Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste e não só.

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pesca na Republica das Bananas

Neste domingo realizou-se o convívio de pesca da A.PE.CA.CO de Colares no litoral Sintrense, foi um dia de festa para este grupo pois comemoraram 24 anos de existência, cerca de 110 pescadores de vários clubes marcaram presença para festejar com esta instituição.
Desta vez arranjei disponibilidade e fui também, o destino já estava traçado, a pescaria foi realizada na zona de Magoito, mais propriamente na praia da Aguda, além de ir com o meu pai, juntou-se a nós o João Rodrigues para mais uma aventura piscatória.
Depois do sorteio lá fomos em busca do peixe, cada um escolheu o seu pesqueiro inicial, depois de feito o engodo e montadas as canas era hora de procurar os peixes, o pesqueiro estava do meu agrado, mar mexido, aguas com boa cor e umas coroas de areia nova por dentro, ideal para os sargos e robalos.
Na primeira hora não dei com o peixe, com menos agua no pesqueiro consegui tirar 6 peixes seguidos, 4 sargos, uma tainha e um robalo, o peixe entrou de repente mas depressa desapareceu obrigando-me a procurar noutros buracos.
Lá fui tentando, e com muita insistência lá aparecia um ou outro peixe solitário, depois de a maré dar a volta e depois de procurar bastante, tentei junto do meu companheiro João Rodrigues que na altura também desesperava por algum peixe.


Com a maré a subir apertamos no engodo, e na ultima hora de pesca ainda conseguimos enganar alguns peixes, a lata ficou composta no total 9 sargos, 6 tainhas, 2 robalos e uma baila.
Já no posto da entrega do peixe deu para ver que apesar de não haver muito peixe, havia umas pesca s bastante boas em peixe de qualidade, das quais destaco estas, 2 senhores robalos e uma cerada de sargos com mais de 10kgs.

Enquanto decorreu a demorada pesagem, foi servido o almoço para restabelecer forças, passamos para as sobremesas e digestivos, depois de muito esperar e desesperar lá saiu a classificação final e afixada na parede.

O campeão das sobremesas, cuidado com os diabetes!!! 

Como já tínhamos esperado pouco, a organização brindou-nos em jeito de gozo com mais umas horinhas de espera, até se dar inicio à tão aguardada entrega de prémios.
Enquanto uns comiam marisco, outros quase dormiam, nós fomos dando conta de alguma comida que sobrou do almoço, como estávamos na Republica das Bananas a fruta da época foi devorada sem piedade, foram cachos delas, pilhas e pilhas de bananas.







Já bem tarde, por volta das 7 e meia da tarde começaram a entrega dos prémios, em primeiro lugar destacadamente ficou o Luis Alves da G.A.P de Magoito com 38600pts, com uma grande pescaria de sargos 9,650kgs feita a pescar ao pião, para ele os merecidos parabéns.

Em 2º lugar e também da G.A.P. ficou o João Sequeira com 25350pts, a fechar o pódio ficou o Guilherme Serrario do Paço D´Arcos com 24640pts.
O maior exemplar foi um robalo com 2,950kgs capturado pelo Eduardo Pantana, a maior quantidade de exemplares foi ganha pelo João Sequeira com 111 peixes capturados, por clubes e equipas a G.A.P de Magoito saiu vitoriosa.
Eu acabei em 8º lugar com 14970pts, pelo meio anda ouve tempo para cantar os parabéns à A.PE.CA.CO de Colares pelo 24º aniversário, mas num dia que devia ser de festa poucos eram os que estavam contentes e as palmas foram poucas, penso que derivado ao exagero de tempo de espera, já bem tarde, por volta das 9 e meia da noite estava terminada a cerimonia, era hora de voltar para casa.

Quero deixar uma mensagem para a organização, eu adoro estes convívios, mas assim não dá pessoal, penso que esta maneira de organizar um convívio não traz benefícios nem prestigia quem organiza, acho que estiveram mal em alongar propositadamente as entregas dos prémios, esquecem-se que existem pescadores que vem de longe e que tem muitos kms a fazer de regresso a casa, e que no dia seguinte é dia de trabalho,  este ano só estiveram presentes 110 pescadores para o ano provavelmente vão estar menos ainda, eu certamente vou ser um deles pois senti-me gozado, pensem porque é que cada vez somos menos e logo chegam a uma rápida conclusão, não me alongo mais.
Um abraço e bons lances companheiros.

8 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Parece que o peixe de qualidade encostou por ai!
    Desta vez não chegaste ao pódio, mais competições irão vir... :)

    Forte Abraço e força com eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Manuel,
      o peixe de qualidade tem dado um ar de sua graça e tem animado as minhas jornadas de pesca como foi neste dia, ainda fiquei longe do pódio mas ainda assim foi um bom resultado.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Boas grande Pedro..:-) Apesar de tudo que aconteceu, os meus parabéns pelo teu lugar, não estás nos 3 primeiros, mas com tantos participantes, o teu lugar, É um excelente lugar amigo.
    O melhor é a organização repensar e organizar-se melhor para a próxima, pois se querem ter o máximo de participantes de várias zonas do país, têm que pensar nos mesmos!!

    Aquele abraço e força amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, um 8º lugar é uma boa classificação, tudo o que seja nos 10 primeiros é óptimo.
      Quanto aos organizadores, devem ter percebido que falharam e possivelmente para o ano rectifiquem estas falhas para que o nº de participantes possa ser o maior possível, acho que é para todos e todos saem a ganhar..
      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Amigo Pedro, desta vez houve grandes pescarias, não era fácil chegares ao pódio, mesmo assim um 8º lugar é bem bom, parabéns!!! já andei por ai a passear e essa zona do Magoito tem um aspecto do caraças:):):) grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande João,
      era muito complicado chegar ao pódio, ouve pescarias de grande nível, mas o 8º lugar satisfez as minhas aspirações.
      Esta zona é muito boa de peixe, muitos sargos, robalos e douradas, é também muito turística e muito boa para praticares o surf que tanto gostas, tens de cá voltar pois vale a pena.
      Obrigado companheiro pela força, e bons lances.

      Eliminar
  4. Olá Pedro
    Consegui fazer ai um 4° lugar com 4kg de sargos.
    Mas não me alonguei muito na espera pois arranquei para as corvinas a seguir ao almoço
    E saquei uma de 18kg .
    Foi um dia em cheio.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sérgio,
      boa jornada esta que tiveste, 4 kg de sargos, bem bom valeram-te um bom lugar na classificação.
      Depois ainda lá foste matar uma burra dessas, que mais podias pedir, um dia em grande mesmo!!!
      Grande abraço e bons lances, cuidado, segura bem a cana, ainda corres o risco de ir parar dentro do Tejo ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...