Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 4 de março de 2013

Um dia de pesca pelo Gonçalo

Este foi um domingo bastante diferente no que toca a pesca, pois realizou-se em Peniche um concurso de pesca para angariar fundos para o pequeno Gonçalo(vamos continuar ajudar!!!!).
No que toca a pesca de competição, fui um dia para a descontracção em que as classificações não eram importantes, mas sim  participar e contribuir para que os objectivos fossem alcançados.
Num domingo primaveril e de mar manso, responderam ao apelo mais de uma centena de pescadores, e   muitos que pagaram a inscrição e não vieram, esta atitude é de louvar, e demonstra bem que nesta comunidade de pescadores além da competição impera o espírito de entreajuda e de grande amizade.
Apesar de ser um convívio a brincar, todos deram o máximo para alcançar uma boa classificação, eu não fui excepção e fui tentar apanhar uns sargos penicheiros.
Fui pescar para a Papôa, mais propriamente para o pesqueiro das escadas de ferro(inox), na companhia do Artur e do meu pai.


Como o mar era manso procurei aguas mais fundas, com bastante pedra, onde fizesse um pouco de feição, e alguma espumada, na intenção de apanhar uns sargos, mas tal como na minha zona os sargos andam arredios, e foram as salemas a darem animação a mais esta jornada.
Monto uma cana com fio 0,165mm, pois as aguas eram abertas, uma bóia de 3grs, e uma cana ligeira, logo no inicio vi que não estava preparado para este tipo de pesqueiros, em que tinha necessidade de levantar todos os peixes e não levei camaroeiro, obrigando-me a um esforço extra para tentar encalhar os peixes e perdendo muitas salemas ao içar.
No final da pescaria tinha na lata 15 salemas, 2 tainhas, 4 sargos e um bodião, acabei por ficar em 23º lugar com 14400 pontos, foi um dia muito agradável de pesca em boa companhia, onde tive a oportunidade de conhecer um novo pesqueiro, que para os sargos parece ser muito bom.

Depois de realizada a pesagem em que as salemas e tainhas foram os peixes mais capturados, segui-se o convívio com uma grande e apetitosa almoçarada, nas instalações da C.M. de Peniche.
Na classificação geral o 1º lugar coube ao Victor Migueis com 49 peixes, o maior exemplar da prova foi uma tainha com 2,050kgs, capturada pelo Guilherme Serrano, e o maior nº de exemplares coube ao Nelson Inácio com 66 exemplares.

Para mim foi um dia de emoções fortes, no que toca a sentimentos, em que sai de Peniche muito satisfeito, pois foi um dia onde a palavra solidariedade se pode aplicar na sua plenitude, onde todos se uniram e colaboraram por uma grande causa.

Assim só me restar dar força para que tudo corra pelo melhor ao pequeno Gonçalo, e que tudo o que os pais dele mas desejam se concretize.


20 comentários:

  1. Boas Pedro,excelente iniciativa,espero que tenha ajudado um pouco o Gonçalo,ontem o campeao foi ele.Em relaçao a tua pescaria,era o tipo de pesqueiro que tu nao gostas e sem ajuda de camaroeiro ainda pior,(e verdade o teu camaroeiro ainda e vivo)lolUm abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Helder,
      Espero e tenho a certeza que ajudamos o Gonçalo, sem duvida que ele foi o campeão.
      Por acaso até gostei do pesqueiro, mas o camaroeiro que ainda é vivo, como sempre ficou em casa, mas desta vez fazia falta, pois tinha tirado mais umas quantas salemas que acabaram por partir, menos mal, se fossem sargos era pior.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  2. Pois é amigo Pedro, provávelmente terá sido alguém que quer desviar o meu amigo dos bons caminhos da pesca e o colocou nesses penedos altos, sem um bocadinho de areia para encalhar o peixe. Ele á gente para tudo!!!
    Foi mais uma grande aventura no meio de grandes calhaus, alpinismo, apoios de escada para pesqueiro, etc. Mistura de águas lusas com oxigenadas e peixe a responder assim, assim. Mais uma vez verifiquei a capacidade de adaptação que o meu amigo tem para qualquer zona de pesca, penso que o princípio que domina o meu amigo é este: "Tem mar? Então tem que haver umas águas espumadas para apanhar peixe, se não fôr aqui é ali, se não fôr confortável, leva-se porrada, se não fôr em seco é molha até ao pescoço, se é preciso subir uma "serra" e voltar a descer, faz-se! Etc!!!
    Quanto aos concorrentes, admirei-me de a rapaziada de Peniche ter deixado os 1ºs lugares por mãos alheias, alguma coisa não está bem, mas também, a rapaziada do Varatojo tem créditos assumidos e vai daí "rapa" os primeiros 3 lugares, Vitor Miguéis, Sérgio e Paulo foram competentes e estão de parabéns.
    Estou "ofendido" de o Filipe ter ido para o meu pesqueiro do Baleal e rapinar-me para aí umas 40 salemas, eu a "guardá-las" para as provas dos bancários e vai daí ele "prega-me esta partida". Temos que conversar melhor sobre este assunto.
    Almoço completo muito bem confeccionado, incluindo carnes frescas e deliciosas, e instalações 5 estrelas.
    Ficamos a aguardar pela confirmação do bom êxito da vida futura do Gonçalo, que lhe permita competir na pesca ou no que ele quiser. Felicidades para ele e família.
    Um abraço para o meu amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo, alguém anda a desencaminhar-me? Ele à gente que gosta de mostrar o que sabe(pesqueiros), e à outros que não ensinam nada a ninguém, esses são bem piores!!!!
      Nada disso, se não fosse assim ainda desconhecia completamente este magnifico pesqueiro, possivelmente com um pouco mais de mar ou aguas mais tapadas dá uns sargos kileiros, para mim é um pesqueiro de alta categoria, temos é de ir devidamente preparados para ele, com fios um pouco mais grossos e um camaroeiro.
      Eu é como diz, onde houver mar arranja-se sempre um canto para trabalhar, seja com mais ou menos esforço dá para a malta se divertir, que no fundo é o que mais importa, tudo o resto é paisagem, e posso garantir que onde estivemos a pescar a paisagem é magnifica.
      A malta do varatojo, em Peniche quando o mar está de feição e apanham salemas no pesqueiro são umas maquinas, não dão hipóteses.
      Quanto ao resto está tudo dito, foi 5 estrelas.
      Um abraço companheiro.

      Eliminar
  3. La verdad que es una buena iniciativa y los pescadores han demostrado su solidaridad. espero que se alcance el objetivo del todo y el pequeño Gonzalo puede disfrutar de una vida normal lo antes posible.
    saludos desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que é o que todos mais desejamos companheiro.
      Um abraço e boas pescas

      Eliminar
  4. Grande Pedro,que a vossa iniciativa marque uma grande victoria na vida do pequeno Gonçalo,um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Todos esperamos que sim, ele e os pais merecem que tudo mude para melhor.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Boa iniciativa,muita força para o Gonçalo e para os pais, um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Boa iniciativa e mais uma vez demonstra o quanto somos solidários, visto o actual panorama de crise que nos encontramos.
    Votos que tudo corra o melhor possível para o Gonçalo e para os seus Pais e muita força!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Manuel, esses são também os meus votos.
      Abraços

      Eliminar
  8. Gran iniciativa y generosos participantes. Enhorabuena a todos y mis mejores deseos para Gonçalo y familia.
    Un cordial saludo, Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ramón, foi um grande dia para todos mas especialmente para o Gonçalo e pais pois de certeza que sentiram que todos estavam com eles.
      Abraços de Portugal

      Eliminar
  9. Pedro são estes momentos que nos enchem de orgulho e fé nos homens quando tudo fazem para ajudar quem sofre,quanto á pesca estiveste no meu pesqueiro de eleição pois faço 3/4 pescas anuais nele e com o mar de feição é excelente
    Um abraço meu amigo
    JCordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Justino foi um dia de fortes sentimentos que dificilmente esquecerei, o pai do Gonçalo fez um pequeno discurso emocionado que penso ter tocado a todos, eu fiquei todo arrepiado e com pele de galinha.
      Quanto ao pesqueiro nunca lá tinha pescado, mas gostei muito, possivelmente noutra altura dá bom peixe.
      Abraços companheiro

      Eliminar
  10. Excelente iniciativa!Espero todo de bom ao pequeno Gonçalo e familia!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inácio, esses são também os meus votos.
      Um abraço.

      Eliminar
  11. A nova imagem do blogue surpreendeu-me pela positiva. O fundo está muito bom, cheio de côr. A imagem de capa também ficou muito bem. As cores e o texto também se encontram realçadas, pelo que a minha apreciação global é muito positiva. O meu amigo terá que ser felicitado por esta melhoria, e o numero de visualizações a crescer também deve ser um motivo de orgulho.
    Um abraço e até sempre.

    ResponderEliminar
  12. Boas amigo Artur, isto de andar a inventar tem destas coisas, quando comentou estava porreiro, mas depois estraguei tudo, agora dei uma arranjadela mas não está como estava, sendo que já perdi um pouco a paciência por agora, volto a tentar melhorar logo á noite ou noutro dia.
    Um abraço e obrigado pelo elogio.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...