será de 490 mil euros, estas tem financiamento comunitário e prazo de execução de cinco meses, englobam a requalificação do espaço público, zona balnear dessa mesma praia degradado pelo mau tempo do último inverno, engloba ainda a derrocada controlada de blocos instáveis e a consolidação da arriba sul.





Vamos aguardar para ver como vai ficar esta zona, esperemos que mais bonita do que já era.



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Crustacios Marafados

«Os charcos temporários de água doce da Costa Vicentina escondem uma espécie de crustáceo única no Mundo. O camarão girino tem o nome científico de ‘triops vicentinus’ e é considerado um fóssil vivo jurássico, dado que a sua existência remonta ao tempo dos dinossauros, há cerca de 200 milhões de anos. Margarida Machado e Margarida Cristo, investigadoras da Universidade do Algarve, foram coautoras da descoberta desta espécie em 2010, em conjunto com um cientista alemão, que fez o estudo genético. Agora, percorrem os charcos onde existe este crustáceo para fazerem, periodicamente, o estudo das populações. "O ‘triops vicentinus’ está confinado ao concelho de Vila do Bispo e encontramos esporadicamente em charcos em Tunes, Paderne e Faro. Não existe em mais lado nenhum do Mundo", explicou Margarida Machado, durante uma ação de campo, que o CM acompanhou. No total, a espécie habita em 20 charcos temporários. A colega, Margarida Cristo, explica que este crustáceo "tem uma existência conhecida em fósseis desde o tempo dos dinossauros". A resistência ao tempo deve-se à sua estratégia de vida: os seus ovos (cistos) podem permanecer no solo seco durante muito tempo, eclodindo com o aparecimento da água. Este crustáceo pode atingir os 7 centímetros e a cauda pode medir o mesmo tamanho. As larvas de insetos são um dos seus alimentos, contribuindo assim para controlar a proliferação de mosquitos. "É fundamental preservar os charcos para preservar esta espécie", alerta Margarida Cristo. É esse o objetivo do projeto LIFE Charcos, desenvolvido pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), em parceria com as universidades do Algarve e de Évora.»
Fonte da Noticia: Correio da Manhã


Sabemos que são camarões, será que servem de isco? A julgar pela sua longevidade não devem servir, muito menos para comer, pois se fossem comestíveis à muito que esta espécie estava extinta.
Pelo menos podemos orgulhar-nos de ter os camarões mais velhos do universo he he he.
Companheiros não se esqueçam, este próximo domingo começa o campeonato de pesca na Bordinheira, estão convidados, venham participar, mas tragam camarão sem ser jurássico que dará melhores resultados, cá vos espero!!!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Arrojamento na Praia Formosa

Este sábado quando fazia a ronda pelos pesqueiros, para preparar a estratégia para a prova de domingo(que acabou por ser adiada devido às más condições atmosféricas e marítimas), dei com um golfinho morto na Praia Formosa em Santa Cruz.
Estes acontecimentos denominado por arrojamentos, são mais frequentes quando há forte ondulação, já que a força das águas transporta para a costa os animais que estiverem mortos no fundo do mar.





Quanto às causas da morte, a maior parte delas acontece por causas naturais, mas há também casos em que os golfinhos são atingidos pelas hélices dos barcos de pesca ou ficam presos nas redes..
Este pode ter sido um acontecimento natural, mas é sempre um facto a lamentar.

sábado, 31 de janeiro de 2015

Alerta pessoal!!!!

Pois bem, como tinha dado a conhecer a data de inicio do novo Campeonato de Pesca na Bordinheira, aqui no blog e tinha feito o convite aos leitores e seguidores deste espaço para virem participar, venho por este meio comunicar que a 1ª prova foi adiada devido ao mau tempo, mar, mas acima de tudo devido à falta de espírito aventureiro de alguns participantes, não esquecer que a pesca é apenas uma das componentes deste campeonato, onde destaco claramente o convívio e amizade entre todos.

Assim sendo a data da 1ª prova passa a ser 1 de Março de 2015, o convite mantém-se de pé, apareçam por cá.
De qualquer das formas e como sou teimoso amanhã vou pescar à mesma, caso alguém queira fazer companhia é só apitar.
Um abraço a todos e bons lances.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Novas alterações nas Licenças de Pesca

Nos termos previstos na Portaria 14/2014, de 23 de janeiro, a DGRM desenvolveu uma solução que permite, desde 15 de Janeiro, a desmaterialização das licenças de pesca lúdica.

Assim,  a partir dessa data,  os titulares de licenças de pesca lúdica já não necessitam de se fazer acompanhar de qualquer licença em suporte papel para poderem exercer a actividade dado que a licença passará a ser constituída por um registo na base de dados da DGRM, consultável por SMS a todo o momento, por parte das entidades com responsabilidades de fiscalização e por parte dos próprios licenciados.
As licenças de pesca lúdica podem ser emitidas a partir do multibanco, no balcão da DGRM, em Lisboa, nos balcões das Direções Regionais da Agricultura e Pescas do Norte (DRAP Norte), Centro (DRAP Centro), Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LxVT), Alentejo (DRAP Alentejo) e Algarve (DRAP Algarve), podendo, ainda, ser solicitadas através de e-mail para o endereço pesca.ludica@dgrm.mam.gov.pt

Apesar de o registo do número de telemóvel apenas ser obrigatório nas licenças emitidas a partir  do multibanco, aconselha-se a que este seja sempre indicado aquando da solicitação das licenças pelas restantes vias de modo a que o pescador lúdico possa beneficiar das vantagens do sistema implementado, nomeadamente da possibilidade de receção dos alertas de fim de validade da licença e  dos avisos e informações relevantes, que serão enviados por SMS.

Os titulares de licença de pesca lúdica que tenham registado o número de telemóvel  podem consultar os dados da respetiva licença  (nº de licença, nº de identificação civil associado, tipo e validade da licença) através de sms, bastando para tal enviar uma mensagem do telemóvel registado na licença, com o texto UPLUD, para o n º 925507447.

Fonte: DGMR

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Outro campeonato!!!

Caros seguidores, leitores, amigos ou simples amantes da pesca desportiva, é com enorme prazer que convido toda a comunidade a participar no próximo Campeonato de Pesca na Bordinheira.
Passo a explicar a dinâmica, o campeonato é composto por 10 provas, o valor da inscrição é de 10   por prova com almoço incluído.
Será mais ou menos uma prova por mês, a área de pesca vai do Bico da Corva (Porto Novo), até à Ericeira (escadas da capela de São Sebastião),  cada um pesca onde quiser, podem praticar qualquer tipo pesca desde que seja apeada.
No final da pescaria, é realizada a pesagem do pescado na sede do A.D.R.C da Bordinheira, seguindo-se o almoço convívio feito pelas cozinheiras da terra (5 estrelas), seguido da entrega de prémios aos 5 primeiros classificados dessa jornada, no final do campeonato haverá prémios para todos os participantes a escolher pela ordem de classificação geral, para mais informação podem consultar o Regulamento. 
Para terem uma ideia deixo um resumo do campeonato de 2014. 
Está aberto mais um ano de muita pesca, competição, boa amizade, animação, mas acima de tudo muito convívio  e onde no final o que menos importa serão os resultados.
Quem estiver interessado pode inscrever-se deixando o nome aqui ou passando pela colectividade e inscrevendo-se.
Alguma duvida ou pergunta estou cá para esclarecer.
Apareçam pois serão bem vindos!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...