Este domingo passado realizou-se em Peniche o concurso de pesca da Câmara Municipal de Peniche, com muita pena minha não pude participar, e como gostaria de ter ido!! Foi o 1º grande concurso desta temporada, mas devido a compromissos familiares não pude ir, é assim meus amigos!!!
Na pesca como em tudo na vida temos de tomar decisões, como o meu filhote ia fazer a promessa de escuteiro tinha mesmo de estar presente na cerimonia, tento conciliar a pesca com o trabalho e família de forma harmoniosa, já tenho dito a muita gente, que a família está em 1º lugar, depois o trabalho e por fim o laser, neste caso a Pesca, são prioridades.
Claro está que apesar de não ir competir, tinha de ir pescar, com o mar de rastos, a pedir um spinning nocturno, combinei com o Hélder e lá fomos nós mandar umas amostras.
Eram 3 da manhã e já estávamos junto ao mar, na praia da Foz(Sizandro), a maré estava a dar a volta e íamos fazer o descer da maré até ao amanhecer.
Quando lá chegamos não estávamos sós, mais 3 companheiros também tentavam a sorte, ficamos logo ao lado deles, junto à boca do rio, e toca de lançar amostras, ir mudando de amostra e voltar a tentar.
Passado uma hora, nem um toque, o pessoal que lá estava fartou-se e foi-se embora, eu digo ao Hélder, «Esta malta fez o enchente como não deu nada foram para casa, vamos mas é tentar outro spot».
E assim fizemos, arrancamos e fomos até à Assenta, descemos no porto dos barcos, e fomos para sul, lançando e andando, o dia já clareava, a maré estava bem vazia e fomos para cima da malhada em frente ao varandim.
Alguns lançamentos e tenho um toque, dou a ferragem e cana a dar sinal de peixe, pelo trabalhar não era nada de especial, mas ia livrar a grade, um kileiro para animar a malta.
Pouco tempo depois foi a vez do Hélder, e que peixe valente e corajoso, não pelo seu grande tamanho, antes pelo contrário, mandou-se a uma amostra Maria maior que ele,, impressionante a voracidade deste predador.
Continuamos a insistir e ainda fui premiado com mais 2 kileiros, todos irmãos gémeos, bem bom!!!
Estava na minha hora, mas antes de ir ainda apanhei um bom saco de ouriços para fazer um engodo especial para os sargos, espero que venha a dar frutos.
Já depois dos compromissos familiares, estava em pulgas para saber resultados do concurso, ligo para o César que fez logo uma enorme festa, «Ganhamos tudo» dizia ele.
O podio completo, Paulo Ribeiro 2º e David Focada 3º
As noticias não podiam ser melhores, A Bordinheira tinha ganho por equipas e clubes, pondo vários pescadores nos 10 primeiros, onde claramente destaco o vencedor César Ribeiro com 27 salemas alcançando uma merecida vitoria, os meus parabéns amigo.
Foi um dia de festa na aldeia, este domingo à mais amigos!!!
Grande Pedro..:-) parabéns, Já deu para uns bons almoços amigo, Com persistência e esperança safaste o dia..hehehe.
ResponderEliminarParabéns também pela vitória no concurso, e o próximo é teu...:-)
Um grande abraço
Luís Malabar
Obrigado Luis,
EliminarNão preciso dizer-te que nesta pesca a persistência é fundamental, pois isso tu bem sabes, não fosses tu o mestre desta arte.
Para as vezes que vou ao spinning foi uma pesca bastante boa, pena não serem maiores, pode ser que da próxima eles apareçam.
Quanto a provas, não podemos ir a todas, mas as que vou tento sempre ganhar, nem sempre é possível pois a pesca como tu bem sabes tem muitas condicionantes, e além disso existem muitos mais pescadores de valor, com o mesmo objectivo, por isso vamos ver como correm as próximas jornadas.
Um grande abraço de Portugal
Boas Pedro ;)
ResponderEliminarUm spinning para desenjoar da boia é sempre bom .Parabéns, esses já dão uma bela refeição com certeza .
E Parabéns pela excelente prestação do team Bordinheira ! ;)
Grande Abraço!
Alô Inácio,
Eliminarsabe bem de vez em quando lá ir mandar umas amostras, quando não é possível pescar de dia por falta de tempo é uma boa aposta, mas nem sempre dá por causa do mar.
Estes já deram umas boas refeições, que venham mais e maiores se possível.
Um abraço e bons lances
Boas Franco,
ResponderEliminarsão de salutar estes concursos, talvez a pesca comece a ganhar mais destaque de entre os vários desportos que existem... Nunca se sabe ;)
Grd abr
Grande Master Matos, estes concursos dão bastante dinâmica aqui na zona oeste no que toca à pesca, faço questão de divulgar estas provas pois não quero que deixem de existir, além de dar a conhecer como funcionam, também para que novos participantes possam vir desfrutar de um dia de pesca diferente caso queiram, é que nos últimos anos tem decrescido o nº de participantes bem como de provas, assim é uma boa maneira de combater essas lacunas.
EliminarQuem sabe um dia a pesca tenha um lugar de destaque, com mais projecção no deporto, nunca se sabe!!!
Um abraço e bons lances amigo
Parabéns a tua equipa Pedro e 3 Quileiros já não foi mau, valeu a insistência dessa noite a espera do romper do dia, grande abraço e é bom não ires a todas as provas para dares oportunidades aos outros pescadores, ahahahahahahhahahhahaha.
ResponderEliminarObrigado João, a malta da equipa agradece.
EliminarSem duvidas que a pesca ao spinning é uma pesca de insistência, que muitas vezes dá os seus frutos, mas também muitas grades, faz parte, desta vez correu bem, mas pode ser que da próxima corra melhor ainda.
Pois quanto a provas ninguém gosta de perder, mas ganhar não é vital, participar e conviver sim é fundamental, os bons resultados vem por acréscimo.
Um abraço sargalheiro
Boas Pedro, essa amostra é matadoura...
ResponderEliminarparabens pelas capturas
Ab
Pois Mr, esta amostra era matadora, com muita pena minha ficou lá no mar agarrada a uma pedra, era uma amostra da marca pouco conhecida, da Alcedo, mas trabalham muito bem e matam peixe, imitações das Marias.
EliminarUm abraço e bons lances.
No esta de mas cambiar de vez en cuando de modalidad de pesca, enhorabuena Pedro, un fuerte abrazo
ResponderEliminarPois é Salah, de vez em quando sabe bem mudar de pesca, mas nesta pesca nem sempre o mar tem condições para a praticar, por isso e como a disponibilidade é pouca pesco mais à bóia, mas esta pesca é uma boa opção para se apanhar peixe de qualidade.
EliminarVamos continuar nas pescarias, seja desta ou outra o importante é lá irmos.
Aquele abraço de Portugal
Meus parabéns pessoal,tres peixes bem porreiros Pedro,força ai para outras provas,grande abraço.
ResponderEliminarObrigado Alexandre,
Eliminarestes para o forno ou para a grelha são um luxo, que venham mais e maiores!!!!
Um abraço e bons lances
Boas Pedro,
ResponderEliminarParabéns pelas capturas! :)
Esses mikis são uns predadores terríveis...aconteceu-me o mesmo com 2 mais pequenos que a amostra.
Abraço e boas fainas,
Obrigado José,
EliminarÉ mesmo impressionante a voracidade dos robalos, tentar comer um peixe maior que ele, não sei como ia caber dentro da barriga mas o gajo não se fez rogado e mandou-se na mesma.
Um abraço e bons lances
Não foste à competição, mas foste matar o vício de outra forma ainda mais saudável... :)
ResponderEliminarAbraço
Pois é Manuel, nem sempre dá para ir ás provas, mas para pescar arranja-se sempre uma solução, e como o mar era mesmo ao jeito para esta pesca tive de lá ir, e o resultado foi bastante animador, apesar de não serem grandes foi bem melhor que salemas ou tainhas he he he.
EliminarAquele abraço
Ja deste com eles Pedro! Robalos já vão melhor na grelha do que os outros :)
ResponderEliminarForça nisso.
Abraço
Calhou Cristovão, eles estavam lá e eu também, é um combinação fundamental para ter sucesso nesta pesca, e estes são bem melhores que as tainhas e salemas, mas um bom sargo na grelha não fica nada atrás do robalo.
EliminarUm abraço e bons lances