Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Um dia como professor de pesca

Mais um pescador lançado pelas mãos do professor Franco, após muitas horas de viagens em trabalho em conjunto com o José Navalho, onde vou contando as minhas jornadas de pesca ao meu companheiro lá fiz com que começasse a interessar-se pela pesca e comprasse com a minha ajuda material de pesca, não podia ser doutra maneira, grandes injecções de pesca leva ele, só podia dar nisto, em fim podia ser pior!!!
Agora chegava a hora de estrear esse material numa ida ao mar, a vontade e entusiasmo estavam em altas, e lá combinamos a 1ª aula de pesca para este domingo passado.
Por alguém que nunca pescou, a pescar minimamente e ao mesmo tempo fazer com que a cana vergasse pelo menos uma vez e tivesse uma estreia com peixe não ia ser tarefa fácil.
Tinha de escolher um pesqueiro com alguma altura onde o iniciante não se molhasse, e ao mesmo tempo onde pudesse pescar quase na vertical de modo a trabalhar a bóia minimamente e sem grandes pedras à frente onde o fio não se enrolasse, depois de consultar as previsões de mar de 2 metros com tendência a crescer sem vento mas com periudo elevado, com maré de quarto o destino escolhido foi os canhões na Ericeira, no canto sul do porto de pesca.
Chegados bem cedo ao pesqueiro, ainda estava fusco,temperatura amena e o vento nem bulia, para estragar os planos o mar vinha com grandes sets que variam constantemente o pesqueiro e com rasos muito curtos, era praticamente impossível pescar ali à bóia, principalmente para um estreante, tivemos de mudar de local e fomos para o Cavalinho, pois tem pesqueiros com condições idênticas.
Iniciamos a aula com os procedimentos básicos da montagem da cana, escolha de bóias e sua calibragem e a difícil tarefa de empate directo, pelo menos para o aluno que estava com as dificuldades normais de quem se está a iniciar.
Montada a cana, passamos para a 2ª parte da aula, como preparar o engodo, uma breve explicação da melhor maneira de engodar e por ultimo iscar com lombos de sardinha, para os iniciados(e não só) um verdadeiro quebra cabeças.
 Estava tudo preparado para iniciarmos a pescaria, breve explicação das varias maneiras de lançar, e já tínhamos a pesca na água, eu ia dando as dicas do posicionamento da cana, do ajuste constante do fio de maneira a que não agarre nas pedras e deixe a bóia fazer o que lhe compete, que é andar ao sabor das correntes, em busca do peixe, e passado poucos lançamentos a bóia afunda, uma boa ferragem e sem dar luta nenhuma estava feita a estreia do pescador e da cana, uma pequena tainha deixou-se enganar, ainda assim teve sorte foi devolvida ao mar.

Alguns lançamentos depois, nova ferragem, desta feita uma salema, que fez subir a adrenalina do José, mas após algumas boas corridas mar dentro acabou por cortar levando o anzol, novo empate com mais dificuldade ainda, por causa da gordura da sardinha, sem desistir lá conseguiu.

 Novo lançamento e mais uma salema ferrada, depois de trabalhar o peixe na perfeição contou com a minha ajuda, pondo o camaroeiro ao peixe, apesar do peixe não ser da qualidade desejada, e ainda por cima vinha defeituoso, mas para o estreante isso pouco importava, era ver a alegria por ter conseguido apanhar um peixe grande. 


A manhã foi passando, até ao virar da maré ele conseguiu tirar mais uma salema uma tainha, um robalinho e um sargote, ambos devolvidos, eu ainda fiz uns lançamentos mais para o final lá tirei 2 salemas, uma tainha e com algum custo um sargo para a grelha, também devolvi meia dúzia de sargotes, parece mentira, com o mar que estava tinha obrigação de dar uns bons peixes.

No final com o dever plenamente conseguido, fiquei bastante satisfeito com a pescaria do meu aprendiz, que na 1ª vez que veio à pesca apanhou alguns peixes, e pode comprovar que a pesca não é tão fácil como parece.
Como nem só de peixe vive o pescador, poder ajudar alguém a iniciar-se na pesca, e ser presenteado com a alegria e rasgados sorrisos de orelha a orelha, atrevo-me a dizer que tem mais valor do que tirar um bom exemplar, ou uma latada de peixe, além disso fez-me pensar novamente que o projecto de dar aulas de pesca tem pernas para andar, quem sabe um dia destes não temos uma escola de pesca no Oeste, a ver vamos.
Depois desta 1ª aula é praticar, correr novos locais de pesca, ver os comportamentos dos pesqueiros bem como dos peixes e não tenho duvidas que vai apanhar bons peixes.

29 comentários:

  1. Boas Pedro,

    Ir à pesca com um professor assim é sinónimo de peixe garantido ... muito ou pouco o que importa é que dê gozo aquilo que se faz ... e para a primeira vez e tira logo peixe , fica já vacinado =D !

    No dia que abrires a escola ainda vou pedir umas aulas para esse tipo de pesca ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Inácio será com grande satisfação que o faria, pois estaria a partilhar conhecimentos com um grande pescador mas de spinnig, podíamos fazer uma troca de aulas, eu ensino-te de bóia e tu ensinas-me de spinning, o que te parece.
    Quanto ao aluno acho que ficou mesmo vacinado, agora é continuação.
    Abraços e bons lances

    ResponderEliminar
  3. É assim mesmo Pedro, votei no teu blog porque gosto da tua atitude.
    Olha que tenho apanhado uns peixitos na "minha pesca" e este fim de semana vou lá outra vez enquanto a mão está quente, se tiveres disponibilidade já sabes é só dizeres eu vou quase sempre mas ás noites.
    Um abraço
    João Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo João, é assim que sou, gosto de ajudar e partilhar conhecimentos.
      Este fim de semana não vai dar pois tenho prova do campeonato, um destes dias tens que vir a mais uma brincadeira de pesca na Bordinheira, mais que não seja pelo almoço e pelo convívio.
      Aproveita enquanto eles querem, pois não é todos os dias.
      Abraços

      Eliminar
  4. Nós não sabemos tudo ,estamos sempre aprender, mas é sempre agradavel partilhar os nossos conhecimentos com os amigos ...... a atitude é boa ...abraço pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é a pura verdade, estamos sempre a aprender, mas também podemos partilhar pois o sentimento de recompensa não tem explicação, é muito bom!!!
      Abraços e bons lances

      Eliminar
  5. Sorte a desse aluno com o professor que arranjou, um autêntico profissional grande abraço Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios companheiro Nuno, tu sim és um verdadeiro artista da pesca, um dia ainda gostava de fazer uma pesca contigo ai no Seixal, eu apenas ajudo partilhando o que a minha vivência na pesca me foi dando, nada de outro mundo, quem me dera ter tido alguém que me tivesse dado umas aulas de bóia quando comecei, tinha poupado muito tempo, material, e possivelmente teria apanhado mais alguns peixes, mas certamente não seria a mesma coisa.
      Um abraço e grandes fainas.

      Eliminar
  6. Mais um novo pescador que aparenta estar a gostar desta actividade, com um pouco de dedicação não tarda que apresente aí um bom robalão daqueles de encher o olho.
    Quanto á escola de pesca ofereço-me para sócio, o amigo Pedro trata dos inscritos da população em geral e eu dos meus colegas bancários mais novos que só andam de roda dos computadores e dos objectivos da empresa e não se dedicam a uma actividade lúdica, que pode ser a pesca, para trazê-los para a natureza.
    Já recebi a informação de que o próximo Grande Concurso da Bordinheira 2013 será a 12 de Maio, um dia antes do dia de Nossa Senhora de Fátima, mas que já será um dia abençoado.
    Entretanto, dado que é bem merecido, informo que estou a votar no Blogue todos os dias.
    Aguardo uma apreciação do meu amigo sobre as condições de mar para Domingo, envio um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo pescador está entusiasmadissimo, está neste momento a treinar os empates de anzóis, ele faz-se num pescador de 1ª.
      Quanto à escola de pesca, já me passou varias vezes pela cabeça, mas agora que isto está em crise é para esquecer, caso um destes dias arranque será o meu adjunto.
      Vamos ver se a Nossa Senhora nos abençoa nessa prova, tanto na organização como na pescaria.
      Desde já agradeço os votos, e o passar de palavra, é esperar para ver o que vai dar, VAMOS LÁ VOTAR PESSOAL.
      Já vou tratar de fazer o estudo das condições e já dou a minha opinião.
      Abraços

      Eliminar
  7. VAMOS LÁ A VOTAR AQUI NO BLOGUE DO NOSSO COMPANHEIRO DE PESCA, JÁ ESTÁ Á FRENTE COM 44 VOTOS, SE VOCÊS AJUDAREM VAI SER CANJA, O PEDRO A VENCER ESTA BRINCADEIRA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos votar SIM!!!!
      Agora ganhar não vai ser pêra doce, os blogs a concurso são muito bons, mas nada é impossível, as contas fazem-se no fim, mas com a vossa(sua) ajuda vamos lá certamente.
      Abraços

      Eliminar
  8. Grande professor Pedro, se o negocio da escola for para a frente eu abro aqui um franchising da tua escola e fazemos um intercâmbio de alunos,llolll, e vivemos da pesca,llolll,era perfeito,llolll,pensa nisso,llollll, grande abraço companheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado grande João, é um sonho que quem sabe não se torna realidade, seria perfeito viver fazendo o que mais gosto.
      Tenho de ir ai averiguar as potencialidades para o franchising pois professor já tinha um em mente, serias tu, tinhas de andar entre o surf e a pesca hi hi hi..., ou pelo menos para uma pescaria contigo.
      Abraços

      Eliminar
    2. Podes sempre aparecer um dia aqui por baixo,serás certamente bem recebido e iremos aos meus pesqueiros dos sargos,apanhar o almoço, pesqueiros a tua medida é o que não falta, a 2 semanas que o mar não dá descanso, mas as últimos sargos que apanhei foi numa pesca muito parcida com a tua (pesqueiros) e os sargotes andam ai... agora to só a espera que o mar baixe, grande abraço, se por acaso pensares em vir cá, guarda-te para março, pois é ai que os sargos grandes encostam, é só tabuas,llollll.

      Eliminar
    3. Tábuas?
      Se é isso eu também quero ir aí. Fico a aguardar um convite.
      Um abraço

      Eliminar
    4. Amigo João Santana, nunca se sabe se não será mesmo em março que uma pescaria aos grandes sargos de Sines, pelos vistos tenho a companhia do amigo Artur que também não gosta nada de pesca.
      Vamos falando, e sonhando com essas tábuas.

      Eliminar
  9. O professor

    Rapaz simples de boa conversa e sempre pronto a ajudar.
    Respira mar, pesca por todo o seu corpo, dia e noite sempre a matutar no mar e nas sua possibilidades.
    O nuvem (aprendiz) já uma pessoa muito mais complicada,
    gosta de tudo nos trinques, explicado tim tim por tim tim.
    Mas, o mais importante é que foi uma manhã muito mas mesmo muito bem passada, o professor deve ser o melhor lá daquele sitio ou bandas como quiserem, conhece todos os pormenores, cantinhos e locais para se pescar, estar com ele junto ao mar foi uma experiência que muitos seus amigos já devem ter reparado, depois de tudo arranjado e explicado para se proceder á prática é ver o mestre entrar em ação, parece um jogador de futebol, a velocidade de execução define o artista e ele é o verdadeiro da pesca, isto está para ti como o futebol para o madeirense.
    Vai ser sempre assim, muito obrigado Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo Zé, foi um grande prazer dar umas dicas e luzes sobre como isto funciona agora só depende de ti, certamente vamos combinar novas pescas e vou avaliar se tens feito os trabalhos de casa como manda a lei, na próxima pescaria quero ver essa cana vergar mas com algum sargo.
      Obrigado por esta oportunidade de poder passar a palavra e por ouvires todas as secas de pesca durante semanas afio.
      Abraços e até amanhã

      Eliminar
  10. Sin duda el alumno esta en buenas mano, pronto se hará un buen pescador.
    Por cierto amigo Pedro en estas Navidades pase muy cerca de donde vives, tenéis una costa maravillosa y se ven muy buenos pesqueros.
    hice un circuito desde Cascais hasta Peniche. algún día me llevare mis cañas por esas tierras.
    Un abrazo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah, agora está por sua conta, as directrizes estão dadas.
      Quando cá passares diz alguma coisa que eu faço-te uma visita guiada pela minha costa, e quem sabe não tiro o pó à minha velhinha cana de surfcasting e te faço companhia numa saída noturna.
      Abraços e continuação de grandes capturas

      Eliminar
  11. Grande Franco!
    O José já tem o bichinho da pesca cravado,agora é so deixares a febre começar almentar:))) aimda mais semtindo o prazer da cana a vargar nas maos,aiii ninguem segura o Jose,certamente se tornará um bom pescador ,pois tem um grande professor.
    um abraço aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Alexandre, eu tenho o enorme prazer em ajudara divulgar a pesca desportiva, para mim é uma alegria enorme colocar alguém a pescar e vê-los a apanhar o seu 1º peixe é alegria contagiante, vale bem a pena.
      Agora vai pescar e evoluir, na próxima pescaria vai notar-se certamente e ninguém o vai segurar, é só sargos!!!
      Abraços companheiro

      Eliminar
  12. Um Grande abraço ao Professor Pedro Franco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti Sérgio também um forte abraço e grandes peixes.

      Eliminar
  13. Grande Pedro! É como te digo... acho que podes e deves investir na tua ideia de aulas de pesca!!! Fantástico... o post e a tua atitude! Abraço!! Pedro Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem aparecido grande amigo Pedro, já sentia saudades tuas, o meu pai de vez em quando pergunta por ti, temos de combinar uma ida ao mar os 3, bem sei que não vai ser fácil conjugarmos um dia para estarmos à pesca devido à falta de tempo.
      Olha podias dar-me o teu nº de telefone, é que o meu telemóvel pifou e perdi todos os contactos que tinha, manda para o meu mail.
      Quanto à escolinha esta na gaveta, mas nunca se sabe até quando!!
      Espero ver-te em breve, vai dando noticias, um abraço e tudo a correr bem para ti e para a família é o que desejo.

      Eliminar
  14. Comé amigo..:-) Parabéns pela iniciativa, pois é um prazer enorme poder ensinar alguém que gosta de pesca, mas que não sabe..:-) É sempre uma satisfação enorme quando pudemos ensinar alguém e acompanhar a sua evolução..:-)

    Aquele abração amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís,
      Sem duvida que ensinar é muito bom, é uma coisa que infelizmente poucos fazem mas eu não me importo de o fazer acho que ganho muito com isso principalmente novos amigos, muito bom mesmo.
      Abraços e bons lances.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...