Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

3ª Prova do campeonato 2013 da Bordinheira

Este domingo realizou-se a 3ª prova do campeonato, mais uma vez o mar e o tempo resolveram dificultar a tarefa aos 50 bravos pescadores que participam nesta brincadeira.
Para esta jornada a expectativa era elevada, não só pela necessidade de pescar, é que já ia para a terceira semana sem ir ao mar, mas também porque as previsões eram animadoras, e a perspectiva de uma boa jornada era muita.
Depois da volta habitual por alguns pesqueiros no dia anterior, ficou decidido que iria novamente para Porto Chão.
No dia da prova chego ao pesqueiro e as condições já eram completamente diferentes do dia anterior, pois o mar além de ser bastante mexido, apresentava-se algo barrento, devido á forte nortada do dia anterior.
Apesar de ter verificado cá de cima da arriba essas condições, e saber que com o estado do mar assim é quase garantia de pesca fraca, decidi arriscar e descer a arriba na companhia do meu pai e do Artur.
 À medida que ia descendo, descia também o animo pois verificava que as condições eram poucas para realizar alguma captura, mas nada como experimentar.
Engodado o pesqueiro como manda a lei, esticadas as canas com as montagens do costume, começava a pesca, bóias na água e peixe nem sinal, nem tainhas, nem Salemas  nem sargos, nada de nada, a não ser umas pequenas sarguetas que foram sendo devolvidas, após quase 2 horas de pesca nenhum de nós tinha peixe na lata, ele há gajos teimosos( eu claro)!!!
Estou farto de saber que com estas condições é um grande erro pescar aqui, mas a teimosia e burrice falaram mais alto, ou então foram os grandes sonhos de uma boa pescaria que fui tendo ao longo da semana que quase me obrigaram a descer.
Enquanto pescava, ia pensando, o que é que estou ainda aqui a fazer, vamos mas é arrumar a tralha e mudar de sitio se quero livrar a grade, e após mais alguns lances foi o que fizemos.
Voltamos a subir a penosa arriba e começar a magicar um sitio onde pelo menos a cor das águas fosse melhor, e onde abrigasse da forte nortada.
Fomos andando para sul, e acabamos por arriscar em Ribeira D´Ilhas, mesmo no meio da praia, a amigo Artur decidiu ficar pela Assenta.
Restavam apenas 2 horas de pesca e a custo lá consegui enganar com muito pouca altura de água um cachaço, uma Salema, um sargote e algumas tainhas.
Não sendo uma grande pescaria, pois o peixe era miúdo, fiquei satisfeito, pois deu para livrar a grade e ainda  alcançar um 7º lugar com 4810 pontos.
Esta prova foi ganha pelo João Carvalho que capturou 32 Salemas com 14,225 kgs, (sem contar com as cabeças de Salemas que apanhou e que não pesaram, hi,hi,hi!!!) totalizando 28450 pontos, para ele os meus merecidos parabéns, está a cumprir o prometido, dito por ele «Fui contratado para te fazer a vida negra e ganhar o campeonato», este ano vai ser ainda mais animada e renhida a luta, mas apenas no final se fazem as contas.
No segundo lugar ficou o César Ribeiro, e em 3º lugar a fechar o pódio ficou o Paulo Marques, esta prova ficou claramente marcada pelas fortes pescarias de Salemas, até o pequeno Tiago, futuro pescador, de tenra idade e que já tem o vicio pela pesca, ficou espantado com as quantidades de Salemas capturadas .




O resto foi o costume, boa comida, boa bebida e a grande camaradagem do costume, daqui a três semanas  repetimos a doze, com mais uma grande batalha para gáudio de todos.

18 comentários:

  1. Ora muito bem amigo Pedro, está tudo muito bem contado, foi mais uma jornada difícil que o meu amigo ultrapassou razoavelmente bem, mantendo-se em 1º lugar na classificação geral. Está a adivinhar-se uma disputa renhida entre 4 participantes. O jovem Tiago está a motivar-se para participar em grandes pescarias num futuro próximo, bem haja porque a actividade é sã. O meu amigo por agora tem tudo sob controle e merece os parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi grande amigo, fi-lo descer a penosa arriba desnecessáriamente, da proxima corre melhor, por enquanto deu para segurar o 1º lugar mas é como diz vai ser mais dificil este ano, mas ainda bem que assim é pois os niveis de empenho e adrenalina aumentam ainda mais.
      É sempre bom ver os pequenos futuros pescadores a demonstrarem já um elevado interesse por estas andanças, lave a pena perder um tempo com eles pois é uma actividade super saudavel e de contacto com a natureza, que assim continuem a incentivar o pequeno.
      Um abraço e que sábado corra bem melhor para si que este domingo.

      Eliminar
  2. Possas, até com este tempinho a prova continuou de Pé...:)

    Parabéns a todos pela participação!

    Desta vez deixaste escapar o pódio... Desconfio que a vingança está para breve.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é grande Manuel, este ano ficou estipulado que não se alteram provas devido ás condições do tempo e mar, é igual para todos.
      Isto da pesca tem muito que se diga, nem sempre corre como desejamos, é uma ciencia muito complicada e incerta, dai cada pesca ser diferente dia para dia, mas vejamos como corre a proxima, espero que melhor.
      um grande abraço companheiro e bons lances.

      Eliminar
  3. Boas Pedro
    por acaso vi-te na ribeira d ilhas ás 12.30, estava no miradouro e reconheci te logo lá em baixo ias a mudar de pesqueiro com o balde na mão direita e cana mão esquerda a caminhar para o lado sul heheheh,depois tinha que ir embora para Estoril porque senão ia te chatear heheh. Saúde
    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Nuno, tens bom olho, era mesmo eu, já sabes parar muito tempo no mesmo sitio é que não é comigo, sempre em movimento.
      Da troxima podes lá ir chatear, pois é sempre bom encontrar os amigos.
      Um grande abraço, e os lances possiveis

      Eliminar
  4. Pedro por vezes os campeões nem sempre ganham mas isso faz parte do nosso desporto para a proxima será melhor pois como se esperava as condiçoes nao eram as melhores e por vezes nestas circunstancias a sorte tambem faz parte do jogo
    Um abraço
    PS: a ver se esta semana escrevo sobre o teu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Justino,
      isto é assim mesmo, a pesca não é uma ciência exacta e com estas condicionantes nem sempre conseguimos o que pretendemos, mas é isto que nos faz ir á pesca e dar aquela luta pois nunca sabemos como vai correr cada jornada.
      Fico à espera desse post com grande curiosidade.
      Um grande abraço companheiro

      Eliminar
  5. Amigo Pedro, eu tenho muitos anos de pesca (não tenho é muitos robalos dos grandes) e já desci muitas arribas desnecessáriamente mas nunca me arrependi. Agradeço o convite que me foi feito, acabei por me arrepender foi de não ter acompanhado a campanha até ao fim e peço desculpa por isso. Ainda havemos de fazer para aí algures uma grande "campanha". E no sábado vou arrasar com o mar de Peniche, a motivação está cá (preciso é de não me esquecer de tomar os comprimidos, para não sentir a artrose dos meus ossos).
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se não é já no sábado que sai aquele robalo de sonho, cada pesca é uma incógnita, vamos ver.
      Espero que a prova seja de arromba e com a ajuda dos comprimidos e as carradas de peixe que vai apanhar farão esquecer qualquer tipo de dor.
      Quanto á subida e descida em vão se não lhe custou muito desafio-o a nova incursão quando lá for, tem é de estar reunidas todas as condições.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Estive a apreciar um pouco melhor as duas primeiras fotografias publicadas e, não quero saber o nome de quem as tirou, nem com que máquina foi, mas sem dúvida que foram bem escolhidas para publicar, e está um conjunto de mar, pedras, luz e pescador que é um espectáculo.
    Agradecia o envio das mesmas. Grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos estão boas e foi o fotografo do costume, apelidado carinhosamente de Ezequiel, é um mestre na arte da fotografia seja com que maquina for.
      Vou tratar de enviar o mais breve possível.
      Muito obrigado companheiro.

      Eliminar
  7. Enhorabuena a todos los participantes, lastima que las condiciones no acompañaba pero habéis echado un buen rato entre compañeros.
    Saludos amigo

    ResponderEliminar
  8. Obrigado salah,
    Vamos esperar que na próxima jornada as condições sejam bem melhores, assim como a pescaria.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Grande carga de salemas Pedro:), bom convívio e pesca isso é que interessa, força ai campeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      Grande praga, isso sim!!!
      Um gajo quer apanhar uns sargos nesta altura e é só disto.
      Valeu pelo convivio, que no fundo é o que mais importa.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  10. que montón de salemas, enhorabuena a los pescadores, un saludo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francis,
      Desde já agradeço a visita e comentário no meu blog.
      este altura do ano é forte em salemas, são uma verdadeira praga, lá para Abril começam a desaparecer ou aparecem esporadiacamente.
      Foi um bom convivio.
      Um grande abraço de Portugal

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...