Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Praia da Arrifana

Na passada semana andei em trabalho pelas bandas dos Algarves, mais propriamente em Aljezur, terras da batata doce e do maravilhoso medronho caseiro que tive muito gosto em provar, oferecido por gente muito hospitaleira que encontrei por estas bandas.
No final do dia era para pernoitar na Pousada da Juventude da praia da Arrifana, mas infelizmente estava fechada, como ainda tinha tempo e não conhecia esta magnifica praia situada em pleno parque natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, resolvi descer e apreciar esta maravilhosa baía num final de tarde algo nublado.
Uma extensa praia com muito boas condições para o surfcasting com bons fundos, do lado sul umas escarpas rochosas e do lado direito um pequeno porto de abrigo para pesca local protegido por uma enseada rochosa onde certamente se pesca bom peixe.






 Ficou aquela sensação de que estava peixe no pesqueiro pois as condições estavam muito boas com uma coroa de areia a encostar ás pedras, só não levei a cana, mas numa próxima visita mesmo que a trabalho vou levar uma cana e apanhar alguma coisa para o jantar.

Um final de tarde simplesmente magnifico, deu para recarregar baterias para o dia seguinte e dormir sonhando com um dia de pesca nestas bandas, vale a pena visitar.

26 comentários:

  1. Boas Pedro ;)

    Sem dúvida uma praia magnifica...os últimos 4 ou 5 anos é nessa zona e essa praia é uma das que costumo passar durante as férias e para quem pretende passar uns bons dias de lazer, garanto que vale a pena. Nunca tive a tentação de ir para aí pescar até pela altura do ano que para aí vou, isso anda sempre cheio de malta e há zonas bem mais apeteciveis para a pesca...Mas é sem dúvida uma praia engraçada!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio,
      No ano que passou estive de férias na zona da Zambujeira, e adorei não fosse o azar a bater-me á porta(ou melhor ao pé) e tinha ido á pesca.
      Este ano estou a pensar descer mais um pouco e explorar o concelho de Aljezur, pois parece-me muito bom, vamos ver se a troika deixa!!!

      Eliminar
  2. Belas fotos! Já vi que andaste a fazer reconhecimento aqui na zona...:)

    Mas sabias que até à bem pouco tempo não se podia pescar nesta praia? Enfim...

    De todas as formas a pedra da agulha que vez naquela cantinho no lado sul, na 1º foto, continua a ser proibido pescar, para todos...
    Contudo muitos aparelhos e redes vejo eu colocar, vai-se lá perceber???

    E não te esqueças que lá mais para a frente o popó fica cá em cima, não podes ir com ele lá para baixo, ou não deves...:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      É uma maravilha esta praia, no verão deve estar á pinha não?
      Andei em trabalho e no final do dia deu para dar um saltinho e apreciar as vistas.
      Eu das leis de pesca dai dessas zonas não estou a par, mas se pensar em ir ai fazer uns lances peço-te informações.
      Em todos os locais as leis são infringidas, mas só por alguns, é o costume!!!!
      Se no verão o carro não vai la abaixo não faz mal, eu gosto de andar, foi exactamente o que fiz desta vez, fui descendo a pé e apreciando a sossegada e deslumbrante paisagem.
      Um grande abraço

      Eliminar
    2. No Verão tem algumas pessoas, mas é calma, existem logo ali ao lado outros cantinhos ainda melhores...:) Dá para fazer a maré como gostas...:)

      Leis???Fod...Ontem fui fazer uma investida ao spinning, chega-me um barco, mesmo a minha frente a 20m, e lança a rede com 500m para o lado direito sempre a 20m/50m da Costa. Leis??? Enfim... Liguei para a PM, tiveram-se a cagar. Disseram há pois é normal a gente já vai ver isso... Achas que foram??? Nada... E depois vai um gajo ai para essa Costa, tem que ir com colete para a Praia, não pode pescar à Quarta, não pode pescar sargos, e ainda às vezes veem chatear a gente ao fazer um surfcasting. Aonde está a Justiça? Está bem que são profissionais, mas têm o direito de fazer tudo o querem???

      Pois o carro não vai lá abaixo e tu para levares o material de surfcasting até estala...:)

      Desculpa lá o desabafo, mas isto anda díficil e depois vemos cenas destas...Enfim...

      Abraço

      Eliminar
    3. Desabafar faz bem, e tu tiveste a atitude correta ao ligar para informar das ilegalidades que por ai se praticam, a policia é aque não faz o que lhes compete e vai chatear quem se vai divertir um bocado e apanhar algum peixe para a janta, é o costume.
      Penso que se todos tivesse a mesma atitude que tu tens talvez as coisas possam um dia mudar, agua mole em pedra dura tanto bate até que fura.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Boas Pedro, altas fotos, tenho o prazer de conhecer essa praia, devido ao surf,quando era mais novo era só surf nessa zona, mais para o Amado e carrapateira, corduama e a noite era só festa em lagos e que belas festas:):) belos tempos,e a tal pedra da agulha que o Manel se refere, lá a sul da praia, também lá surfei, mas foi complicado lá chegar, deves ter passado aqui perto de Sines? abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      Quando lá fui só lá estavam surfistas, deve ser muito bom para esse desporto, esses tempos que falas já foram mas certamente vão fazer parte da tua memória para sempre, ficam eternizados.
      Não passai ai por Sines vim pela A2, pena não ter ai trabalhos nessa zona, pode ser que un destes dias passe ai de caminho.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  4. Tens que voltar à escola para fazeres a disciplina de Geografia. Aljezur fica no Algarve e não no Alentejo, como referiste. eheheheheh
    Sim, essa zona é muito boa para a pesca mas, actualmente, o peixe tem sido pouco e pequeno : ((

    Saúde, da boa ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite PêjotaFixe,
      Pois é amigo tens toda a razão é mesmo Algarve mas se pesquisarmos na net esta praia aparece no parque natural de sudoeste Alentejano e Costa Vicentina como vem no diário da Republica « Diário da República, 1.ª série — N.º 25 — 4 de Fevereiro de 2011 682-(31)
      Resolução do Conselho de Ministros n.º 11-B/2011
      O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa
      Vicentina localiza -se no sudoeste da costa de Portugal
      continental, integrado nas regiões do Alentejo e do Algarve, desenvolvendo -se desde a ribeira da Junqueira, a
      norte de Porto Covo, no concelho de Sines, até ao limite
      do concelho de Vila do Bispo, junto ao Burgau, abrangendo ainda território dos concelhos de Odemira e Aljezur.
      O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste
      Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV) foi aprovado
      pelo Decreto Regulamentar n.º 33/95, de 11 de Dezembro».
      Há pois é amigo,parece mesmo que tenho de ir para a escola voltar a ter geografia, hi hi hi.
      Seja como for é uma maravilha ver este bonito local, para a pesca não sei se é bom, mas tem muito bom aspecto, quem sabe um destes dias não vou lá fazer uns lances para comprovar.
      Um abraço marafado.


      Eliminar
  5. Boas Pedro!
    O PJ tem razão, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, hehehehe
    Para no caso de vires cá brevemente tem cuidado que agora é proibido apanhar sargos, mas só o pescador de cana que apanha três ou quatro, os profissionais podem apanhar cem ou duzentos, é que agora o sargo esta na desova e então fizeram um defeso para proteger a especie hahahahaha... outra coisa à 4ºF é proibido pescar, mas só o pescador de cana, calha bem para os profissionais minarem a orla costeira de aparelhos alvorados para o Robalo... e à noite mesmo não sendo a tua preferida fica também sabendo que é obrigatório o uso de um colete flutuante e reflector... há mais mas é melhor ficarmos por aqui...
    É só para não teres surpresas desagradáveis pq eles andem aí...
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro Nunes,
      É pá com tantas restrições já perdi a vontade de pescar ai, mas que raio de pais é esse ai em baixo!!!
      As regras serem assim é o costume, quem se lixa é sempre o mexilhão, quanto ao defeso para desova dos sargos acho muito bem, mas tinha de ser para todos e não para os que apanham meia dúzia de peixes para o jantar, dá uma olhadela neste video para veres porque é que cada vez há menos peixe(http://pescadecana.blogspot.pt/2012/03/uma-grade-porque-sera.html).
      De qualquer maneira obrigado pelas dicas companheiro.
      Um abraço e bons lances

      Eliminar
  6. Boas Franco,

    uma miragem dificil de esquecer.... é mesmo linda essa praia (zona) já aí fui umas 10 vezes e nunca fui à praia...

    Foi perto desse pequeno porto que bati o meu recorde de tempo de farpagem... lanço a chumbada.... sinto a bater no chão e um décimo de segundo depois TUM TUM TUM, sai Sargo...! hehehe

    De Odeceixe para baixo (inclusive) é Algarve... mas esqueceram-se da Praia... de Odeceixe... pois, o areal da Praia de Odeceixe pertence ao Alentejo.... hehehehe...

    Para mim tudo que seja a Sul do Tejo é Alentejo ;) hehehe

    Grd abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Master Matos,
      é de uma beleza impar, vale mesmo a pena visitar.
      Grande recorde de farpagem, a isca ia a afundar e ele mandou-se logo, estava mais que esfomeado.
      Para mim é como dizes tudo que seja a sul do tejo é Alentejo hi hi hi.
      Um grande abraço

      Eliminar
  7. fónix depois do relato do Lobão pescar lá em baixo vai ser preciso um requerimento ( de burocracia );e depois da aula de geografia do Matos o melhor era ficarmos por um belo arroz de peixe á Lobão e bebermos umas jolas????? aahhhaahAAHAHHAHHAA como diz o master:tudo o que seja a sul do tejo fico com uma larica que nem vejo;as fotos estão nice andaste a tirar algum curso com o kaywoxphotografy ou quÊ? Grd abr Robalo de Carbono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas camarada Robalo de Carbono,
      ainda bem que na nossa zona ainda não temos de cumprir todos esses requisitos, por enquanto....
      Sem duvida que foi uma falha minha, nunca fui bom a geografia, mas com a ajuda do Master, Pêjota e companhia sempre vamos aprendendo e corrigindo os erros.
      Eu concordo contigo, ficava satisfeito com algumas das iguarias que por lá se fazem, o arroz de peixe, arroz de polvo, entre outras com umas bejecas ou vinhaça da boa a acompanhar.
      Não tirei nenhum curso de fotos, estas calharam a ficar jeitosas, mas nem sempre é assim!!!
      Um grade abraço companheiro

      Eliminar
  8. Boas pedro fotos extraódinarias de sitios unicos como só o nosso pais tem,já tive o privilégio de fazer uns surfcastings por essas zonas e é deveras uma sensação maravilhosa o céu por ai à noite mostre as estrelas com outra intensidade mais limpo mais iluminado,grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um sitio muito bonito, quer de dia quer de noite, nesta altura do ano é de uma calma extraordinária.
      Um sitio a explorar.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  9. Bonitas fotos Pedro, he tenido el honor de visitar esta playa en mi ultimo viaje a Portugal hace dos meses y la verdad que me impresiono , lastima que no llevaba mis cañas hehehe.
    algún día volveré .
    Un saludo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Salah,
      Sem duvida que para o teu tipo de pesca tem um aspecto divinal, quando cá voltares trás as canas e pode ser que tenhas muito mais recordações deste bonito sitio.
      Um abarço camarada.

      Eliminar
  10. Boas Manuel,
    desde já agradeço a visita e comentário aqui no meu blog.
    Apesar de não conhecer bem esta zona também fiquei impressionado com a beleza e as boas condições para a pesca.
    Continua a passar por cá e comentar pois serás muito bem vindo.
    Um abraço de Portugal

    ResponderEliminar
  11. Boas Pedro,
    Eu também lá estive nesse dia, e estava mesmo espetacular, agora penso porque é que não se via ninguém á pesca.
    O problema do nosso país é mesmo este, ou se fiscaliza ou não.
    Os critérios em Portugal são diferentes de zona para zona.
    Mas enfim, haveremos de lá voltar com o nosso material de guerra, e tentar uns lançamentos...

    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pois é Nuvenguru, antes de lá irmos com o material de guerra temos de nos informarmos bem se é ou não proibido lá pescar e as restantes leis de pesca daquela zona.
      Mas claro que vamos fazer uns testes lá.
      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  12. preciosas fotografias y seguro que buenos pesqueros, teneis una costa espectacular.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia esta zona, e também fiquei fascinado, é deveras magnifica.
      Um grande abraço de Portugal

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...