Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Do mal o menos

Caros amigos e seguidores com o campeonato de pesca da Bordinheira a aproximar-se a passos largos do final, vou tentar relatar as provas já realizadas para ficarem a saber todo o desenrolar dos acontecimentos.
Este está a ser para mim um campeonato bastante motivante, pois na 1ª prova só pude pescar 1 hora devido a compromissos familiares, começando logo com uma desvantagem de 21 pontos para o líder.
Apesar de ter sido um mau começo, andar a correr atrás do prejuízo, acresce o factor de motivação extra, faz com que em cada prova tente dar o máximo para tentar recuperar essa desvantagem.
Caso desse empenho extra foi esta 5ª prova, já realizada no dia 18 de Setembro, as previsões de mar para esta prova não eram as melhores, aguas tapadas, mar bastante mexido, com um periodo alto, algum vento à mistura não prometiam uma pescaria farta.
Com uma grande maré vazia a meio da prova, com estas condições não tinha certezas onde ia pescar, então depois da concentração matinal na sede, sai para o mar, ia espreitar na lage de Gentias, se me agradasse ficaria por ali.
Foi isso mesmo que aconteceu, apesar das condições não serem as ideais, não desgostei do pesqueiro, portanto nada como arriscar, desci a arriba com destino à Pedra da Mesa, rapidamente estiquei a cana que levava já com montagem feita, fio 0,165mm e bóia de 3grs, preparo o engodo e lanço umas colheradas ao mar, uns lombos de sardinha para isco, começava então a procurar o peixe.
Mas a coisa não me estava a correr bem, nem a agradar, muita sujidade na agua, os limos em suspensão muitas tapavam a isca não deixavam a pescar trabalhar correctamente, o peixe parecia não estar por ali, apenas algumas sarguetas miúdas entraram no pesqueiro, rapidamente desiscavam o anzol, deixando poucas hipóteses de outro peixe poder chegar à isca primeiro.
Passado uma hora de pesca nisto, depressa vi que tinha de abandonar este pesqueiro, sem grandes opções por perto, a única solução foi mesmo subir a arriba, pegar no carro e ir procurar local com melhores condições e se possível que tivesse peixe que pontuasse.



Arranco para a zona da Ericeira, primeira paragem no miradouro no alto de Ribeira D'ilhas para espreitar as condições, não desgostei, ainda passei pelo Matadouro, mas não me agradou, sem pensar mais decidi apostar em Ribeira D'ilhas.
Como a maré vazava muito, procurei aguas mais fundas, encostei-me ao canto sul, por baixo do forte de Mil Regos.
Aposta ganha, pouco tempo depois safava a grade com uma tainha, tiro ainda uma boa baila, e mais uma tainha, subitamente as condições alteraram-se, levantou-se uma ventania desgraçada, o mar ganhou ainda mais força e o pesqueiro deixou de ter condições.
Vou então um pouco mais a sul, faço mais 2 pesqueiros mas sem sentir qualquer peixe, com a maré a começar a subir vou para a ponta da laje, onde rapidamente tirei 3 sargos, mas o mar bruto obrigou-me a sair dali rapidamente.
Ainda com uma hora de prova, tentei nos lagos mesmo à praia, mas não consegui tirar mais nenhum peixe, acabei a prova apenas com 6 peixes, 3 sargos. uma baila e 2 tainhas, apesar de não ser uma grande pescaria, dadas as condições e dado o mau começo de pesca, não estava mau de todo, restava agora saber como tinha corrido aos meus colegas.
Depois da pesagem realizada, barriga reconfortada com um bacalhau assado na brasa, feito pelo Policarpo, o melhor grelhador da zona Oeste, era hora de saber os resultados desportivos.
Em 1º lugar com 10260pts ficou o Jorge Murta, deu com uns peixes engraçados, onde sobressaiu um belo robalo de 1,560kg, para ele os meus parabéns. 
Em 2º lugar com 7910pts ficou o Paulo Ribeiro, a fechar o pódio com 7200pts ficou o Paulo Marques.

Eu acabei na 6ª posição com 4730pts, até que não foi mau de todo pois consegui ficar 2 lugares à frente do líder Miguel Serra, 3 lugares à frente do Pedro Luís que ainda está em 2º  e um lugar à frente do César Ribeiro.
Ou seja continua tudo em aberto e bastante renhido entre os 5 primeiros classificados como podem ver a tabela.

Eu cá vou continuando na luta, logo veremos como vai correndo, abraços e bons lances a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...