Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O canhão da Nazaré, grande onda!!!

Pois é!!!| Estas imagens andam a correr mundo.

Esta semana ficou registado mais um grande momento do surfista Garrett McNamara no canhão da Nazaré, onde surfou uma onda gigante de 35 metros, se é assustador para quem está cá fora a ver, imaginem se estivessemos lá dentro do mar, não há palavras só vendo mesmo.
Sendo que o surf não tem nada relacionado com pesca, a não ser que ambos os desportos partilham o mesmo gosto pelo mar e ondas, o que muitas vezes faz com que se cruzem caminhos, sempre que o mar é manso ambos procuramos sitios onde façam ondas, ou caso o mar seja mais bravo ambos pruocuramos cantos de alguma calmia maritima, quero apenas deixar um pensamento em jeito de desabafo.
Como pesco muito na zona da Ericeira, para muitos surfistas a Meca do surf em Portugal, onde especialmente ao fim de semana se concentram muitos surfistas e algumas escolas de surf.
Todos sabemos que o mar não tem donos e que todos podem desfrutar dos seus proveitos para praticarem os seus desportos, tirando o pleno proveito dai.
Penso no entanto que devemos respeirar os espaços de cada um, o que muitas vezes não se verifica nestes 2 desportos talvez por falta de informação ou simplesmente falta de civismo, passo a explicar, como todos sabem pesco á bóia em locais com pouca altura de água(entre 1 e 2metros), onde utilizo engodo como maneira de abordar o peixe em pequenos cantos onde o mar quebra.
O que acontece muitas das vezes é que nesses mesmos cantos é onde os surfistas entram e saem da agua mais facilmente, sendo esses mesmos cantos os locais ediais para as escolas de surf que nos ultimos anos tem nascido na Ericeira como cogumelos, se o o peixe estiver no pesqueiro, cada vez que entrar ou sair algum surfista ali com aqueles fatos coloridos, o peixe pura e simplesmente desaparece mar dentro, e só passados alguns minutos volta a entrar.
Penso que muitos pescadores já presenciaram situações destas, e até mesmo histórias caricatas e engraçadas de surfistas pescados.
Penso que provavelmente muitos destes surfistas não tem noção das consequencia destas situações, mas sempre que virem alguem a pescar podem evitar esta situação para tal basta que entrem noutro local de modo a respeitarmos os espaços de cada um.
Fica a chamada de atenção para os surfistas,vamos continuar todos a disfrutar do mar e dos nossos desportos na sua total plenitude e beleza.

14 comentários:

  1. Belo momento, que nos coloca orgulhosos em colocar Portugal, no Mundo do Surf, pena ainda não termos um campeão Português, que consiga usufruir destas condições, mas estão a trabalhar para isso.

    Em relação aos surfistas nem vou comentar, por isso é que em certos pesqueiros, começo a pescar 30m depois e antes do sol nascer, porque felizmente, a essa hora ainda não inventaram Surf nocturno, além que alguns malucos o façam... Mas em mar de senhoras!:)

    A questão do respeito e igualdade de direitos, para mim é muito fácil resolver. Se todos pagamos para praticar o nosso desporto preferido, porquê é que os desportos náuticos também não pagam uma licença? E porque não existem corredores principalmente para estas escolas? Chegam aonde querem às horas que querem e é tudo deles... Não tenho nada contra, mas, já me calhou estar a relaxar com a família numa faina levezinha e distante da praia e de repente chega uma escola com 30 surfistas e vão surfar onde eu tenho as linhas e depois, ficar embrulhados nas linhas... Enfim...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida Manuel, é uma pena não termos ainda um campão mundial de surf, mas com a divulgação que esta modalidade tem tido mais tarde ou mais cedo vai aparecer algum certamente.
    Bom na Ericeira está o dia a amanhecer ou a anoitecer e eles já la estão dentr de água mesmo nos dias de puro inverno não falham.
    Nunca tinha pensado nesse ponto de vista de criarem licenças para praticar surf, é um bom ponto de vista, mas deixo esses assuntos para quem cria as leis.
    Quanto ás escolas de surf penso que os instrutores deveriam apenas dar o exemplo do que não se deve fazer quando vamos surfar para onde está pessoal á pesca, é que podem correr o risco de arranjar chatices se apanharem algum pescador com mau feitio, não é o meu caso, mas á pescadores assim, eu limito-me a arrumar a tralha e mudar de sitio, mas tento fazer ver que estão a agir incorrectamente.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Boas e monstruosas, de meter muito medo.
      Companheiro obrigado pela visita e comentário, continua a passar por cá pois vai havendo novidades e serás bem vindo.
      Um abraço de Portugal

      Eliminar
  4. menuda foto, pone los pelos de punta, tiene balor esos tipos , balor o un par de huevos ... un saludo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida uma grade foto, e estes surfistas tem muito valor, provavelmente á outros que nem tanto, possivelmente por desconhecimento ou simplesmente por arrogância e desrespeito.
      Companheiro obrigado pela visita e comentário, continua a passar por cá pois vai havendo novidades e serás bem vindo.
      Um abraço de Portugal

      Eliminar
  5. Boas,

    outro dia estava a ouvir rádio e estavam a entrevistar o McNamara.

    Ele disse que o Estado Português "cagou" para eles e nem um mini patrocínio lhes deu... Ao inicio aquilo que conseguiram foi a câmara da Nazaré que se esmifrou para arranjar algum dinheiro e a Mercedes que lhes emprestou uns carros para se deslocarem.... Senão já se tinham ido embora...

    Só falta agora o Estado vir dar umas pancadinhas nas costas do McNamara e dizer que o apoiou desde inicio...... depois de tudo já estar feito.... seria demais....

    Grd abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Matos,
      Essas atitudes são típicas do estado português, ajudar a promover algo que o nosso pais tem de bom( e neste caso sem custos) lá fora não vale a pena.
      Mas se calhar quando as coisas correm bem, é como dizes, sempre estivemos com o Garrett McNamara desde o inicio, é o costume.
      Um abraço para ti e para os autores desta grande proeza.

      Eliminar
  6. Boas Pedro, pois eu nos meus tempos de muito trabalho na escola de surf, tinha sempre a atenção de não chatear os pescadores,llolll, os putos as vezes perguntavam, pk não vamos para ali, e eu dizia, está ali um pescador,pois sabia bem me pôr no lugar do pescador, sempre me orientei nesse sentido, e nunca tive problemas, olha se souberes de alguém que queira vir aprender surf na minha zona,diz,lollll, preciso de alunos, e tu quando vieres cá, desafio-te a aprender, pode ser??? tu e o teu puto, vais adorar, fica a ideia sócio, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande João,
      Eu já sabia que tu tens cuidado com essas situações pois estás dos dois lados da barricada, e vês das 2 perspectivas, é bom que passes a palavra nas aulas para futuramente se evitarem chatices.
      Se souber de alguém que queira aprender surf, é claro que vou recomendar umas aulas ai em Sines.
      Quanto ao convite, claro que a resposta não podia ser negativa, não só da minha parte como da parte do júnior que adorou a ideia.
      Quando for de férias para essas bandas fica combinado essa aula, e uma pescaria.
      Um grande abraço

      Eliminar
  7. Impresionante Pedro , me gustaría presenciar este fenómeno en un futuro, tiene que ser alucinante.
    Un abrazo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas companheiro Salah,
      Todos os anos por esta altura, em plena força do inverno acontece este fenómeno, se vieres por estas alturas é possível que possas presenciar.
      Caso não haja ondas sempre podes fazer uns lances na praia da Nazaré.
      Um grande abraço

      Eliminar
  8. A Natureza tem destas Maravilhas!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade José que a natureza nos proporciona estas maravilhas e muitas outras, pena é que muitas delas o homem vai destruindo aos poucos.
      Um abraço e obrigado pela visita.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...