As previsões para esta pescaria não eram as melhores mas o bom pescador gosta de pescar em que condições for, o que interessa é mesmo pescar, apesar das adversidades.
O local da pescaria foi a praia Azul, quando lá cheguei confirmava-se, mar a varrer com enchios enormes seguidos de grandes escoas, e algum vento sul.
Entretanto chega o Miguel, ficamos ao pé do carro a ver o mar e pensamos em procurar outro canto onde se conseguisse pescar, pois ali estava muito complicado, entretanto chega o colega Malaquias e um pouco mais tarde o meu pai.
Depois de estarmos ali uma horita na palheta decidimos ir à luta, como o mar era bruto comecei por pescar com um pião de 25grs e o Miguel com um de 60grs com fios e anzóis a condizer, engodo na água mas com moderação pois o mar abalava com tudo, passado algum tempo sem se sentir peixe o Miguel ferra um sargo que acabou por levar a melhor e partir o empate, eu nem um toque.
Insisto no pião mas sem grande fézada bem como resultados, com o baixar da maré começaram a aparecer uns caneiros onde se conseguia pescar mais ligeiro e foi o que fiz monto uma cana com fio 0,185mm e uma bóia de 8grs e tiro logo um sargote que foi devolvido, mais uns lances e ferro um bom cachaço que viria a ser o único peixe que trouxe para casa e safando a grade, estava complicado, ainda apanhei mais alguns peixes miúdos que foram devolvidos.
Quanto ao resto do pessoal que lá estava também ficaram a penar com o peixe a fazer gazeta, e os que apanharam foi um peixe cada um, Miguel também safou a grade com um sargo jeitoso, acabamos a pesca empatados com um peixe para cada.
Da próxima corre melhor caso o peixe colabore, caso não apareça peixe será um bom dia de pesca na mesma com grandes amigos e a fazer o que tanto gostamos, que é pescar, epá até as fotos ficaram fraquinhas, ele à dias em que tudo corre mal!!
Boas Pedro, com estes marzões não é fácil,lá safas-te o almoço, e as fotos até estão boas, parabéns pelo relato, o tal anónimo também andou no meu blog a pesquisar e a dizer mal,lolll, é mesmo só para meter veneno,llolll, não tenho muita paciência para responder a esses gajos,lollllll, um grande abraço.
ResponderEliminarCaro João Santana,
EliminarTemos que admitir que o "anónimo" tem razão quanto á captura de exemplares pequenos, ele mediu mal o robalote do Pedro Franco, mas a questão que coloca é pertinente, temos que respeitar mais os pequenos exemplares e pressionar as organizações de concursos para ajudarem nesta luta, fazendo com que emendem os regulamentos das provas de modo a que não aceitem peixe fora das medidas que estão legalizadas, e... quanto a sargos, a lei até devia subir 2 ou 3 centímetros a medida.
Eu participo em provas dos Campeonatos de pesca de mar dos Bancários, cujos regulamentos cumprem rigorosamente a lei (e uma ética), e no envelope que nos fornecem nas provas até entregam uma régua de papel para medir os peixes.
Naquilo que o "anónimo" falha é pelo facto de o ser, uma "carta anónima" é sempre mal vista porque normalmente serve para denegrir.
Antecipadamente grato pela sua atenção, apresento os meus cumprimentos.
Boas João Santana, lá consegui safar a grade mesmo com o mar em péssimas condições, deu para o jantar!!
EliminarAmigo João estou a trabalhar num post que vai abordar o tema que o anónimo se refere, eu pelo contrário gosto destes comentários com ideais diferentes dos meus pois é sempre bom ver outros pontos de vista, pena é que sejam feitos por alguém que não tem coragem de se identificar.
No problem!!!
A malta aguenta.
Obrigado pelos elogios.
Abraços
Amigo Artur estou a elaborar um post que irá tentar dissecar essa situação, quanto ao anónimo vai continuar a criticar, não faz mal.
EliminarVamos ver o que sai daqui, um bom post espero eu!!
Abraços
Amigo Pedro,
ResponderEliminarSempre te safaste com um cachaçozinho... :)
O Mar estava cá um daqueles aspectos! Uiii...
O que é certo vcs não faltam aos treinos isso é que é preciso.
Abraço
Há pois é amigo Manuel, faltar aos treinos nem pensar avizinha-se ai grandes jornadas invernias e temos de estar preparadissimos para a dureza.
EliminarO mar estava uma besta, mas a malta não desiste.
Lá deu para o almoço e foi uma manhã bem passada.
Abraços
Boas Pedro,
ResponderEliminarélá os dois em competição sem dizerem nada ao árbito como é ?Para a próxima digam se puder ir tb estou na guerra hehehh.Saúde.
ABR Nuno Sousa.
Amigo Nuno para a próxima jornada que fizermos vais ser convocado para apitar a partida e levas também uma cana de bóia para praticar pois ouvi dizer que também tens jeito para a coisa, não pode ser só spinning, está combinado!!!!
EliminarAbraços e grandes lances
Boas amigo,um bom cabeçudo para safar o dia e uns treinos para o campionato,acho que mesmo assim ainda foi um bom dia mas de certeza muitos e melhores virão grande abraço.
ResponderEliminarAmigo Nuno,
EliminarEste dia já foi e ficou marcado pelo companheirismo e diversão, agora é esperar pelos próximos, e que sejam melhores.
Abraços
"Eles andem aí!!!" (Os robalos)
ResponderEliminarE..... "Os predadores desaquáticos de fama" estavam lá quase todos.
Pedro Franco com bóia de 25 grs?, mais de 800% do habitual?, mas que grande inflação, há muito tempo que eu não via nada assim, mas... o tempo e o mar são "senhores e reis", portanto o meu amigo "está perdoado".
Belo cachaço, com provável peso perto de 1,000 kg.
Eu diria que não foi uma jornada má, afinal sempre deu para o tacho.
Quanto ás fotos também não estão más, só a do cachaço é que levou uma rajada de céu branco misturado com pedra preta, condições que as maquinas reclamam sempre, acontece.
Um abraço.
Esqueci-me de testemunhar que o mestre Joaquim tem os pés em cima de uma pedra onde as salemas já fizeram fila.
EliminarBoa noite.
Parece que sim, é aos molhos!!!
EliminarIsto da inflação ainda vai dar muito que falar e que apanhar, este fim de semana devo ir fazer nova teste aos pesos pesados, vamos ver como corre :)
A jornada foi positiva tanto de pesca como de amigos, é o que se quer!!!
As fotos não estão grande coisa porque foram tiradas com uma maquina da loja dos 300 e também porque quem as tirou não percebe nada da horta!!!!
Quanto ás salemas, esqueça lá isso, elas que não apareçam tão depressa pois não fazem cá falta.
Abraços
...."Quanto ás salemas"...
EliminarComo o meu amigo calcula, eu não tenho cabedal para fazer todas as pescarias que gostava de fazer, de modo que dedico as forças que tenho, á pesca de competição, que proporciona momentos extra, por isso, qualquer peixe serve e, já estou como o Malato (SALVO SEJA), "tenho sido muito feliz" num pesqueiro que esteja recheado de salemas, ou por exemplo, cavalas, ou por exemplo, taínhas. Quando eu começar a ter pesqueiros recheados de sargos ou robalos, depois falamos e altero a minha concepção.
Portanto apareçam elas.
Saudações desportivas.
Ok amigo,
Eliminarseja com salemas, tainhas ou cavalas o que interessa é estar junto ao mar!!!
Abraços e boas pescarias.
Grande Pedro!
ResponderEliminarsempre em grande,mesmo que o peixe não apareça,esta o grande convívio dos amigos,bom robalo.
Força ai um abraço
Mesmo que o peixe não apareça os amigos não faltam á chamada são aos molhos, e tudo grades exemplares!!!!Pessoal 5 estrelas.
EliminarAbraços
Grande amigo,isso é que é a pescar grosso.Com pioes de 25 gramas e mais esta na altura de fazeres uma visita ao nosso grande amigo e adquirires a 8k...ehehe um abraço
ResponderEliminarBoas grande amigo, parece mentira mas é verdade, será certamente o próximo passo comprar uma 8k....mas low cost que a crise anda ai.
EliminarEm breve os meus pesqueiros de eleição vão passar a ser as aguas fundas e batidas da nossa costa, é desta que vamos realizar grandes sargalhadas na Calada!!!!!! Ou então não?
Abraços
Amigo Pedro
ResponderEliminarSe o meu amigo vai adquirir uma 8k, eu também quero uma (não sei o que isso é, mas confio)héhéhé.
Um abraço e amanhã conto como é que se portou Porto Covo.
Amigo Artur é uma cana que o Filipe vende e que toda a gente gaba muito, o Miguel Serra comprou uma, é comprida e para pesca mais rija levanta alguns Quilos sem partir.
EliminarEspero então que traga boas noticias dee Porto Covo.
Abraços
Amigo Pedro
EliminarAs notícias de Porto Covo já podem ser dadas e... não são boas.
O vento, a fortaleza do mar e a amplitude da maré estragou a minha festa. Fui obrigado a mudar de pesqueiro e as escolhas não eram muitas, o 2º pesqueiro aumentou o nº. de bogas, que totalizaram 7 mais um robalote - 1,080kg, 8ºcl. em 11.
Como diz um amigo meu da Ponte do Rol, "melhores dias virão".
Um abraço.
Boas amigo Artur,
EliminarParece que as coisas não correram como mais desejava, com o mar e as condições metereologicas adversas a estragar os seus planos, mas é com diz melhores dias virão certamente.
Abraços companheiro