Boas caros amigos e seguidores com o tempo a ser curto para pesca ainda assim lá vou andando, praticamente só nos convívios de pesca.
No passado fim de semana participei no convívio de pesca do Centro Social do Pessoal da Câmara Municipal de Peniche, o tempo agreste e a chuva não colaboraram e afugentando alguns pescadores mais receosos.
Ainda assim compareceram mais de uma centena de pescadores que tal como eu estavam com saudades da competição e da malta amiga.
Depois da concentração matinal dá fomos todos à procura do cantinho ideal, eu fui com o meu pai e não sendo grande fã de pesqueiros altos e fundos, apostei em Porto Batel, pois é mais a minha praia, muitos caneiros e lajedos.
Como de costume, apesar de algum vento apostei numa pesca ligeira, com bóia de 3grs e foi 0,165mm, o habitual engodo de sardinha e uns lombinhos de sardinha para isco.
No inicio da prova tentei procurar as salemas num caneiro mais fundo, mas cedo deu para ver que não andavam por lá, então ajustei a bóia e tentei dar com alguns sargos, mas também pareciam não querer nada comigo, depois de ter uns toques de tainhas a levantar a isca, encurtei a altura da bóia e lá saquei algumas.
Não contente com a quantidade de tainhas no pesqueiro e tendo em mente a procura de sargos, mudei de pesqueiro, nesta altura a chuva começava a cai copiosamente.
Com a maré a encher pego no balde de engodo e vou à procura de um cantinho, encontrei um que me despertou curiosidade mesmo sem grande aspecto e apesar da pouca altura de agua mandei umas colheradas de engodo, logo no primeiro lance tive um toque que não ferrou, logo de seguida ferrei um robalote que coloquei a seco, mais uns lances nova ferragem, desta feita um sargo.
Vai um gajo perceber isto, num pesqueiro com menos condições e menos altura de agua o peixe andava ali, com o rapido subir da maré o comportamento da agua mudou e a bóia já não se aguentava, rapidamente parto na procura doutro canto.
Apostei novamente em pouca altura de agua em cima das lajes e mais uma vez dei com os sargos, a comerem de fugida e bem desconfiados, eram mais os toques falhados que as ferragens, a solução foi mudar o anzol para um mais pequeno e iscar pequeno e bem para acertar nas ferragens.
Na ultima hora consegui compor a pesca com uma sargalhada, no final tinha na lata 7 tainhas, 2 bodiões, um robalote e 13 sargos.
Depois da pesagem realizada, de um reconfortante banho de agua escaldante para aquecer, vinha a hora de reconfortar o estômago com a boa almoçarada em grande convívio.
Depois de toda gente saciada, faltava premiar os grandes vencedores, o grande vencedor foi o Luís Silva, mas conhecido por Luís Abelha, um grande pescador da terra, totalizou 20450pts.
Eu consegui um honroso 2º lugar totalizaldo 19400pts, fiquei proximo, mas ainda não foi desta que consegui uma vitória em Peniche, fica para nova tentativa.
A fechar o pódio ficou o Paulo Marques com 16920pts, também ganhou o prémio para maior exemplar com uma tainha de 2,050kgs.
O prémio para o maior numero de exemplares foi ganho pelo Luís Violante, com 27 peixes capturados.
A A.D.R.C Bordinheira dominou e ganhou por Clubes e por equipas, foi sem duvida uma boa jornada.
Este fim de semana à mais, desta feita para o campeonato de pesca da Bordinheira, com a realização da 3ª prova, vamos ver como corre e depois conto-vos tudo.
Saudações piscatórias a todos e bons lances.