Um tubo com cerca de 200 metros de comprimento, de uma piscicultura na zona de Mira, distrito de Coimbra, deu à costa no litoral de Sintra, na Praia das Maçãs, informou fonte da autoridade marítima. Um outro tubo ficou encalhado numa praia junto a Mira.
«Trata-se de uma peça de uma piscicultura sediada em Mira», explicou o comandante da capitania do porto de Cascais, Dario Moreira.
O tubo, com cerca de 200 metros de comprimento e dois de diâmetro, em material plástico (PVC), soltou-se da unidade piscícola devido à agitação marítima.
As autoridades foram alertadas para a presença do tubo junto à Praia das Maçãs pelas 10:00, mas a forte ondulação acabou por libertar a peça, que entretanto já passou a Praia Grande.
«Não há risco de poluição e, por estar junto da costa, também não representa perigo para o tráfego marítimo», explicou Dario Moreira.
As autoridades vão acompanhar o percurso do objecto até que estejam reunidas condições para o recuperar por via terrestre ou para que possa ser rebocado por mar.
Em comunicado citado pela TSF, a Acuinova explica que o incidente é uma «consequência do temporal das últimas semanas», num local em que estão a ser realizadas obras.
«A empresa está a envidar todos os esforços com vista a garantir, em colaboração com as entidades competentes, que sejam desenvolvidas as acções necessárias para proceder à sua remoção em perfeita segurança», lê-se na nota.
A empresa do grupo Pescanova garante que está a investigar o caso «com vista ao apuramento das responsabilidades».
O tubo que está em Mira «está neste momento a aguardar autorização das autoridades para ser removido por terra».
Fonte da noticia: TVI 24(Clique para ver video)
Possivelmente é por isso que cada vez se apanha menos peixe nesta costa, os gajos tem tubos destes espalhados pela costa a sugarem os peixes para os viveiros ha ha ha....., assim não vale pá!!!!
Boas Pedro ,
ResponderEliminarheeh vou ver consigo um tubo,assim chega do mar a minha casa tenho peixe sem ter de ir pescar ahah
Alô Nuno,
Eliminara ideia era boa, e da tua casa quase que dava para fazer isso pois estás perto do mar, da minha era praticamente impossível, mas ter peixe dessa maneira em casa não teria a mesma piada, a pesca como a fazemos é que tem piada, não é apenas para comer um peixe qualquer, mas sim o que capturamos.
Aquele abraço e saudinha da boa
Furtivismo puro y duro. S2 amigo.
ResponderEliminarBoas companheiro Ramón,
Eliminarnão é fortivismo, eu é que brinquei um pouco com a situação e perceberam mal a mensagem, foi apenas um tubo utilizado para bombear água de uma piscicultura de grandes dimensões que acabou por ceder e andar à deriva, mas está esclarecia a situação.
Sacanagem da pior espécie! O cumulo é que temos de levar com isto quando vai contra todas as regras da sustentibilidade do ecossistema. Enfim...
ResponderEliminarAbraço Pedro.
Alô Nuno,
Eliminareu é que brinquei um pouco com a situação e interpretaram mal a mensagem, foi apenas um tubo utilizado para bombear água de uma piscicultura de grandes dimensões que acabou por ceder e andar à deriva, este tubo não serve para chupar peixes, está esclarecia a situação.
Um abraço marafado
Acabámos de pescar o levantamento Resto do Zé-Franco.
ResponderEliminarInté.
Grande Cândido, ainda bem que conseguiste encontrar o resto do Zé, vai mas é trabalhar pá, CME4ever.
EliminarDa próxima vez assina a mensagem para ter a certeza que foste tu, aquele abraço.
Essa M&R#@ é pior que as "chuponas" que os pescadores espanhois utilizam para rapar o fundo do mar! Aliás, vindo de onde vem (Pescanova/Espanha) não me admira nada que o sistema seja o mesmo, com a agravante que a empresa em causa foi e é amplamente favorecida pelo Estado Português, ou seja por todos nós.
ResponderEliminarSaúde, da boa! ; ))
Pêjota até poderia ser como essas chuponas que falas e que rapam os fundos do mar, mas não é, eu é que brinquei um pouco com a situação e perceberam mal a mensagem, foi apenas um tubo utilizado para bombear água de uma piscicultura de grandes dimensões que acabou por ceder e andar à deriva, fica esclarecia a situação.
EliminarAquele abraço e grandes barrotes companheiro
Boas Pedro,nem sei o que dizer,é a ganancia do homem no seu pior,grande abraço
ResponderEliminarMestre Alexandre como respondi aos restantes seguidores, eu é que brinquei um pouco com a situação e perceberam mal a mensagem, foi apenas um tubo utilizado para bombear água de uma piscicultura de grandes dimensões que acabou por ceder e andar à deriva, fica esclarecia a situação.
EliminarUm abraço e as pescas possíveis.
Boas Pedro, a muitos anos aconteceu o mesmo aqui, enormes esses tubos, para isso a coima deve ser de 5 euros,ehehehhehehehe, abraço.
ResponderEliminarBoas João pelos vistos este acontecimento não foi situação inédita.
EliminarFoi um acontecimento insólito e que resolvi publicar, nesta situação sem prejuízos de maior, certamente aconteceu devido a alguma falha de fixação destas tubagens, poderia ter provocado algum acidente caso tivesse embatido em alguma embarcação uma vez que é um objecto de grandes dimensões que andou à deriva numa grande extensão de kms, penso que devem ser analisadas as causas e as entidades que tratem das possíveis multas, mas que o valor não seja de 5€.
Um abraço e temos de continuar a aguardar por mares melhores para matar uns sargos.
F...... #$%%&&/((&#"
ResponderEliminarAssim não vale!!!!
Boas José Dias,
Eliminareu é que brinquei um pouco com a situação e interpretaram mal a mensagem, foi apenas um tubo utilizado para bombear água de uma piscicultura de grandes dimensões que acabou por ceder e andar à deriva, este tubo não serve para chupar peixes, está esclarecia a situação.
Um abraço e bons lances.
Ao que parece há aqui um mal entendido! Tratando-se a aquinova de uma piscicultura intensiva exclusivamente de pregado necessita de ter um grande aporte de água para os sistemas de produção, razão pela qual usa tubagens tais como a que deu à costa. Trata-se portanto apenas de um tubo de captação de água e não de uma armadilha capturar peixes!
ResponderEliminarCaro anónimo,
Eliminarbom antes de mais quero agradecer a visita e comentário a este humilde espaço de partilha sobre assuntos de peixe e pescarias, bem como alguns acontecimentos marítimos.
Neste post apenas tinha a intenção de divulgar o insólito e caricato acontecimento, onde aproveitei para brincar um pouco com a situação, bem sei que essas tubagens não tinham como finalidade sugar qualquer peixe do mar, alguns leitores levaram isto demasiado a letra e interpretaram a situação de outro ponto de vista, fica esclarecida a situação.
Espero não lhe tenha causado qualquer inconveniente, e peço desculpas em meu nome por este mal entendido.
Cumprimentos e continue a passar e comentar sempre que pertinente.
Pois é grande pesca...dor Pedro.
ResponderEliminarO mar encarrega-se de nos mostrar o que afinal é a ganância da aquicultura ou piscicultura.
A não perder este video, estou certo que vais ver até ao fim e depois irás fazer um daqueles posts que habitualmente fazes.
A NÃO PERDER http://youtu.be/pnfM9CxbSK8
Grande Zé, tal com nos anteriores respostas a comentários foi um post mal interpretado, quanto à aquicultura penso que para a preservação de espécies no mar é benéfica pois se consumirmos mais peixe de viveiro certamente se pescara menos logo sobram mais para reprodução, em termos de impacto que estas explorações colocam ao ecossistema no que respeita a poluição não faço a mínima ideia, mas bem não faz certamente.
EliminarNa minha opinião sempre que se inventa uma coisa para produzir outra estragam-se umas quantas para chegar a esse fim, mas isto é a minha maneira de ver a evolução.
Quanto ao video que sugeres já dei uma vista de olhos e num destes dias está ai possivelmente.
Aquele abraço, e vai mas é comprar mais umas amostras pá.