Realizou-se ontem a 6ª prova do campeonato de pesca da Bordinheira, mais uma vez as previsões não eram as melhores, devido ao forte vento e ao mar com alguma força com aguas um pouco tapadas.
Depois de analisar as condições no sábado, fiquei tentado a voltar à praia da Foz, como se costuma dizer, equipa que ganha não se mexe, e como a hora de maré era idêntica à da prova anterior, com umas pequenas diferenças, a amplitude de maré era um pouco maior, o pesqueiro já tinha um pouco mais de areia, mas resolvi apostar lá na mesma.
Com os habituais companheiros de jornada lá fomos nós, chegados ao pesqueiro o habitue, montar uma cana com fio 0,165mm e mesmo com muito vento uma bóia de 3grs, pois a pesca ia ser feita bem próximo da agua, para diminuir a folga no fio.
Faço um balde de engodo bem forte com areia, engodo bem o pesqueiro, e toca de iscar com beliscos dos lombos de sardinha, isca vai, isca vem e peixe nem sinal, passado uma hora lá consigo ferrar um sargote, mais uns lançamentos e o mar era um deserto autentico.
Com a falta de peixe no 1º pesqueiro, tinha de me mudar de pesqueiro, vou até á laje da mesa, mas mais do mesmo, nem um toque.
Com o vento a aumentar continuei na procura do peixe, fui andando até Porto Chão onde consegui tirar uma tainha apenas, a coisa estava complicada e o desanimo apoderava-se de mim, no caminho inverso faço mais 2 ou 3 pesqueiros, mas era mesmo dia não.
Na ultima meia hora lá consegui tirar 3 salemas perto do Fausto, quando já não tinha esperança nenhuma e compor um pouco a pesca.
Num dia muito complicado de pesca, confirmou-se o que esperava, a prova foi ganha pelo João Carvalho, no pesqueiro do Cavalinho com 34 salemas e 2 tainhas, para ele os meus parabéns, em 2º ficou o César Ribeiro e em 3º o Gonçalo Forcada, o trio do buraco do Cavalinho a fazer o pleno no pódio.
Apesar de ter corrido mal, fiquei em 10º lugar, e cedi o 1º lugar do campeonato para o João Carvalho que está a fazer um campeonato muito regular.
O almoço e convívio correram 5 estrelas como sempre, agora que venha a próxima prova.
Neste momento continuo a perguntar-me, onde é que anda o peixe de qualidade? Tem sido um ano atípico pois é só salemas, nesta prova não apareceu um sargo que pontuasse, nem um robalo, algo de estranho se passa mas ainda não percebi!!!!