Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

domingo, 18 de agosto de 2013

1º Convívio de pesca de Gentias

Neste sábado decorreu o 1º Convívio de pesca de Gentias integrado nos festejos anuais desta localidade, com algumas saudades destas brincadeiras decidi participar pois é terra de amigos de longa data das andanças da pesca.
Mais uma vez abdiquei de pescar para dar exclusivamente apoio ao meu júnior que demonstra já um grande à vontade no mundo da pesca, graças ás aulas que tem tido do avô e minhas, a meta dele era bastante elevada pois apostou com o avô que ficaria à frente dele na classificação, restava ver como corria o dia e esperar pelo resultado do avô.



Ainda não sendo completamente autónomo escolho o pesqueiro, monto a cana, faço o engodo e trato da parte de iscar, todo o resto é da competência dele, trancar o peixe e tira-lo.
Num dia de verão algo tímido, com o mar manso e algum vento a prejudicar a pescaria, o pesqueiro escolhido foi a praia de São Lourenço, começando a pescar do lado sul junto ao forte e acabando do lado norte da praia no pesqueiro da pedra cimentada.
Cedo percebemos que ia ser uma jornada difícil e de pouco peixe, pois as aguas eram bastante lusas e paradas, fomos tentando procurar algum sargo nas aguas mais oxigenadas, mas nem sinal deles como tem acontecido nos últimos meses, o peixe parece ter desaparecido por completo.



Assim sendo tivemos de nos virar para as tainhas que iam entrando esporadicamente no pesqueiro, colocamos um anzol nº8,  mais pequeno para as conseguirmos enganar e lá foram saindo algumas, já no final tirou um sargote veado para completar a pescaria.
No final da jornada tinha 7 tainhas e o sargote, o que para as condições que estavam nem foi mau de todo, pois dos 51 pescadores inscritos apenas 14 apanharam peixe.
Acabou por ficar em 4º lugar e acumular o prémio de maior nº de exemplares e ainda o de pescador mais novo, saindo extremamente satisfeito pois conseguiu ficar á frente do avô(seu professor), são momentos que certamente ficarão na sua memória pois a alegria estampada no seu rosto não engana, mais uma jornada de felicidade.
O concurso foi ganho pelo António Adão que consegui enganar 4 sargos uma baila e uma tainha, em 2º ficou o António Inácio e a fechar o pódio o João Rodrigues, o maior exemplar da prova foi uma tainha com 1,005kg capturada pelo meu amigo Artur Silva.



A organização da prova está de parabéns pois conseguiu proporcionar uma tarde muito bem passada a todos os participantes, culminando a pescaria com uma magnifica almoçarada, que este seja o 1º de muitos convívios.

8 comentários:

  1. Ola Pedro, o joaozinho está em forma,:):) parabéns ao pescador, grande abraço e força ai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande João,
      Sabes como é o vicio assim o obriga, o Joãozinho não perdoa, quando vai ao mar é para dar luta ao peixe até ao fim.
      Aquele abraço

      Eliminar
  2. Pedro se permites te darei um conselho :) abandona a pesca pois tens aí em casa um digno sucessor ( quem sai aos seus nunca degenera ).
    Obrigado pelo teu comentário e quanto ao Enxuto foi um amigo que encontrei aqui e é mesmo 5 estrelas e temos vindo a cimentar a nossa amizade ao longo destes tempos,quanto aos sargos felizmente não tenho tido razões de queixas tem sido alguns e de boa qualidade queixo-me sim é da falta das douradas
    Um abraço bem grande e acredito que brevemente iremos pescar juntos pois o Enxuto quer vir conhecer a tua zona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande companheiro Justino,
      Conselhos desses são bons de ouvir, é para isso que cedo o meu tempo de pesca em detrimento do Junior, para que ele um dia mais tarde possa sentir orgulho dele e do pai.
      Fico a aguardar uma pescaria na minha costa com os 2 mestres, o Sr Enxuto e o mestre Justino, para ver se damos com os sargos.
      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Isso é que são uns dias bem passados, em família e no meio de tantos professores...:)
    Parabéns!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais mais Manuel em familia é outra coisa, toda a familia Franco em convivio com muitos mestres da pesca grossa, pelo menos no prato hi hi hi ....
      Obrigado companheiro e boas fainas

      Eliminar
  4. Uiiii ... Pedro, qualquer dia o aluno passa o professor ;) eheh
    Parabéns aos dois pescadores!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Quando isso acontecer fico contente, pois ele está no bom caminho e eu dou por bem empregue o tempo de pesca cedido a ele.
    Abraços e continuação de bons lances.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...