Ontem como foi feriado, e logo «dia do trabalhador», tinha de fazer justiça ao dia e ir ao mar trabalhar e procurar algum peixe de jeito, numa pescaria pensada em cima do joelho fui sozinho, para tentar fugir ás Salemas resolvi ir pescar na praia das Amoeiras, à maré vazia.
Ao chegar à praia Formosa deparo-me com um invulgar aparato, ele era Bombeiros, a Policia Marítima, uma corveta da marinha e até o helicóptero da Força Aérea que patrulhavam a costa, estavam a decorrer buscas na zona, porque um pescador está desaparecido no mar desde as 6.45 desta terça-feira ao largo da praia de Porto Novo, concelho de Torres Vedras, o homem, de 49 anos, é pescador da embarcação Mestre Horácio, que está registada em Faro, mas que opera a partir de Peniche, o acidente ocorreu a duas milhas da costa, ao largo da praia de Porto Novo, no concelho de Torres Vedras.
É sempre de lamentar, estas situações desagradáveis, mas depois de tirar umas fotos segui à minha vida, e fui pescar tal como tinha planeado.
Desço até à praia, faltava apenas uma hora para a baixa mar, faço um balde de engodo e monto uma cana, depois de engodar bem o pesqueiro, toca de por a bóia na água, na 1ª hora apenas apanhei 2 ou 3 sargotes que foram devolvidos, entretanto pairava mesmo à minha frente o helicóptero puma da Força Aérea que continuava a patrulhar a costa.
Depois com o virar da maré tirei 3 tainhas, e um sargo jeitoso que me animou um pouco e deixou alguma esperança numa boa pesca, depois com as aguas a subirem entraram as amigas salemas e já se sabe, umas atrás das outras, o costume, é que nem mesmo as tainhas voltaram a aparecer, só deu salemas.
Depois de sacudido do pesqueiro ainda não satisfeito, fui até ao penedo do Guincho, acabar com o engodo e apanhar mais umas quantas, que foram sendo prontamente devolvidas, foi uma sessão C & R .
Deu para passar umas horas de pesca bem animadas, e pelo menos trouxe um peixe de jeito para casa, nada mau!!!
Olá???? O pesqueiro do "Penedo do Guincho" estava com boas águas. A pesca foi feita aí mesmo nessa cantinho á frente na foto? Ele até parece que está engodado? Boa.
ResponderEliminarLema novo para definir pescador:
"Em casa
Mas de preferência no mar
Sempre a pescar"
Ora viva companheiro, a pesca da foto foi feita na praia das Amoeiras, no pesqueiro onde apanhou as tainhas, depois fui acabar a pesca no cantinho do penedo do Guincho onde salemas era mato, foi tirar e largar, tirei carradas delas até me fartar, depois desisti, estas obviamente não tiveram direito a ser fotografadas.
EliminarUm abraço, esse lema aplica-se na perfeição.
A coisa está má... Nem ai dás com uns sagotes...
ResponderEliminarAbraço
Este ano vai mesmo bera, para se apanhar um sargo é obra!!
ResponderEliminarQue miséria.
Um abraço
Boas Pedro!
ResponderEliminarEsses pesqueiros tem muito bom aspecto, tens iscado com o que??
Eu é raro engodar aqui, e as vezes que engodei, o resultado não foi bom, não quer dizer que um dia não carregue a engodar! mas o engodo puxa muito a salema, depois a isca que uso é apanhada na hora Pedro, camarão, percebe, ou mesmo a lapa achatada pequena, as vezes levo tempo a sentir peixe , mas quando sinto é sargo, o meu amigo Fernando(do guincho) fez-me companhia numa investida a sul num dia muito difícil,(num pesqueiro tipo dos teus) ele usou camarão congelado, eu apanhei lapa pequena e uns camarões na hora, ele apanhou uma salema e não sentiu mais nada, coisa que nunca tinha apanhado neste pesqueiro:):):) eu desferrei meia dúzia de sargos e apanhei um belo sargote, mesmo ao lado dele, ai deu para tirar conclusões sobre a isca, sei que és um bom pescador, e isso ai não é igual aqui, mas um dia espermenta como te disse, só para veres se dá resultado:):)):) espero que sim:):) grande abraço.
Grande João,
ResponderEliminareu pesco sempre com engodo, pois na minha zona pescar à bóia sem engodo é muito difícil apanhar algum peixe a não ser que estejam a montes e a mariscar aos pés, eu também sei que o engodo puxa muito peixe que não presta, mas aqui na minha zona quase toda a gente pesca assim.
Normalmente uso sardinha aos beliscos como isco(para os bóieiros a rainha dos iscos), manda a regra que se iscas com o mesmo que se engoda, além de tudo é muito pratico pois tenho sempre isco em casa e não perco muito tempo em arranjar isco uma vez que ainda estou a uns 8kms do mar, assim estou sempre desenrascado é só chegar e pescar.
Eu também sei que o camarão da poça é bom, pois já apanhei alguns sargos com ele, e até tenho um camaroeiro que comprei nos chineses para o apanhar, mas como gosto de pescar mais nas horas de maré vazia coincide com a hora de o apanhar, assim pesco sempre com sardinha pois dá para todo peixe, mas nesta altura as salemas inundam a minha costa e digo-te que comem de tudo, desde limo, camarão fresco e congelado, sardinha, ameijoa, eu sei lá, até minhocas elas comem, são uma praga.
Penso também que elas são tantas que afugentam os outros peixes, pois assim que elas entram nos pesqueiros todo o outro peixe desaparece completamente, de à uns 15, 20 anos é este ritual por esta altura, nuns anos mais forte que noutros, começa em Janeiro e vai até maio, depois desaparecem, penso que isto se deve também a alterações climáticas e temperaturas da agua.
Mas fica a dica, um destes dias perco um tempo a apanhar camarão para isco e não levo engodo para ver se dá uns sargos, se não der pode ser que as salemas não encostem também.
Obrigado companheiro e bons lances
Boas Pedro!
ResponderEliminarIsto não esta facil em Pedro,mas eatá quase a sim por todo o lado,isto de ano para ano esta pior,agora de verão ainda piora mais,força ai para as varadas,abraço
Essa é a verdade com que nos temos de habituar, muito embora nos custe imenso a aceitar tal facto, vamos continuando na ilusão que é apenas uma fase passageira.
EliminarObrigado e um grande abraço
Olá companheiro,é como dizes salemas tainhas e outros afins lol aquilo que procuramos parece que não quer dar um ar da sua graça tirando os pequenotes mas vamos ter fé que isto muda e que ainda vamos nos divertir o tempo tambem não tem ajudado ainda hoje ás 07 estava em tronco nu e ás 09 tinha o quispo e uma camisola de malha vestida,onde devia ser ao contrário lol.
ResponderEliminarUm abraço deste amigo
JCordeiro
Boas camarada Justino, sem duvida que este ano tem sido muito duro no que toca a grandes discrepâncias climáticas, e de grandes alterações das condições maritimas, podem estees factores ter influencia para abeirar o peixe de qualidade, agora que a coisa parece estar a voltar à normalidade vamos ver se dá uotro tipo de resultados.
EliminarUm abraço e bons lances
Como se nos resisten los sargos este año, enhorabuena por la pesquera y la jornada Pedro, un fuerte abrazo
ResponderEliminarEstão difíceis de encostar os sargos, mas vou continuar a tentar, é a única solução para saber quando aparecem.
EliminarUm abraço grande companheiro