Neste passado domingo realizou-se o 2º Grande Convívio de Pesca A.C.D.R dos Arneiros, como não podia deixar de ser fiz questão de participar, além de ajudar na pesagem do peixe e no esvaziamento da panela do almoço, dos jarros de vinho, de minis e afins he he he....
Vamos então ao relato, a previsão de mar não era animadora com ondulação de 4mts ou mais, com mar de enchios e aguas algo tapadas, apenas o vento não estorvou pois nem uma brisa se fazia sentir, saberia que teria de aproveitar as 3 primeiras horas de pesca, porque depois seria praticamente impossível pescar.
A maré de lua, vazia por volta das 8h e meia fizeram-me apostar no Porto Chão, como de costumo na companhia do meu pai, depois de descermos, o ritual do costume, montar uma cana com fio 0,165mm e a bóia de 3grs, fazer um balde de engodo, ajeitar uns filetes de sardinha e apressar-me para rentabilizar ao máximo as primeiras horas.
Vou pela laje adentro até ao saltadouro, umas colheradas de engodo a salpicar as pedras, venho por o balde bem cá atrás pois os enchios bem fortes varriam todo o pesqueiro, pego na cana, e avanço novamente o máximo que consigo, lanço estico o fio e quando olho para a bóia esta já tinha afundado, dou toque de ferragem, e ai estava o primeiro peixe do dia, um belo sargo, o maior da jornada a dar uma boa luta e a acabar no saco.
Bom não está mau, pensei eu, volto a lançar e tranco mais um para o saco, enquanto eu ia tirando peixe o meu pai tentava apanhar umas tiagens para isco, quando ele começou a pescar já eu devia ter no saco uns 7 sargos.
Mais umas colheradas de engodo, e o bom ritmo continuou, mais uns sargos, com a maré a dar sinal de subida repentina, tive de começar a recuar, os sargos foram desaparecendo gradualmente e deram lugar a umas grandes tainhas que entraram no pesqueiro.
O meu pai ia tentando pescar à bóia, mas sem grande sucesso, enquanto falava com ele, veio umas vagas de mar encavalitadas que quase fizeram o meu pai ir a banhos, tendo equilibrado a muito custo, depois de passar por nós foi varrendo tudo, inclusive os dois baldes de engodo que estavam bem lá atrás. Pronto foi o fim da pescaria, perdemos ai uns 10 minutos para recuperar as colheres e migadores bem como os baldes, o pesqueiro estava estragado pois todo o engodo( algum mal migado) desapareceu rapidamente na escoa, e o peixe foi atrás dele deixando de dar sinal.
Ainda lá voltei para fazer mais uns lançamentos e ainda tirei um robalo, foram 2 horinhas á Benfica com peixe a monte no pesqueiro, depois fui obrigado a vir pescar para a areia onde apenas consegui tirar mais 2 tainhas, deixei de conseguir pescar à bóia e montei uma cana com uma chumbadinha para as 2 horas finais e ainda consegui apanhar mais um sargote.
A lata estava bem cheia e o dia estava ganho, com o mar praticamente impescavel deixei de pescar antes de terminar a prova, o que é coisa rara, aproveitei para tirar umas fotos ao meu pai em acção.
A pescaria correu bem melhor que o esperado para um dia com poucas condições, uma pesca engraçada 23 sargos, 1 robalo e 11 tainhas num total de 11,040kg, depois da pesagem onde para espanto meu apareceram bastantes peixes de qualidade e de bom lote seguiu-se um saboroso e animado e regado almoço.
Depois de feitas as contas acabei por fazer o pleno, conseguindo mais uma vitória totalizando 32570 pontos, o maior nº de exemplares e o maior exemplar.
Em 2º lugar ficou Jorge Murta com 16700 pontos, e a fechar o pódio Nelson Assis com 16400 pontos.
A copofonia e a amizade habitual segui-se bem animada tarde fora e foi mais um grande dia nesta colectividade desportiva, onde o futsal feminino tem sido o desporto que mais alegrias e orgulho e tem dado, desta vez foi a pesca pois conseguiram organizar novamente um bom convívio, que se repita por muitos mais anos.
Grandas fotos Pedro, adorei. Força ai com as pescas. Um abraço a malta.
ResponderEliminarFilipe.
Obrigado Filipe, um abraço para ti e para todo os Pescas
EliminarMais um bom relato.
ResponderEliminarAbraço
SP
Obrigado Sílvio, a malta faz os possiveis para realizar boas pescas com relatos à altura.
EliminarUm abraço companheiro
ResponderEliminarBoas Pedro, é que não perdoas...hahaha...assim ninguém ganha nada, limpas os troféus todos..hahaha. Parabéns para ambos pela pescaria e pelos momentos..:-)
Um grande abraço amigo e força ai..:-)
Luís Malabar
Nem sempre é assim, mas ás vezes corre bem, foi o caso.
EliminarObrigado companheiro e boas fainas para ti também
Noraboa por la pescaria a ambos e um abraço, amigo.
ResponderEliminarObrigado Ramon!!!!!
EliminarUm grande abraço
Boas Pedro, papas as provas todas,eheheheheh, os sarguinhos andam ai, por aqui nem vê-los, aproveita agora, que eles estão ai em cima :):):) deixa passar umas sarguetas para eu me entreter aqui,ahahahahahah, força ai amigo.
ResponderEliminarGrande João, desta vez os sarguinhos apareceram e deram uma importante ajuda para conseguir mais um grade dia de pesca, e alcançar mais uns troféus para a galeria.
Eliminarpena que eles já passaram por aqui, talvez deem ai um saltinho a Sines para te divertires também.
Um abraço e bons lances
meus parebéns pela vitoria Pedro,uma pescaria e tanto,uma bonita pesca,continua ai em grande forma.
ResponderEliminarabraço
Obrigado Alexandre, a minha melhor pescaria dos ultimos meses sem duvida.
EliminarUm abraço e bons lances para ti também, já agora vê lá se consegues por o mudo a falar he he he...
é bem pedro,
ResponderEliminartroféus limpas os todos.. ehehe n perdoas..
a pescar fino dessa maneira das baile a todos.. lol
mas é arriscado , um peixe grande ja se sabe q pode ir a vida né..
continua ai a mandar bons relatos como esse q a malta gosta.. ;)
grande abraço
De vez enquando calha bem, foi o caso, eu pesco fino mas á quem pesque ainda mais fino que eu, 0,12mm, isso sim é arriscar forte, por vezes os dissabores de perder um bom exemplar acontecem, mas faz parte deste tipo de pesca.
ResponderEliminarUm abraço e bons lances para ti também companheiro.