Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Uma perdiz mansa e 2 patos bravos.

No dia 16 de Novembro realizou-se o Convívio de pesca nos Casais de São Lourenço, como tinha prometido levei o meu júnior pois tem-se portado bem na escola, como era capa do cartaz do convívio tinha de estar presente.
Como pouco tempo ou quase nenhum tinha para pescar, para dar apoio ao júnior, aproveite e levei comigo mais um júnior da zona Oeste, que conheci na net o Sandro Policarpo, deu para dar-lhe umas dicas e também para ele ver como é o ambiente destes convívios.
O dia começou bem para mim, depois de apanhar o Sandro, íamos a caminho quando na estrada encontramos uma perdiz pousada, quando lhe passei por cima nem se mexeu, encosto o carro e vou busca-la pensando que estava ferida, depois de a agarrar é que deu sinal de vida, nem sequer um arranhão tinha o raio do bicho ou fez-se de morto ou era mansa.
O Sandro como leitor fiel do blog, disse logo que a pesca estava feita, pois leu os relatos, em quando a caminho da pesca apanho alguma peça de caça a pescaria é um fiasco, mas vamos ver o que nos reservava o dia.
Depois da concentração na colectividade, para um café e 2 dedos de conversa com o pessoal, estava na hora de ir trabalhar he he he....
O mar neste dia não estava para brincadeiras, muito bravo e barrento, as perspectivas de apanhar peixe eram fracas, mas apesar de tudo os 2 júniores estavam animados.
Pescar à bóia era quase impossível para um experiente quanto mais para os iniciados, assim tentei arranjar um canto calmo para pescar à chumbadinha, praia do Sul foi a escolha. 

Faço um balde de engodo de sardinha e areia para tentar segurar melhor o engodo, monto apenas a cana do júnior e dou umas dicas ao Sandro.
3 colheres de engodo na areia onde o mar vinha lavar, logo no 1º lançamento os 2 ferram peixe, o peixe do Sandro acabou por partir o empate, deveria ser um bom sargo, o João lá tirou um sargo que viria a ser o seu único peixe desta jornada.


Começou muito bem mas depois não saiu mais nada, nem para nós, nem para outros pescadores e pescadoras(que coragem!!!). 
As condições pioraram e fomos procurar outro canto onde desse para pescar minimamente, acabamos por encontrar um cantinho na praia do Matadouro.


Com o mar a descer, fazendo alguma acalmia, estiquei uma cana e montei com uma bóia de 7grs, entre as ajudas que dava aos pequenos ia fazendo um lance, logo no 1º tirei um sargo e até ao final ainda tirei mais uma tainha e outro sargo a pescar a conta gotas, não foi mau de todo.

Durante a pesagem aconteceu mais um daqueles insólitos, surgiram duas pescas de 27 e 20 tainhas miúdas que "alarmaram" os participantes por serem algo inéditas com as condições que o mar tinha, sobre as quais não se conseguiu saber onde foram efectuadas.
Quanto à frescura do peixe tudo bem, conhecendo eu esta zona muito bem assim como os sítios onde o mar deixava pescar e onde eles não estiveram garantidamente, a grande dúvida surge da maneira como foram feitas as capturas e sobre o local das mesmas, se tinham estado em algum pesqueiro que constava no Regulamento.

Depois de uma bela almoçarada seguiu-se a entrega de prémios, em 1º lugar ficou o Rogério Rodrigues com 10220pts, em 2º ficou o Ivo Nunes com 8520pts, sem querer tirar o eventual mérito aos concorrentes premiados, mas a situação criou uma grande dúvida e até agora ainda ninguém soube onde estiveram a pescar.
Em 3º lugar ficou o Nelson Inácio com 8192pts, eu mesmo a pescar a conta gotas fiquei em 8º, o meu júnior em 19º lugar, mais uma vez não conseguiu ganhar ao avô que ficou em 4º.
Até que não foi mau de todo, só tive pena do Sandro que não conseguiu safar a grade, mas estava satisfeito e gostou do ambiente, com as dicas que dei certamente vai ter dias de felicidade em breve.
Um abraço e uma boa semana a todos.

5 comentários:

  1. Grande Pedro..:-) Essa perdiz devia ser suicida...hahaha. Apesar do estado do mar, os meus parabéns para todos que participaram no evento amigo..:-)

    Um grande abraço e força

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  2. Boas Pedro

    nada mau pois com esse mar ... agora das aulas de pesca à bóia ou spinning ..pois esse júnior ajudaste a comprar material de spinning hehe

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro, agradeço imenso por me teres levado a esse convivio, fui uma experiencia muito boa, que certamente irei repetir, apesar da grade não me importei muito, pois o dia foi muito bom. Este fim de semana não deu, mas se der, sabado ou domingo tou lá a tentar outra vez, em casa é que não apanho nada de certeza eheh
    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  4. Meus Parabéns a todos,essas fotos mostram bem o companheirismo e determinação desses pescadores,o teu miúdo esta ai em grande na foto.
    grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Aí está o João a começar
    gosto muito de ver

    grande abraço Pedro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...