Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Praia Formosa e Penedo do Guincho

A praia Formosa é uma pequena praia localizada em Santa Cruz, um local bastante agradável para se passar um dia bastante agradável, quer para pesca, como para praia.
Este pesqueiro tem como particularidade uma afloração rochosa que entra pelo mar adentro, formando uma baía com uma antiga rampa para barcos, denominada «Rampa dos Crocodilos», que outrora foi um pequeno porto de pesca artesanal.
Este local tem a particularidade de ser abrigado do vento norte que costuma fustigar esta zona, é um sitio muito pescado pois tem muito bom acesso.
Nesta foto podemos ver a rampa , local onde muitos pescadores se concentram pois tem bom piso e dá alguns peixes, principalmente Salemas e tainhas nesta altura do ano.
 No verão com o mar manso dá bastantes carapaus, em dias de provas é praticamente impensável pescar lá devido à quantidade de pescadores que se amontoam lá.


Do lado norte deste temos mais 2  bons locais de pesca, a «Pedra que Bole», é um pequeno varandim feito em cima de uma rocha, onde podemos pescar lá de cima, ter em conta se mar estiver um pouco bravo não podemos ficar até à maré cheia pois torna-se perigoso, corremos o risco de ficar ilhados como se vê na foto.



Apenas mais uns metros ao lado temos o tão famoso Penedo do Guincho, bastante famoso devido ao seu formato, ai também será um bom local para tentarmos a nossa sorte e fazer uns lances.

Toda esta zona tem um fundo misto de areia e lajes com algumas pedras, local excelente para qualquer tipo de pesca onde se destaca sem duvida a pesca à bóia com qualquer altura de maré,sendo as duas ultimas horas de enchente talvez as melhores, as espécies mais capturadas são as Salemas, Tainhas, Carapaus(mais no verão), alguns sargos e robalos.
É sem duvida um local a visitar, não apenas pela pesca mas também pela beleza natural da zona.    

3 comentários:

  1. Bela fotos Peter, deve ser um lugar bom para labrax e dourada, embora tenha spinninig cavala com um día.Saludos boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Iván,
      Sim é um bom local para pescar mas as douradas não é costume encostar ali, apesar don bom aspecto do pesqueiro, os robalos sim, popr vezes aparecem.
      Abraços

      Eliminar
  2. boas.
    ando com a seguinte duvida,
    pesca ao fundo nas praias do guincho, bons resultados ou nem por isso?

    Carlos Costa - Pesca ao Fundo com Cana shimano alivio e carreto ultegra

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...