Este domingo realizou-se mais um dos mais conceituados concursos de pesca do concelho de Torres Vedras, embora os tempos sejam de crise compareceram neste convívio cerca de 150 pescadores( à meia dúzia de anos apareciam 300).
Depois de ver as previsões do tempo e estado do mar, que ia estar manso com aguas abertas, as expectativas eram elevadas para tentar uma vitória.
Como íamos apanhar a maré cheia por volta das 11 horas e era uma maré curta optei por ir até à praia da Calada, num pesqueiro onde fazia alguma espumada, com a intenção de apanhar alguns sargos.
Depois de uma longa caminhada, com toda a tralha as costa chego ao local pretendido, monto a cana com fio 0.16mm e uma bóia de 3grs pois as aguas apesar de estarem espumadas eram abertas, preparo o engodo, que com estas condições de mar apenas temos de engodar praticamente só com agua, sem mandar pedaços de sardinha, preparo a isca e espero pelo inicio da prova.
É dado o inicio, engodo o pesqueiro e logo no primeiro lançamento tiro um sargo, e pensei eles estão cá e vai ser lata cheia, na primeira hora tirei 5 sargos, depois deixei de sentir peixe, não sei o que se passou, nem para onde foram, fiz mais alguns pesqueiros mas todos sem sucesso, voltei ao pesqueiro inicial e ainda tirei 3 salemas e 2 tainhas e mais alguns sargotes.
No final da prova tinha 8 sargos com 2.560kg, 3 salemas e 2 tainhas com 2.430kg, que totalizaram pouco mais de 15000 pontos.
Apesar de não ter sido uma grande pescaria, fiquei em 13º lugar, ficando aquém das minhas expectativas, mas a pesca é assim mesmo.
Em 1º lugar ficou o meu grande (mas pequeno) colega de equipa João Rodrigues que apanhou quase 5kg de sargos e também quase 5kg de tainhas totalizando 28430 pontos, a quem dou os parabéns.
De salientar também que o maior exemplar capturado nesta prova foi um robalo com 2.520kg pescado pelo Paulo Salgado. já a maior quantidade de exemplares coube ao Nelson Inácio com 63 exemplares(cavalas).
Quero também dar os parabéns à organização pela realização deste convívio, que apesar das dificuldades que o pais atravessa o que dificulta a angariação de patrocínios, e do enorme trabalho que dá organizar um evento destes, ainda assim vale a pena o esforço para não deixar morrer estes convívios com pessoas que gostam deste desporto e principalmente se travam grandes amizades.
Boas Pedro!
ResponderEliminarFicaste num lugar com o nº que não gostas :)) o 13...
Mas ainda tiraste uns pexecos porreiros p uma refeição aí em casa, já não é bom...
Um abraço e força.
Boas Pedro,
EliminarÉ verdade, na realidade é um numero de que sou fã, mas não era o lugar que tinha em mente, mas é na mesma uma classificação bastante digna, pois nos concursos vou sempre para tentar ganhar, mas quando isso não à que ter desportivismo.
Quanto aos sargos, acabei de comer assados no forno e estão um espectáculo.
Abraços e bons lances.
Alo Pedro franco!
ResponderEliminarNão correu mal dum todo:)tens ai uns sargos bons.
Abraço
Boas Alexandre,
EliminarPois é nem foi mau de todo apesar das expectativas estarem elevadas, os sargos apareceram mas não tantos como eu esperava, mas ainda assim deu para o jantar.
Abraços
Boas Pedro,
ResponderEliminarparabens pela classificação,já não é mau e vale mais o convivio que ás vezes a classificação por vários motivos...Saúde.
ABR Nuno Sousa.
Boas Nuno,
EliminarA classificação foi a possível, mais uma vez o Miguel ficou à minha frente ficando em 4º, mas ainda assim foi um grande convívio onde a amizade e camaradagem estiveram em altas.
E esses robalos? Ontem andavam ai as carradas atrás da comedia.
E no sábado queres ir ao convívio de pesca na Bordinheira para os amigos?
O almoço vai ser do melhor com serrabulho e porco no espeto e esperam-se grandes momentos de convívio e algumas tosgas pela tarde/noite fora.
Se quiseres trazer algum amigo podes trazer pois será bem recebido de certeza.
Abraços