Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Morte Lenta

É com grande tristeza que vejo isto acontecer na praia da Foz do Sizandro na minha praia de infância.
Eu sou do tempo em que o rio Sizandro era um autentico esgoto a céu aberto onde não existiam peixes no rio bem como praticamente nenhuma vida, mas graças ao excelente trabalho realizado pela câmara municipal de Torres Vedras onde foram criadas todas as infraestruturas para tratamento dos esgotos e águas residuais bem como a limpeza das linhas de água, há meia dúzia de anos atrás o rio voltou a ganhar vida com alguns peixes principalmente tainhas a subirem rio acima até à cidade de Torres, no inverno a foz do rio encontra-se aberta o que permite que entrem várias espécies de peixes nomeadamente robalos, tainhas,linguados e solhas que ali fazem a desova, é um aquário para os peixes juvenis.
Com o avançar do verão a foz  do rio fecha e com a diminuição do caudal provocada pela pouca ou nenhuma entrada da água do mar com a agravante de também não vir água do lado da nascente que é aproveitada pelos agricultores que constroem diques  para regas das hortas  o oxigénio começa a faltar aos peixes, provocando a sua morte por asfixia.
Neste momento a câmara municipal estima que existam mais de 80 toneladas de peixe que estão em risco de morte, assim estão a ser efectuadas operações que tem em vista a oxigenação da água através de moto-bombas que transferem água do mar para o rio como é possível ver na reportagem do jornal da TVI24(http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/peixes-sizandro-rio-seca-tvi24-ericeira/1366461-4071.html).


Com todo este esforço tem conseguido manter os peixes vivos, mas mesmo assim aparece um ou outro que acaba por sucumbir, esperemos que o mar ajude e embraveça para que se consiga abrir o rio e os peixes possam regressar ao mar.

4 comentários:

  1. Boas amigo pedro por acaso já tinha visto a reportafem na tv,mas realmente é de enaltecer o esforço que está a ser feito,esperemos que o mar,rapidamente consiga ai entrar grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sim é de enaltecer o esforço feito pela autarquia para tentar evitar a catástrofe, até agora as medidas estão a ser suficientes, vamos esperar que a natureza faça o resto e resolva naturalmente a situação.

    Abraços e grandes fainas

    ResponderEliminar
  3. É uma tristeza, ver esta desgraça, mas pelo menos as autoridades, tentam fazer os possíveis, para minimizar, os prejuízos ambientais que dai advém.

    Se viesse ai uns tempinhos malucos de Agosto, podia resolver, mas é assim a natureza...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois era mesmo isso que era necessário, que a natureza reponha a normalidade como acontece anualmente.
      Ainda assim é de louvar a atitude bastante empenhada das autoridades competentes.
      Um abraço companheiro Manuel.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...