Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Despertador para que te quero


Caros amigos, depois de saber que os robalos andavam pela zona, com 7 peixes apanhados num dia(2 pescas), não podia faltar à chamada e fazer o romper do dia novamente.
Então combinei uma jornada a 2 tempos, amanhecer ao spinning e depois uma pesca à bóia, o meu júnior antes do regresso às aulas queria ir matar saudades de uma pescaria e eu queria ver se apanhava mais alguns peixes compridos, não era sensato fazê-lo sair da cama pelas 5 da matina e com o frio que se fazia sentir ainda pior.
A ideia era eu ia spinnar com o Tiago Lucas e pelas 9 horas ele ia com o avô lá ter connosco para uma jornada à bóia, assim dava para tudo e para todos.
A coisa até tinha funcionado bem, não fosse eu estar todo estoirado, é que depois de uma directa o despertador tocou, eu basicamente desliguei-o e fiquei a dormir é muita dureza.
Quando acordei perto das 7 e meia, já era tarde para cumprir com o plano na sua totalidade e fique-me apenas pela jornada de bóia em família.
Lá nos fizemos os 3 à estrada, com o mar manso e aguas abertas, a solução foi procurar um pesqueiro mais fundo, onde fizesse alguma feição e espumasse alguma coisa para ver se enganávamos uns sargos.
Acabamos por apostar em São Lourenço, um local pouco frequentado por mim, mas bom para estar com o meu júnior, já que é um pouco mais alto e livre de banhos.
Após tudo preparado, canas montadas com 0,18mm e bóias de 6grs, engodo feito com sardinha e areia, para isco a rainha das iscas, beliscos de sardinha.
Após engodar o pesqueiro o júnior foi o primeiro a fazer peixe, com um belo sargo, depois disso mais alguns sarguinnhos devolvidos.
Desapareceram os sargos e entraram no pesqueiro umas salemas, que após proporcionarem boas lutas, foram sendo devolvidas. 
Com a maré a descer, deixamos de sentir peixe, acabamos por ir procurar novo canto para terminar a jornada, foi mesmo por baixo do forte que demos com mais uns sargos e mais umas salemas.
A jornada fica marcada por mais um momento engraçado, o meu júnior acabara de perder um peixe que levou o anzol, como andavam lá salemas, pensou que tinha sido uma que com aqueles dentinhos terríveis tivesse cortado a linha.
Pouco depois eu ferro um bom peixe, era um sargo lutador, após trabalhar o peixe, encalho-o em cima da pedra, o miúdo foi lá e agarrou nele, olha para a boca do peixe e tinha 2 anzóis he he he , um era meu e o outro era o dele, afinal não foi uma salema que ele tinha perdido, foi este sargo esfomeado, que depois de ferrado arrancou para algum buraco e cortou imediatamente o fio.
Foi logo uma guerra do caraças, ele dizia que aquele peixe era dele, ele é que o devia ter tirado e não eu, já que foi ele o primeiro a ferra-lo, para ajudar à discussão foi o maior da jornada.

Sem duvida bons momentos passados no mar, já se fazia tarde e a barriga pedia almoço, demos por terminada a jornada com 8 sargos na lata, o jantar estava garantido e estes foram direitinhos para a grelha, fresquinhos como tanto gostamos.
Devido ao cansaço desta vez safaram-se os robalos, mas não por muito mais tempo digo eu, o Tiago não vacilou e foi á leitaria safar a grade com um quileiro.
Abraços a todos e bons lances.

3 comentários:

  1. Boas Pedro,
    É duro... :)
    Mas pelo menos tiveste um dia de faina em família 5 estrelas!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
  2. Boas.queria fazer spinning (ligth) na zona sintra, mas não conheço grande coisa e pra arriscar sozinho é perigoso.
    Será q um dia o poderei acompanhar numa pescaria? Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...