Boas caros leitores hoje vou relatar a pescaria realizada no dia 8 deste mês, convívio de pesca dos Unidos da Pesca, de Torres Vedras, para quem não sabe é uma nova associação de pescadores, na sua maioria ex pescadores do A.C.B.S.A. Varatojo.
Desta vez não fui pescar com o meu velhote, meu habitual parceiro de jornadas, pois tinha recebido um convite importante, o presidente da Associação da Bordinheira, Filipe Ferreira fazia questão que fosse pescar com ele e com o filho Bruno Ferreira.
Claro que não podia recusar convite tão nobre, depois da concentração matinal no pinhal dos Casalinhos de Alfaita, onde compareceram meia centena de pescadores, rumamos para o mar, sem destino definido fomos espreitar para os lados de Santa Cruz, para desenjoar dos pesqueiros mais a sul.
Espreitamos na Mexilhoeira, mas as condições não eram as melhores, mar bravo, de enchios, não apostamos lá, decidimos então espreitar na praia Formosa, as aguas tinham boa cor e com a maré a descer teríamos sempre agua no pesqueiro.
Não sendo para mim um spot de eleição, até estava convidativo e por incrível que pareça não estava ocupado ainda, sem tempo a perder lá descemos a escadaria e apostamos na Pedra que Bole, a pescar mesmo junto da agua.
Depois de fazer um balde de engodo com sardinha e areia, para segurar o mais possível o engodo no pesqueiro, já que se fazia sentir uma forte corrente para norte, uns filetes de sardinha para isco, levava 2 canas montadas, ambas com bóias de 4grs, apenas mudava o diâmetro da linha, uma com 0,16mm e outra com 0,18mm.
A primeira aposta foi na pesca mais fina, depois de bem engodado o pesqueiro, começava a labuta, bóias na agua, cedo apareceram uns sargotes, que nos entusiasmaram, uns com medida e outros tantos devolvidos, mas foi sol de pouca dura.
Com menos altura de agua no pesqueiro, tive de me reposicionar um pouco mais para sul de modo a colocar a pesca a trabalhar onde mais feição fazia e lá foram aparecendo umas tainhas.
Com a maré a dar a volta, deixamos de sentir peixe, aquele instinto que me corre nas veias, que costuma falar mais alto, o de procurar peixe apertava, espreitava para sul e para norte e via algumas opções onde tentar a sorte, mas lá me consegui controlar e ali fiquei na expectativa que com o subir da maré o peixe voltasse.
Parei um pouco, tirei umas fotos aos companheiros de jornada, faço novo balde de engodo e voltei ao trabalho, nisto aparece uma visita inesperada no pesqueiro, o Pedro Batalha colaborador e pescador do blog Pescatuga, que por ali passeava fez-nos companhia e tirou umas fotos.
A jornada aproximava-se do fim, após 2 toques de peixe falhados, ferro uma salema, que acabou por cortar a linha, não vou de modas, pego na cana com o fio mais grosso, mudo o anzol para um de pé comprido, apanho uns limos(tipo caldo verde) nas pedras junto à praia e foi aposta ganha, assim que a isca caiu na agua, pimba umas atrás das outras, apanhei 7 e fugiram mais 2.
Estava na hora e demos por terminada a jornada, a lata estava composta, peixe de pouca qualidade, mas composta, no total foram 14 peixes.
Depois da foto da praxe, apresamos-nos para a entrega e pesagem do pescado na sede do Carvalhal, onde foi servida uma valente almoçarada a todos os participantes.
Já de barriga refastelada, era hora de saber resultados e entrega de troféus aos vencedores.
Em 1º lugar ficou Jorge Carvalho com 19320pts, para ele os merecidos parabéns, em 2º lugar ficou Luis Abelha com 17990pts, que capturou ainda o maior exemplar da prova uma tainha com 1,610kg.
Eu fechei o pódio com 14910pts e trouxe também o prémio para maior nº de exemplares.
Este foi mais um fim de semana competitivo e de grande convívio, este fim de semana haverá mais ;)
Um abraço a todos e bons lances.
Boas Pedro!!
ResponderEliminarMesmo sem o teu companheiro habitual, tu não falhas...
Muitos parabéns pela duas classificações :)
Forte abraço
Obrigado Francisco,
Eliminardesta vez larguei o meu pai, por 2 razões, o convite que tido do sr Presidente e divergências na escolha do pesqueiro onde o meu pai decidiu apostar.
Fiz a escolha certa e fui feliz pois a jornada foi animada e a classificação foi catita.
Grande abraço e bons lances companheiro
Boas amigo Pedro, belas fotos (essa máquina anda a trabalhar muito bem, melhor do que a minha), pesqueiro com condições ótimas, até estou admirado, com o mar que estava, boa (e habitual) gestão do pesqueiro com aquela virada de última hora. Saudações desportivas.
ResponderEliminarBoas grande amigo,
Eliminarum comentário do meu amigo aqui no blog é sempre lido com satisfação.
Obrigado pelos elogios fotográficos, mas com um professor fotográfico à altura como é o meu amigo as fotos só podiam sair assim.
De facto as condições agradaram-me e a jornada foi fluindo bem, as leituras do spot foram as correctas, mas ajustadas mais cedo talvez o resultado tivesse sido outro, ainda assim não posso dizer que foi mau de todo.
Abraço e até domingo.
Boas Pedro, mais uma vez no pódio, umas fotos porreiras e certamente um excelente convívio, estas como queres , ahahahah.
ResponderEliminarparabéns força e um grande abraço.
Obrigado João,
Eliminarsem duvida, agora começa a loucura dos convívios, e as pescarias de competição.
Este até que nem correu mal de todo, pena o peixe de qualidade ser pouco e miúdo, pode ser que este fim de semana dê alguns maiores.
Aquele abraço sargalheiro.