Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste e não só.

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Concurso de pesca da G.A.P Magoito

No passado dia 16 de Setembro realizou-se mais um grande concurso de pesca da G.A.P Magoito no litoral Sintrense que contou com cerca de 130 participantes.
Com o tempo bastante bom, sem vento mas com o mar um pouco mexido e de enchios ainda por cima com uma maré de lua que iria vazar bastante, o que viria a tornar a pesca bastante sofrível.
Como de costume a equipa da Bordinheira fez questão de participar, o local escolhido para a pescaria foi a praia da Aguda, quando chegamos ao local o nevoeiro cerrado não permitia avistar o pesqueiro cá de cima da arriba, apenas conseguíamos ver que a cor da água parecia ser boa, mesmo assim arriscamos e descemos ali.
Enquanto caminhávamos pela praia fora fui reparando que o pesqueiro tinha bastante areia e que praticamente não tínhamos onde pescar com excepção de um ou outro caneiro.
Preparo uma cana com fio 16,5mm e uma bóia de 3grs pois a água estava aberta e faço um balde de engodo bem compacto com areia para tentar mante-lo o mais próximo de mim pois a maré vazava e os enchios faziam bastante corrente para dentro e abalavam com a água.
Apanho uma tainha e uma baila logo no início, mas rapidamente fiquei sem água no pesqueiro e lá tive de dar corda aos sapatos em direcção a norte, andei,andei,andei, mas a areia era muita e acabei por ir parar na praia do Magoito onde tinha uns caneiros com algum fundo e sem muita areia, aqui apanhei mais 3 tainhas uma douradinha e 2 sargotes entre muitos peixes pequenos sem peso prontamente devolvidos.
Com a subida da maré fui obrigado a vir para a praia mas como tinha muitos veraneantes, que apesar da época balnear ter terminado aproveitavam para um ultimo mergulho do ano, não quis estar a engodar as pessoas e fui andando em direção do carro.
Faltava apenas uma hora para acabar a prova mas ainda tinha tempo para mais um pesqueiro, onde ainda consegui apanhar umas bailas e 2 tainhas.
Apesar do peixe ser pequeno ainda consegui 2,400 kgs de bailas e 2,900kg de tainhas, não foi uma grande pescaria mas com as condições que tinha no pesqueiro superou as expectativas, resultando num 13ºlugar.
A Bordinheira alcançou o 2º lugar por clubes e 5º por equipas, onde se destacaram as boas pescarias do Paulo Marques e do César.
A equipa da U.D. da Charneca de Cascais dominou em todas as frentes tendo ganho por clubes, por equipas e também na geral individual com o João Teixeira a vencer com 33400 pontos fruto de 116( maior nº de exemplares) peixes capturados na Azóia na sua maioria tainhas, os meus parabéns pelo bom resultado obtido.
Esta prova fica marcada por uma história que é uma lição para todos os pescadores, o meu colega de equipa César que foi pescar para a Ribeira da Mata com o Paulo Marques e deram com o peixe em força, bons sargos, bailas e tainhas grandes, o entusiasmo era tal que não havia tempo para nada.
Já praticamente no final da prova o César depois de ser avisado umas dezenas de vezes para retirar o material de pesca de cima de uma pedra que com o subir da maré tinha ficado demasiado próximo da água, ele foi ignorando os avisos e passado um bocado veio uma vaga de mar que lhe levou todo o material que estava dentro do saco, foram apenas 5 canas, 6 carretes, bóias, anzóis.
Apenas sobrou a cana que tinha na mão, foram só 1500 euros de prejuízo, a esta hora ainda os peixes se estão a rir deste artista ao verem tudo no fundo do mar.
Como diz o ditado camarão que adormece na pedra a onda leva, que sirva de lição para ele e para todos, apenas perdia 2 ou 3 minutos a ir por o material em local seguro, assim perdeu muito mais.

Quero ainda felicitar a organização pelo excelente convívio que proporcionou.

15 comentários:

  1. Regards from Borneo!
    Feel free to visit and follow our fishing blog at;
    http://www.kakinginti.rumahpanjai.com
    Cheers!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Anglers Belong,
      Obrigado pela visita, e claro que já deu uma vista de olhos pelo vosso blog e vou ser um bom seguidor.
      Abraços e grandes pescarias.

      Eliminar
  2. Mais uma grande prova, á qual eu não fui, mas que se mostrou bastante activa para o pescador Pedro, com capturas em 3 pesqueiros diferentes, uma boa meta de bailas, e, estivesse lá o peixe... melhor posição teria aparecido. O César, entusiasmado, teve azar. Sorte teve o meu amigo Manecas aqui há uns anos, quando, numa final nacional de dos sindicatos dos Bancários, a prova era em Peniche, o mar de Norte estava bravíssimo e fomos para para o abrigo de Pai Mogo, para pesqueiro baixo, a maré ia subindo e eu ia avisando o colega para mudar o material e ele não ligava nenhuma de modo que passei eu a prova a mudar o material mais para tráz. Resultado da pesca; ele faz o segundo lugar com 2 taínhas e eu o 4º (ou 6º) com uma taínha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ácerca do que acabei de escrever vou fazer uma correção, porque tive dúvidas e fui conferir: O meu colega de pesca ficou efectivamente em 2º, c/ 3 taínhas (2,900kg) e eu fiquei em 23º (0,800kg), com 1 taínha.

      Eliminar
    2. Boa noite amigo Artur, sem duvida que foi uma prova sofrida onde tive de batalhar bastante para inventar uns peixes.
      Estas histórias são engraçadas( menos para o Cesar) e ficam para sempre.
      Eu em tempos também me entusiasmava com a pescaria que também me esquecia do material, felizmente nunca aconteceu nada deste género talvez por sorte, hoje tenho bastante atenção e resguardo bem o material.
      Abraços e até domingo

      Eliminar
  3. Pedro já não é nada mau, ficaste classificado bem no meio de 130 pescadores.
    Entretanto já se começa a ver peixe depois da escassez deste verão.

    Um abraço

    João Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo João,
      também sou da mesma opinião, foi muito bom para as condições que tinha.
      Parece que sim, este fim de semana pode ser que dê alguns peixes, vamos ver, estou com um bom fieling que vou encher a lata!!!
      Abraços

      Eliminar
  4. Voltas te ao teu grande activo amigo,pena o material do amigo,por tudo o que li do teu report,foi uma boa prova em todas as vertentes,sei que o que mais interessa é o convivio ao longo da prova mas o 1º lugar tá ai a vir amigo um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Nuno, chama-se a isto um abre olhos!!!!
      A prova correu muito bem em todos os aspectos, muito bom!!
      Abraços e bons lances companheiro.

      Eliminar
  5. Amigo Pedro,perante as condiçoes axo que estiveste mt bem,em relaçao ao sr Cesar,tenho pena,eu as vezes tambem facilito mt o vicio e mt forte...Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo Hélder somos os 2 da mesma opinião.
      Apesar do vício ser maior temos de ter bastante atenção, para nós os 2 fica de lição a história do camaroeiro que passou um dia submerso, mas que conseguimos recuperar.
      Um abraço companheiro.

      Eliminar
  6. Grande Pedro!
    Ai estas tu com uma bela narração de mais uma grande pescaria, e onde demonstras mais um grande convívio como sempre, meus parabéns pela tua prestação na prova,pois em 130 participantes ficares no 13 lugar "é obra a que se ter unhas para tocar viola" pena foi o material que se perdeu,coisas da vida.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Alexandre obrigado, foi o que se pode fazer!
      Quanto ao material foi pena mesmo, o César ainda lá foi no dia seguinte e recuperou 2 canas e carretos mas estavam partidas e bastante danificadas.
      Como ele mesmo disse, quem não estraga não estreia!!!
      Abraços

      Eliminar
  7. YA ,anda peixeiro,chama-se a isso um abre olhos ma friend ,está na altura dele adqirir uma 8K ou 2 mas não é para irem agua abaixo só se facilita uma vez ou talvez não...eh eh eh eh ANDA PEIXEIRO abr robalo de carbono

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Robalo de Carbono,
    E que abre olhos, abriu tanto que esta semana sacou um monstro de 8,5kg, se calhar foi com a nova 8k, tenho de ver se arranjo a foto pois merece um post.
    ANDA Peixeiro e a gente a ve-los passar.
    Abraços e toca a dar banho ás amostras pois eles andem ai!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...