Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Atenção ao peixe em mau estado!!!

No passado dia 16 de Agosto realizou-se o 2º Convívio de pesca de Gentias, integrado nos festejos anuais desta localidade, organizado pela jovem comissão de festas e ajudados pelo pessoal da Bordinheira, contou com participação de 50 pescadores para mais um dia de pesca, de boa comezaina e copofonia.
Aproveitando mais uma vez o bom tempo de verão dediquei-me apenas a ajudar o meu filho nesta jornada onde contamos com a companhia do meu pai.
O júnior tinha objectivos bem traçados, queria ficar à frente do avô, a jornada acabou por se revelar pouco produtiva devido ás más condições do mar, que estava agitado, turvo e bastante sujo de limos, já para não falar da forte nortada que se fez sentir.
A pescaria foi iniciada na Ursa à bóia com recurso a engodo de sardinha e iscando beliscos da mesma, passadas 2 horas sem um único toque de peixe fomos batendo todos os buraquinhos até Cambelas mas o peixe não andava por ali, apenas uma tainha que depois de ferrada acabou por soltar-se já aos pés.

De regresso ao ponto de partida, agora com a maré completamente vazia e já praticamente no final da prova foi com muita alegria que conseguiu desgradar com uma tainha.

Sem ter conseguido atingir o objectivo inicial pois o avô tinha tirado 3 peixes, 2 tainhas e um sargo, restava subir a arriba para nova desforra mas no saboroso frango caseiro guisado com ervilhas e batata, que nos esperava para o almoço.


Na entrega do pescado constatou-se que a falta de peixe tinha sido geral, coube-me a mim realizar a pesagem que ficou marcada por mais uma daquelas situações que deixam duvidas e estraga o bom ambiente que se pretendia, depois de abrir um saco com um robalo, pego no peixe e constatei logo que se encontrava estranhamente mole, pouso-o na balança que marcava 0,870kg, a desconfiança pairou no ar, «O peixe teria sido apanhado hoje?».
Depois de colocar a duvida, analisamos mais atentamente o peixe, as gelras aparentavam cor avermelhada, foi o que o safou, pois todos os restantes sinais indicavam o contrario, pontas da barbatanas secas e os olhos apesar de vivos não tinham aquele brilho característico de frescura.
Na minha opinião o pescador tinha sido desclassificado por apresentar peixe em mau estado de conservação, mas não tendo total certeza, coube à organização o aval final, que para não estragar o dia de festa acabou por aceitar o peixe.
Depois da classificação feita, quis o destino ironicamente atribuir a vitória ao Nelson Oliveira o pescador do dito robalo, totalizando 3480pts.

Em 2º lugar ficou Victor Silva com 3320pts, na minha opinião o justo vencedor e a fechar o pódio o sr Braga com 3280pts, para eles os meus parabéns.
O prémio de maior exemplar com uma tainha com 890grs e maior quantidade com 3 peixes couberam ambos ao meu pai Joaquim Franco.
O júnior ficou em 14º e penúltimo lugar dos que apanharam peixe com 950pts, os restantes 35 pescadores gradaram o que demonstra bem a escassez de peixe na costa neste dia.

Resta-me dar os parabéns pela boa organização e deixar uma mensagem a todos os participantes de convívios de pesca, conservem o peixe em boas condições a fim de evitar estas situações de mau estar pessoal e no grupo, pois o principal motivo da participação nestes tão salutares convívios é a amizade e camaradagem, esses são sem duvida os melhores prémios que recebemos.
A meu ver as vitórias ficam para 2º plano e se forem pouco honrosas ficam para ultimo plano, pensem no significado do prémio que se ganha de forma desonesta e logo chegam à conclusão que não tem nenhum valor.

Um abraço a todos e bons lances.

6 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Parabéns ao teu Pai! Isso é o troféu? Fogo mas aonde é que ele vai colocar isso?!?! LOL
    Em relação ao teu herdeiro, é sempre bom colocar objectivos com a fasquia alta, para a próxima poderão se facilmente concretizados!
    Em relação ao robalote... O melhor é fazerem competições logo com catch & release... LOL
    O que conta é o convívio, não é verdade?

    Forte Abraço e força ai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      desde já agradeço pelo meu pai, aquilo é mesmo um troféu e bem grade e pesado mas muito bonito e por incrível que pareça tem ainda la algum espaço em casa para mais um bonito prémio.
      Quanto ao miúdo bem que queria passar uma rasteira ao avô mas correu mal, fica para uma próxima oportunidade.
      Quanto ao peixe em mau estado fica na consciência de quem vai para competição com uma perspectiva errada da palavra vitória bem como da palavra desportivismo :(
      O que mais interessa no fim é mesmo o convívio.
      Um grade abraço e que venham bons lances.

      Eliminar
  2. Olá Pedro

    Realmente, as águas tinham mesmo mau aspecto! Isso pode, em parte, explicar os maus resultados gerais. E ainda bem que o teu filhote conseguiu tirar essa taínha para manter acesa a vontade! Para a próxima, ganha ao avô e daqui a um ano já ganha mesmo ao pai!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Jorge,
      as aguas não ajudaram mesmo nada para um bom dia de pesca, o miúdo lá conseguiu quase nos descontos safar a grade e trazer um troféu de lembrança de mais um dia bem porreiro.
      A desforra fica para uma próxima oportunidade, o meu velhote que aguarde que o júnior não desiste com três cantigas he he he....
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  3. Mais uma jornada de pesca e convívio, apenas ensombrado por uma captura que.... não terá sido devidamente cuidada... e mantida em boas condições de apresentação na pesagem, pelo que reforço a solicitação já efetuada para que todos os participantes nestas provas mantenham o peixe em boas condições de frescura. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo, reforço a ideia, da minha parte este peixe não tinha sido pesado, mas pronto, não quis ir contra a opinião da organização, da próxima não existem desculpas.
      Aquele abraço e até domingo.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...