Pescadores de Peniche e da Nazaré estão proibidos de pescar sardinhas a partir do meio dia de amanhã. A proibição foi comunicada pela Direcção Geral dos Recursos Naturais à Opcentro - a Organização de Produtores da Pesca do Centro. A decisão faz parte de Plano de Gestão da Pesca da Sardinha, que estabelece quotas anuais.
No mês passado, o Conselho Internacional para a Exploração dos Mares lançou um parecer científico que recomenda a redução da quota de pesca da sardinha na Península Ibérica para cerca de um décimo do que foi permitido este ano.
Ao que parece o pior ainda está para vir, se a sardinha já está cara para o ano vai estar muito mais cara, devido às medidas esperadas.
Na altura, o secretário de Estado do Mar mostrou-se surpreendido com a decisão e anunciou que ia pedir explicações sobre este parecer, que indica que no próximo ano o limite deverá ser de cerca de 1.600 toneladas em vez das actuais 16 mil toneladas.
Fonte: Peniche Online
Amigos pescadores de bóia, o melhor é começar a pensar mesmo em novas soluções para engodo, ou então mudar de tipo de pesca.
Acho muito bem , antes apanhavam sardinhas que nem a 1ª desova faziam , agora sentem as consequências ! Só tenho pena pela pesca com engodo , de resto , completamente de acordo
ResponderEliminarBoas André,
Eliminarvai ser muito complicado continuarmos a pescar recorrendo a engodo de sardinha, pois cada vez está mais dispendioso.
Em tempos foi um grande desperdício de stock, com a captura desenfreada, agora tem de ser tomadas estas medidas tão restritivas para tentar recuperar o stock.
Pelo que me informaram pessoas entendidas na matéria, o stock está a recuperar e dizem que estas medidas ainda mais restritivas são um exagero, o certo é que o preço da sardinha vai disparar o que vai tornar esta pesca cada vez mais cara :(
Vamos ver o que o futuro nos reserva.
Grande abraço e bons lances.
ahahah eu até nem como sardinhas....... podem proibir o consumo de sardinha no prato e autorizarem o uso da mesma só para engodo por favor???? obrigadinho
ResponderEliminarBoas caro leitor,
Eliminardesde já agradeço e visita e comentário.
O ideal era continuarmos a ter sardinha para comer e pescar a preços acessíveis, seria benéfico para todas as partes pescadores, profissionais e compradores para consumo em geral, mas não vai ser fácil de acontecer.
Vamos ver o que o futuro nos reserva???
Continua a passar por aqui e comentar sempre que queiras pois és bem vindo.
Grande abraço e bons lances, se possível com recurso a engodo.
Vê-se aqui com cada comentário mais imbecil!!!!
ResponderEliminarBoas Miguel Nobre,
Eliminardesde já agradeço a visita e comentário neste espaço de partilha, onde cada um dá a opinião que tem, por vezes sem total conhecimento de causa.
Apesar de poderem ser disparatadas certas opiniões podemos tirar sempre algumas conclusões na mesma, o facto é que em tempos se desperdiçou estes recursos e agora à que tentar minimizar os erros e criar cotas e restrições é a solução mais facil, é justo ou não??Só o tempo o dirá.
Grande abraço e continua a passar por aqui e comentar sempre que achar pertinente pois é muito bem vindo.