Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Após 4 semanas de ressaca

Após a lesão no pé que me impediu de pescar nas ultimas 4 semanas ficando a ressacar por falta de pesca tinha de tirar a barriga de miséria e sentir a cana a vergar.
Depois da pescaria de spinning nocturna com o Nuno Sousa na manhã seguinte era dia de ir com a família e um casal amigo fazer praia, como não tinha tinha ficado saciado de pesca decidi levar meia dúzia de sardinhas para isco e 2 kg para engodo para fazer uns lances enquanto o pessoal ficava a banhos na praia.
Fui até à praia da Foz do Lizandro que é ideal para levar a família pois tem bom acesso e dá para pescar.
O mar estava de senhoras e as perspectivas não eram elevadas, decido ir para o lado norte da praia pescar nuns carreiros onde a água mexesse um pouco e fizesse uma branca.
Engodo o pesqueiro e vou montar a cana com uma pesca ligeira pois o mar assim o pedia, pesca na água e tiro logo um sargote, depois tranco uma Salema que partiu, tiro alguns peixes aranha e mais alguns sargotes pequenos que devolvo ao mar , deixo de sentir peixe e vou um pouco mais a norte onde tiro mais um sargo, insisto um mais um pouco carregando no engodo mas nada feito.
Volto ao 1º pesqueiro e passo para cima do pequeno pontão, e vou mesmo até à ponta e reparo que existia bastante limo solto depositado no fundo e algum em suspensão, mas com a particularidade de estar concentrado e não espalhado por todo o pesqueiro devido ao mar ser manso, olho melhor e pareceu-me ver peixe a virar mesmo no meio do limo, e penso vou por algum engodo e tentar.
E não é que era mesmo ai que o peixe andava possivelmente a comer bicharada que andava no meio do limo ou então estavam apenas refugiado nele, o que é certo é que em uma hora compus a pescaria, no total foram 15 sargos palmeiros bem gordinhos.



 Deu para atenuar um pouco a ressaca, agora no fim de semana que vem passo à 2ª fase do tratamento da ressaca.        

30 comentários:

  1. Moi boa pescaria Pedro. Eres un artista. Noraboa amigo e um saúdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ramón Montenegro,
      Tu também és pois é sempre alcofa cheia de bons sargos, obrigado pela visita e pelos comentários, vai passando por aqui pois serás bem vindo.
      Abraços e grandes sargalhadas

      Eliminar
  2. Amigo Pedro,ja a uns tempos que nao me calha uma pescaria assim.Estou a ver que o pe ja esta a 100,ja podes fazer a pre epoca no ponterrolense.eheh um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande companheiro,
      Afirmativo, o pé portou-se muito bem, assim já podemos agendar a tão esperada pescaria na calada aos sargalhões e em quantidades astronómicas, mal posso esperar!!
      abraços e grandes treinos ai no Barrilense e no Ericeirense, HE HE HE.....

      Eliminar
  3. Boas Pedro,parabens

    parece que vais malhar neles no fds heheh,eu acho que vou continuar no spining...a ver vamos hehehh.SAUDE.

    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas mestre Nuno,
      Fazes bem tentar mais uns lances aos matulões, pois equipa que ganha não se mexe.
      Eu tenho este fim de semana um casório e se fizer uma pescaria será no domingo e rapidinha para matar o vício.
      Abraços e grandes lances

      Eliminar
  4. Boa noite Pedro.

    Aqui pela zona de São Martinho do Porto os sargos andam no limo há quase dois meses. É raro tirar um que traga percebes, caranguejo ou mexilhão no bucho. Não consigo perceber o porquê, mas a realidade é mesmo esta. E os peixinhos de tamanho XL nem aparecem.

    O mar anda cheio de cavalas e carapaus.

    Abraço

    Ricardo Barrela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Ricardo Barrela,
      Desde já agradeço a tua visita e comentário aqui pelo meu modesto espaço, não sei se já nos cruzamos ai nalgum concurso por essas bandas?
      Quanto aos sargos andarem a comer limos, é normal nesta altura do ano andarem a mariscar em cima de lajes com limo verde tipo caldo verde(aquele que se usa para apanhar salemas) ou então o limo que está misturado com o mexilhão miúdo em que eles comem tudo de uma banda deixando grandes manchas brancas sem nada nos locais por onde mariscaram, tal facto deve-se essencialmente à abundância de limo nesta altura e este fazer parte da dieta de verão destes, claro é que vão alternando com marisco e crustáceos.
      Quanto aos grandes peixes aqui também andam arredios e penso que só quando mudar o tempo e o mar mexer mais um pouco eles encostem, lá para setembro e outubro( para mim os melhores meses de sargos).

      Um abraço e vai passando pelo blog pois serás bem vindo.

      Eliminar
  5. Exelente pescaria para recomeçar foi mesmo muito bom amigo,parabéns pelas fotos da zona,grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ntyper,
      sim para começar foi bastante bom pois por estas bandas todos se queixam da falta de peixe, eu apesar das adversidades ainda safei a pesca com uns sargotes.
      Abraços e grades fainas companheiro

      Eliminar
  6. Boas Pedro!
    Belos sargos,estavas-lhe com a gana toda:))
    Força ai um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi Alexandre, estava com falta de pesca e por sorte andavam lá uns sargotes e quando assim é juntam-se 2 factores para que a pescaria corra bem!!!
      Abraços e boas pescarias.

      Eliminar
  7. Mal ficaste bom, foi logo a carregar. :)

    Ainda bem, que deste com eles, lá pulaste de um lado para o outro e encheste a cesta.

    Continua com essas boas caçadas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi Manuel, chama-se a isto juntar a fome com a vontade de comer e é sempre a andar agora à que continuar!!

      Abraços

      Eliminar
  8. já andas nos treinos,ai se o MIGUEL sabe e ainda por cima só com meio baldinho de engodo ah ah ah AHAAAHHHAAAAH e a ver para a próxima respondes aos commments lol... abr:-) robalo de carbono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Robalo de Carbono,
      Sabes como é amigo, a nova época de competição aproxima-se e estou a treinar para não perder o ritmo.
      Pouco engodo??? É o suficiente para fazer milagres desde que aplicado nos locais e horas certos, e a crise e falta de sardinha assim o obriga!!
      Não falo com o Miguel à algum tempo mas temos de combinar a nossa pescaria nocturna aos sargos, fico a aguardar assim que puderem e o peixe ande por ai!!
      Abraços e grandes lances.

      Eliminar
    2. Pois foi, li o comentário mas acabei por não responder mas vou agora mesmo enviar o mail com o meu contacto para combinarmos umas pescas!!!

      Eliminar
  9. Boas
    Fugiste da Foz... mais um bocado estavas na praia do Sul. Ehehehe
    Bela pescaria.... conheço o local, mas nunca fiz la boia... so spinning.
    Bela Pescaria... Boas melhoras e boas pescarias.
    Cumprimentos,
    Bruno Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Bruno Pereira,
      desde já agradeço a visita ao meu modesto blog.
      Não sei se nos conhecemos? Mas possivelmente nos havemos de cruzar ai pelas bandas da Ericeira pois volta e meia vou pescar por essas bandas(desde os Coxos até à foz do Lizandro).
      Vejo que é bom conhecedor dessa zona, Quando pescava ao fundo à alguns anos fazia esse percurso mas ao contrário, deixava o carro na praia Sul e ia pescando até à Foz tem muitos e bons caneiros onde dava( e continua a dar) bom peixe.
      Também acho que tem boas condições para o spinning e já lá fiz algumas pescas mas ainda não me safei, pode ser que seja este ano, o pesqueiro agora está de encher o olho, muito bom aspecto para os robalos pode ser que vá lá tentar.
      Abraços e continua a passar e comentar, estás à vontade!!!

      Eliminar
  10. Ola Pedro,pescaria bastante bonita e fotos lindas, muitos parabéns força e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João,
      foi o que se pode arranjar, e tendo em conta o que tem saído até que foi bastante bom.
      Abraços

      Eliminar
  11. Lote 5 estrelas.
    Mais uma Franc(quesa) do nosso amigo Pedro Franco que, ao dar o testemunho da sua pescaria relatada neste post, acaba por ensinar a usar a observação e perpicácia como forma de ultrapassar as condições adversas proprocionadas por um mar "cagãozão". Mais uma vez temos (ou tenho) que "dar a mão á palmatória" e dar aqui os parabéns ao Pedro pelo resultado alcançado nesta jornada.
    Relativamente á foto da pescaria, não sei se foi alguma técnica transmitida, ou se é inata, o que é verdade é que a foto está muito boa. Não fosse o autor a referir que se tratava de sargos "palmeiros" e os visitantes seriam convencidos de que se tratava de sargos "Kileiros".
    Um abraço, até á próxima, e boa continuação a dar "neles".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva caro amigo Artur,
      Quem é vivo sempre aparece, ainda bem pois já sentia a falta dos seus comentários.
      Mais uma vez agradeço os elogios tanto da pescaria como das fotos, se se refere à pescaria é inata, já as fotos é fruto da aprendizagem com um esmerado fotografo(calhou bem desta vez!!!) que para além de tirar uns peixes é grande artista da fotografia, e disso não tenho duvida nenhuma.
      Os sargos apesar de não serem quileiros já tinham um tamanho de dose para a grelha, os grandes estou a engorda-los para a altura das provas!!! Vai ver como é que vai ser!!!! É só peixe graudo!!
      Abraços companheiro

      Eliminar
  12. Buena pesca.
    Como me gusta el pesquero, tiene muy buena pinta para las lubinas.
    Saludos desde Muskiz

    ResponderEliminar
  13. Obrigado XONDIO, pela visita e pelo comentário,
    o pesqueiro é muito bom para os sargos e também para as lubinas apesar de ao spinning nunca lá ter apanhado nenhuma, este ano vou apostar lá pois tenho a certeza que vou fazer boas pescas.
    Abraços e grandes pescarias

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Pedro.
    Ainda tenho estado no Baleal onde não tenmho internet. Ainda não fui á pesca durante as férias, o Baleal este ano está melhor do que Algarve (até que enfim) e há que aproveitar. Quase certo que no dia 09Set iniciaremos as provas do ano com o convívio dos Arneiros. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia companheiro Artur,
      Sem duvida que é de aproveitar ao maximo o bom tempo para a praia pois é coisa rara pelas nossas bandas e em breve irá mudar.
      Estar ao pé do mar e não pescar?
      Isso é um desperdicio, ao menos ir cedo apanhar apenas para o almoço ou para o jantar!!!
      Pois é aproxima-se mais uma jornada com inicio já no dia 9 nos Arneiros, espero marcar presença no bom convívio que certamente vai ser, o almoço é garantido, o resto logo se vê.
      Abraços e continuação de boas férias.

      Eliminar
    2. É verdade amigo Pedro. Bati o Record. 15 dias no Baleal sem pegar na cana, olhava só para ela, já montada e tudo. Vou marcar uma consulta para ver o que é que se passa. Amanhã vou para os Açores-Flores, com espectativas, dependendo do mar que estiver, vamos ver o que se consegue fazer, mas peixe vou trazer concerteza. Um abraço e até á volta.

      Eliminar
  15. Boas Pedro
    Uma pesca bem simpática, num spot que me trás grandes saudades.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro Batalha, desde já agradeço a visita e o comentário oportuno no meu modesto espaço.
      A pesca foi bastante simpática para o pouco tempo que estive à pesca, mas teve um sabor especial pois não pescava à algum tempo.
      Quanto ao spot é sem duvida um pesqueiro de eleição para qualquer tipo de pesca.
      Abraços e grandes pescarias.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...