Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A fúria das cavalas!!

Aproveitando uma folga no trabalho lá fui eu mais o meu aprendiz para uma jornada de pesca, a ideia era ir tentar uns sargos à maré cheia ao romper da manhã, junto ao porto da Assenta. 
Depois de ver o mar manso demais, coisa que não deixava grandes esperanças para os sargos, mas ainda assim descemos e tentamos.
Um sargo bicudo(diferente do sargo legitimo na parte da boca), espécie que era raro aparecer nesta costa mas que ultimamente tem aparecido, o ecossistema em mutação constante porque será?
Aparecem estes peixes diferentes, e toneladas de salemas, e os outros peixes autóctones tais como sargos, tainhas e robalos  que abundavam deixaram de aparecer, é sem duvida algo que me intriga bastante.

Após 2 horas de pesca sem sinal de peixe, a não ser umas miudezas e alguns agulhas que foram sendo devolvidos, pensei então em ir até aos Coxos tentar umas cavalas pois o mar estava bom para isso, arrumamos as tralhas e lá fomos.
Chegados aos Coxos ainda estavam muitos pescadores amontoados em grande azafama, o que era sinal que elas estavam por lá, rapidamente descemos e tentamos afastar-nos um pouco do maranhal  de pescadores de fios e de bóias, pois o miúdo ainda não tem experiência suficiente para estas grandes confusões, e a probabilidade de enrolar as pescas quando engatasse uma cavala era mais que certa.



 Encostamos-nos à esquerda do pessoal para não estorvar e a festa começou, arranques fortíssimos e grandes corridas desenfreadas das cavalas proporcionavam ao João momentos de adrenalina lançamento após lançamento.
Com o passar das horas o peixe começou a falhar e demos por terminada mais uma divertida jornada, com uma boa teca de cavalas na lata, estas vão ser alinhadas e cozidas com uma batata nova e uma cebola, regadas com azeite para um almoço à moda antiga. 
Um abraço a todos e boas fainas.  

15 comentários:

  1. Boas Pedro, quando era pequeno também me divertia muito a apanhar cavalas, era uma adrenalina :):) mais uma jornada divertida isso é que interessa, força ai, abraço aos pescadores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João é uma pesca boa para iniciantes praticarem, pena é que são mais que as mães a pescar nestes pontos específicos, e a maior parte são principiantes, mas que grande confusão!!!!
      Mas é uma pesca que ele gosta pois as cavalas dão uma luta danada, como dizes o que importa é que foi mais um dia bem passado junto do mar.
      Aquele abraço

      Eliminar


  2. Grande Pedro, o teu filho deve ter delirado apanhar cavalas, pois elas dão um gozo enorme apanhar..:-) Ainda me lembro de quando era miúdo e deliciava-me com a luta delas...hahaha
    Um grande abraço para os dois amigo..:-)

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer que delirou, até o pessoal que lá estava ficava maravilhado e a rir com a energia do raio do puto, para repetir em breve.
      Aquele abraço amigo.

      Eliminar
  3. Com que então vai-se ao mar buscar umas cavalas para serem "alanhadas" para o almoço? Isso é que é vida boa e saudável, com almoço de produtos biológicos e frescos. Boa jornada.
    O César acabou de me enviar uma foto de um belo exemplar de robalo c/ 8 kg, grande campeão também.
    Um abraço para os pescadores e até á próxima jornada de competição que será em 31Ago, sábado, no Convívio de Pesca da Festa da Bordinheira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande amigo, temos de aproveitar o que de bom a natureza dá, e digo-lhe que estas estavam bem boas, um luxo.
      Grande César está com saudades da competição, em breve vai começar o 2º rund, esse robalo tem um ano mas é sem duvida um monstro.
      Abraço e vemos-nos na pescaria da grande festa da Bordinheira, para mais um grande dia.

      Eliminar
    2. Quer então dizer que a foto do Robalo de 8 kg que o César me enviou já é do ano passado? Vou já mandar-lhe um descompustura.

      Eliminar
    3. Penso que sim, a não ser que ele tenha tido a sorte de ter tirado outro, o que é improvável.
      Grande abraço

      Eliminar
  4. Mais uma jornada, com o teu filho, 5 estrelas!
    Pois o que se passa como o ecosistema, não sei... Sei mas é que a coisa pelo menos para os meus lados não anda nada fácil, cada vez mais é uma batalha para encontrar uns pexecos dignos de registo! Se vai melhor, tenho que acreditar que sim, mas com pouco feeling...
    Agora que cada vez mais tens um companheiro à altura tens que aproveitar e fazer umas pescas nocturnas, atrás daqueles trofeus...:)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Manuel isto anda mau e não é só por ai, aqui este ano tem sido um deserto no que respeita a peixe de qualidade, também tenho impressão que vai melhorar vamos ver quando.
      Ainda é muito cedo para o levar para jornadas nocturnas, mas este ano quero apostar forte no spinning e na chumbica para tentar uns exemplares de peso, vamos ver!!
      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Essas cavalas dão uma luta, o teu puto deve de ter curtido bem :)

    Boas pescas
    João Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      Se ele curtiu, não se cala com o raio das cavalas, pois elas dão uma boa luta e se forem grandes ainda mais.
      Um abraço e bons lances

      Eliminar
  6. Muito bom Pedro, as cavalas além da luta que dão são um belo petisco.
    Um abraço
    João Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem mais grande amigo João, e da maneira como vai o pais não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçar nada, é um grande petisco sim senhor.
      Grnde abraço e boas pescas

      Eliminar
  7. qual foi o isco cacete??

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...