Em tempo de férias nada melhor para as iniciar que uma nobre visita familiar ao castelo na vila de Óbidos, uma das zonas mais bonitas e de visita obrigatória para quem passa pela zona Oeste.
Por ocasião decorria a feira medieval onde pude desfrutar de um final de tarde bem diferente, animado e divertido que recomendo a todos.
Nessa tarde tudo estava a correr bem até ser aprisionado, torturado e chantageado pelo Bobo da corte, que apenas me libertaria com a condição de o levar ao concurso de pesca da Foz do Sizandro integrado nos festejos anuais - Feira dos Alhos e tradicional Tourada a realizar no dia seguinte.
Pior, teria ainda de carregar todo o material de pesca bem como engodos e iscas, tinha ainda de ser seu criado de pesca, montando tudo e preparando o pesqueiro para sua excelência.
Não estava em posição de recusar e tive mesmo de aceitar ser seu servo e no dia seguinte lá estávamos nós para mais uma jornada onde participaram 70 pescadores.
Na companhia do meu pai fomos pescar para na praia Norte da Assenta, como a maré vazava muito e o mar era manso aproveitamos para pescar nuns lagidos bem dentro onde procuramos nos fundos alguns sargos que por ali andassem, a cor das aguas não ajudou pois estavam tapadas e com algum limo típico desta época.
Mesmo assim lá fomos apanhando alguns sargotes, com o encher da maré as condições pioraram obrigando a procurar outro buraco, fomos andando e acabamos a jornada à direita do porto de pesca da Assenta, onde conseguimos enganar umas tainhas pequenas onde apenas aproveitamos uma e um robalote.
No final da jornada 7 peixes não era mau, mas não seria suficiente para uma vitória, por curiosidade esta acabaria por ficar na família Franco já que o avô Joaquim Franco com uma pesca de sargos e tainhas acabaria por ganhar com 10110 pontos, está de parabéns e merece pois é um verdadeiro lutador, para mim é o melhor pescador da zona Oeste.
Em 2º lugar ficou Jorge Soeiro com 8800 pontos e a fechar o pódio ficou o Miguel Serra com 8260 pontos, o meu pequeno Bobo João Franco acabaria na 13ª posição.
O maior exemplar capturado foi um robalo com 0,960kg capturado pelo Mário Júlio e o prémio de maior quantidade de exemplares foi arrecadado pelo meu pai com 8 exemplares.
Resta apenas agradecer e dar os parabéns à organização deste convívio onde nem tudo esteve perfeito, mas como 1º convívio tem desculpa e prometem para o ano limar algumas arestas para que todos saiam completamente satisfeitos.
Boas Pedro..:-) Os meus parabéns a toda a família amigo, pois não é para qualquer um..:-) As fotos estão muito boas, e o teu puto está a ficar fera...hahaha..não tarda dá ratadas ao pai..:-) Muito fixe
ResponderEliminarUm grande abração amigo
Luís Malabar
Boas grande Luís,
Eliminarnoto uma grande evolução piscatória no meu aprendiz o que me deixa muito satisfeito, mais um ou 2 anos estará por sua conta e poderemos realizar boas jornadas juntos.
Relativamente a este dia de família passado em Óbidos foi muito divertido e as fotos de recordação ficaram engraçadas.
Aquele abraço de Portugal e boas fainas companheiro.