Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

No mundo do associativismo

O associativismo assume, cada vez mais nos dias de hoje, um papel estratégico no âmbito do sistema Desportivo, Cultural, uma vez que estas estruturas, dada a proximidade face aos cidadãos, afirmam-se quer como pólos de desenvolvimento local, promovendo a crescente oferta de actividades, quer como espaços para fomentar hábitos de cidadania activa.


As Associação Promotoras de Desporto (APD), são pessoas colectivas de direito privado, sem fins lucrativos, que correspondem aos agrupamentos de clubes, de praticantes ou outras entidades que tenham por objecto exclusivo a promoção e organização de actividades físicas e desportivas, com finalidades lúdicas, formativas ou sociais.
 A A.D.R.C da Bordinheira enquadra-se neste tipo de associações, que se devem pautar por alguns requisitos:
- Promover e organizar actividades físicas e desportivas com finalidades exclusivamente lúdicas, formativas ou sociais.
- Assegurar que o seu objecto não se encontre compreendido na área de jurisdição própria das federações desportivas dotadas de utilidade pública desportiva.
- Dispor de incrementação local ou regional, assegurada pela filiação de praticantes.
- Comprovar ter capacidade para assegurar o desenvolvimento e expansão das actividades físicas e desportivas que promovem.


Entre as varias modalidades desportivas realizadas nesta colectividade encontram-se obviamente a pesca, o tiro ao alvo em varias vertentes, carabina de ar comprimido de precisão, carabina de ar comprimido de recreio e pistola de ar comprimido, existe também o ginásio que oferece um vasto leque de actividades.

Além destes desportos a colectividade organiza muitas outras actividades sociais anuais, o passeio de motorizadas, torneios de cartas, festas anuais bem como muitos outros festejos temáticos, magusto de São Martinho, festa das crianças no Natal, festejo dos santos populares com as típica sardinhada entre outros.
Este tipo de clubes desportivos são meio de acesso e suporte fundamental à actividade desportiva de largos estratos da população. Considerando a importância que os clubes desportivos ou associações podem ter junto da população, constituem em muitos casos a única via de acesso à prática desportiva,é importante conhecer a realidade do associativismo, dando a conhecer sobretudo os serviços que estes prestam à população.
Por todos estes motivos não podemos deixar morrer estas Colectividades e Associações muitas delas com muitos anos de vida, seja associado e contribua para um futuro melhor para as gerações vindouras.






6 comentários:

  1. Boas Pedro!
    Pelo que dá paa perceber, estás inserido num grande grupo!
    Boas continuações e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      esta colectividade da qual faço parte é o exemplo puro de associativismo, numa terra tão pequena como esta consegue cativar e agregar um grande numero de participantes em várias actividades, isto é que faz com que ela ganhe vida e a torna ainda mais activa.
      Um grande abraço e bons lances.

      Eliminar
  2. Grande Pedro..:-) Parabéns por todo o teu esforço e dedicação amigo, apenas te desejo muita saúde..:-)

    Um grande abraço e força amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande Luís, por cá continuaremos a desenvolver o nosso trabalho para que tudo funcione da melhor maneira,
      Aquele abraço e bons lances.

      Eliminar
  3. Boas Pedro
    parabéns e continuações . SAÚDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno,
      para o ano contamos contigo para participar em mais um grade convivio dos pescadores.
      Aquele abraço e vemo-nos ai em breve.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...