As últimas pescarias que tenho feito não me têm corrido nada bem, o que me tem feito pensar um pouco acerca deste assunto, levando a lembrar-me de situações caricatas ou meras carolices minhas que carrego já há alguns anos.
Eu por norma não sou supersticioso, até porque faço anos num dia 13, que em muitas situações calha em sextas feiras 13, coisa que para certas pessoas é situação para dizer que vai ser um dia de azar, mas para mim não, tudo o que se relacione com o nº 13 é sinónimo de sorte.
Também não acredito em bruxas, mas há quem diga que elas existem, eu por enquanto nunca as vi!!
Mas no que toca à pesca tenho algumas pequenas superstições ou meras carolices já há alguns anos, tenho o hábito de pescar com um boné ou panamá (amuleto da sorte) e quando por acaso me esqueço parece que o dia de pesca corre mal.
Outra coisa que nunca faço antes de realizar uma pescaria à bóia é cortar as unhas, são uma ferramenta essencial para quem pesca à bóia e isca com sardinha.
Depois de desmontar e lubrificar um carreto, tenho sempre no pensamento que a 1ª pescaria depois desta operação será um fiasco, psicologicamente parece que o cheiro a óleo e petróleo ainda permanece no material e que ao iscar passa algum desse aroma para a isca afugentando o peixe.
Outra coisa que já me fez pensar varias vezes em situações de pescas menos conseguidas, o simples odor que fica nas mãos após descascar uma laranja, mesmo que seja no dia antes de ir pescar, dizem que o peixe não aprecia esse mesmo odor.

Serão apenas superstições, meros azares ou coincidências, eu quero apenas pensar que são apenas dias em que falho, tomo opções menos acertadas ou escolho locais de pesca onde o peixe simplesmente não compareceu, tornando a jornada menos conseguida, mas uma coisa é certa, a duvida fica a moer-me a cabeça.
O mais pequeno também já tem um chapéu da sorte na pesca.
E vocês têm algumas superstições ou algum tipo de amuleto da sorte?
Boa sorte e óptimas pescas é o que vos desejo, he,he,he,he!!!