Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

domingo, 31 de março de 2013

Mantendo a tradição

Mais um ano, mais um grande convívio dos amigos da pesca na Bordinheira, onde vamos mantendo a tradição e  na ementa a tradicional matança de porco, tão típica da região Saloia.
Manda a regra que no dia anterior se proceda à tradicional matança dos porcos com ajuda do pessoal amigo, para matar, limpar e claro está para comer e beber uns canecos.


Depois de tudo a postos, esperavam-se muitos amigos para um dia de grande convívio,  mas um mau dia de pesca, muito complicado, com o mar grande, vagas enormes e perigosos enchios.
Apesar das condições extremas compareceram cerca de 120 bravos pescadores, eu como tinha prometido ao meu filho que se as notas fossem boas ele ia, tive de cumprir a promessa, mesmo com as péssimas condições, e verificar que ele já revelas algumas qualidades para ser um pescador, um pouco de loucura e teimosia e acima de tudo muita vontade de ir pescar.
Apesar de todo o seu esforço, veio de mãos a abanar, como a maior parte dos pescadores, onde apenas 19, conseguiram apanhar peixe.









Depois do trabalho feito, esperava-nos um grande almoço, com a tão conhecida cachola(papas de serrabulho), acompanhada das cagarraças, o porco no espeto e para terminar alguma variedade de sobremesas.






No 1º lugar da classificação ficou o colega António Malaquias, que apanhou 4 tainhas, uma salema e um sargo, em 2º ficou o João Carvalho que apanhou 7 peixes, o maior numero de exemplares, e a fechar o pódio ficou Sergio Reis, o maior exemplar foi uma tainha com 1140.

Como se esperava foi mais um grande dia entre muitos e bons amigos, espero que todos se tenham divertido, pois a finalidade era mesmo essa.

21 comentários:

  1. Boa Páscoa Pedro, belo convívio, já não vou a uma matança do porco a uns anos:), o peixe está mesmo escasso ai, tens pescado a chumbadinha? é com esses mares é a melhor técnica que podes utilizar, a meu ver, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João,
      sem duvida que foi um grade convívio, tal como no ano passado, para o ano repetiremos certamente ficas desde já convidado.
      Pouco tenho pescado, e este fim de semana nem pesquei, dei total atenção ao meu aprendiz, com as condições que estavam tivemos mesmo de pescar à chumbadinha, e mais umas vez o peixe demonstrou que anda por outras bandas.
      Vamos tentando e esperando por dias melhores.
      Um grande abraço e uma boa Pascoa para ti e para os teus

      Eliminar
  2. Boas Pedro
    valeu a pena ir ao encontro,bom convivio e conheci novos pescadores ,como o tão famoso fotografo e teu amigo HELDER LUCA .Até uma proxima e SAÚDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande mestre Nuno,
      para mim foi um prazer poder contar contigo e com o Nelson, tanto a pescar como no almoço, é bom saber que gostaste do convivio e que se divertiram e acima de tudo tiveste a oportunidade de realizar novas amizades com pessoal 5 estrelas.
      Fica o convite para participarem nas provas que se realizarem na Bordinheira pois serão bem recebidos.
      Ficamos a aguardar por nova pescaria juntos desta feita ao spinning.
      Um grade abraço

      Eliminar
    2. Nuno gostei de te conhecer pessoalmente.Quando resolverem marcar esse encontro de spinnig convidei_me que eu precisso de aulas.um abraço

      Eliminar
  3. Belo convívio! Não tarda nada o teu filho é que começa a desafiar e tu começas a andar para trás...:)

    Não há problema, não apagues mas os peixes que apanhas...:)

    Abraço e Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel por voltares a publicar o comentário que eu sem crer fiz questão de apagar.
      Foi sem duvida um grande convívio, pela vontade do júnior ele participava em todas as pescarias, mas ainda não tem autonomia para pescar sozinho, e com as condições de mar e tempo agrestes ainda pior, mas daqui a uns anos não tenho duvida que isso venha a acontecer, pois eu vejo por mim e pelo meu pai, é assim o ciclo da pesca.
      Para a semana vou ver se não apago os peixes da minha pescaria.
      Um abraço e uma boa Pascoa

      Eliminar
  4. Amigo Pedro,passamos um excelente tempo no sabado o convivio foi mt bem organizado,Voces estao todos de parabens.Gostei da maneira como foi recebido e das novas amizades que arranjei e do que gostei mais de td foi do porco.ehehe estava um espetaculo.Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo Hélder, ainda bem que gostaste de tudo, pois o dia era propicio para o convívio e arranjar novas amizades, fica o convite para participares noutras brincadeiras que se realizem na Bordinheira, sabes que é um prazer poder contar com a tua companhia e boa disposição.
      Ainda conseguiste apanhar um peixe e dar tareia nos professores(eu e João Rodrigues).
      Um abraço e boas pescas

      Eliminar
  5. Boas Pedro!
    O peixe não apareceu,mas o porco esta lá e com otimo especto,grande fotos essaa de grande convivio,a cara do teu miudo de super contente agarrado a cana,uma grande páscoa ai para voçes,um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi mais um grande dia, onde todos se divertiram e comeram uma boa almoçarada, o porco estava mesmo uma maravilha e o meu petiz mesmo não apanhando nada adorou o dia bem passado.
      abraços companheiro

      Eliminar
  6. Boas grande pedro sim senhor,um grande convivio embora o peixe não tenha "participado",mas nem por isso deixou de o ser.nem sei aos anos que não assisto a uma matança,desde os meus tempos de miudo quando ia sempre para o alentejo nesta altura,um grande abraço e esperemos que para muito breve grandes fainas!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de preservar o que é tradição, e este convivio já o começa a ser pois são 2 dias de grande festa e companheirismo, onde se cumpre atradicional matança do porco e no dia seguinte se faz as tipicas comidas da matança.
      O peixe não apareceu, mas o dia valeu bem a pena, ficamos todos a aguardar dias de fainas melhores.
      Um abraço

      Eliminar
  7. O peixe e o mar não colaboraram mas o porco marcou presença. eheheheh Para além do convivio, o mais importante era dares apoio ao petiz.

    Saúdinha ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Pêjota, pois o peixe não apareceu, e o porco marcou presença mas posso dizer-te que foi por pouco tempo, etava uma maravilha e quase que nem os osso escapavam hi hi hi...
      Sem duvida que apoiar o pequeno é prioridade, sempre que ele mereça vai acompanhar-me nas pescarias.
      Um abraço e saudinha da boa.

      Eliminar
  8. Amigo Pedro mais uma boa festa de amizade onde deu para divertimento e para beber uns bons copos (se calhar isso era o que eu tinha precisado )lol obrigado pelas tuas palavras agora isto está fino e pronto para a luta a ver se segunda vou treinar nem que seja ás nossas amigas salemas
    Um abraço deste amigo
    Jcordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais amigo Justino, se tivesse vindo teria gostado pois foi uma grande parodia, sempre que se realizar um convivio na Bordinheira está convidado, tenha disponibilidade para tal, etou a fazer conta que um dia possa vir.
      Agora que já está melhor, vamos lá matar uns peixes, nem que sejam salemas, o que importa é vergar a cana.
      Um grande abraço

      Eliminar
  9. amigo Pedro que buen asado, yo me hubiera conformado solo con eso, saludos desde Málaga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nono Hidalgo, o que safou a pesca foi mesmo o porco assado, estava um espectaculo, e acompanhado por muitos amigos melhor ainda.
      Um abraço e obrigado pela visita e comentário, és sempre em vindo ao meu diario de pesca.
      Um grande abraço de Portugal

      Eliminar
  10. Boas Pedro,

    a tradição... a nossa inimeiga ASAE anda a dar cabo delas todas...

    O Cebolão esteva presente ou não ? hehehe...

    Boas fotos de convivio ;) que grande petisco que deve ter sido... quem me dera andar por perto... hahahaha ;)

    Grd abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Matos,
      a ASAE bem tenta mas há tradições que dificilmente acabam, esta é uma delas, para o ano ten de cá vir e comprovar como mantemos esta tradição de pé.
      Foi mais um dia inesquecivel.
      Abraços e as pescas possiveis

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...