Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A pedido do miúdo

Durante as curtas férias escolares carnavalescas do meu júnior, lá fui com ele ao mar já sem máscaras, aproveitando no seu ultimo dia de férias uma pequena melhoria do estado do mar.
Eu apenas fui dar assistência à jornada de bóia dele, saímos de casa e para desenjoar da zona sul, viramos-nos para norte, fomos percorrendo a costa desde Santa Cruz, até Porto Novo, mas  as condições não nos agradavam, mar turvo e bem mexido, continuamos para norte, já na zona da Lourinhã uma passagem em Porto Dinheiro e Porto de Barcas, mas mais do mesmo.
Lá continuamos caminho e foi em Paimogo que fizemos a nossa primeira paragem, as aguas já tinham uma cor aceitável, á direita do forte vimos um caneiro com boas condições, depois de engodar o pesqueiro, cana montada com uma bóia de 7grs, fio 0,18mm umas boa iscada de sardinha na esperança de aparecer um bom sargo ou robalo mas o peixe parecia não andar por ali, mas escamas só de uma tainha faminta que teve a ousadia de abocanhar farta iscada, depois da merecida luta foi devolvida ao mar, a grade estava safa.


Insistimos mais um bocado mas com a maré a subir rapidamente e com muitos enchios tivemos de procurar novo cantinho para o fazer o resto da manhã, fomos até Peniche, espreitamos perto da Papôa e encostamos-nos ao abrigo numas pedras mais altas e afastadas da agua, o mar trazia alguma força mas tinha aspecto sargalheiro.
Nova engodagem e logo no 1º lançamento o João ferra uma grande tainha, depois de alguns minutos a trabalhar o peixe, este acabou por se desferrar e fugir já aos pés, meus amigos deviam ter visto a carinha de raiva do pequeno, estava fulo, as lagrimas escorriam pelo rosto abaixo, tenho pena de não uma foto ou melhor, ter filmado a cena toda para verem a reacção do raio do miúdo, é nestas reacções que os verdadeiros pescadores demonstram a sua verdadeira raça, ninguém o calava, estava desconsoladissimo, eu tentava conforta-lo dizendo que era apenas uma tainha e que não tinha importância, mas ele ripostava que era enorme e que era o peixe da vida dele e que já não voltava a ir ao anzol.




E essa foi a verdade, ela não voltou e nem mais um toque de peixe sentiu, ficam as bonitas fotos da luta que proporcionou.
O almoço esperava por nós e demos por terminada a jornada sem trazer um único peixe para o jantar, mas a pesca é isto mesmo, A caminho de casa, dizia-me que apesar de tudo  tinha sido um bom dia de pesca, que se divertiu e que isso é o que importa, eu não podia ter opinião melhor, e disse-lhe aquelas palavras magicas, «Da próxima vez corre melhor!!!», logo veremos.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Morais mas sem querer removi o teu comentário e nem sequer o li, seria possível comentares novamente?
      Desculpa.

      Eliminar
    2. Dizia eu... :)

      O vicio já está plantado, agora vai crescer e cabe a ti acompanhar a formação do jovem pescador de forma responsável e consciente :)

      A garra está lá e o dissabor já o provou, por isso agora é continuar a insistir!

      Abraço e da próxima corre melhor :)

      Eliminar
    3. O vicio está plantado?
      Está mais que enraizado, claro que tenho de dar aquela ajuda necessária para o motivar e ajudar na aprendizagem, mas acima de tudo garantir que está em segurança.
      Dissabores vai ter muitos e não só na pesca, o necessário é saber geri-los da melhor maneira.
      Quando for novamente logo veremos como lhe corre.
      Peço desculpa mais uma vez pelo incomodo, um forte abraço e bons lances companheiro.

      Eliminar
  2. hahahahaha
    Óh Pedro! Se com uma tainha ele ficou assim imagino com um Robalo dos bons :))
    Com um companheiro desses vais ter de ir muitas mais vezes à pesca, quando não for por tua vontade é por vontade dele ;)
    Parabéns aos dois e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Pedro, se fosse um daqueles robalões ninguém o aturava he he he, mas ai a conversa era outra, eu pegava na cana e ajudava para não o perder mas como era uma tainha deixei-o brincar.
      Quanto ás idas à pesca vai ser mais ou menos assim, eu não me importo, a mãe é que não sei se vai gostar tanto ;)
      Forte abraço e bons lances,

      Eliminar
  3. Grande Joaozinho a seguir as pisadas do pai e do avô ;)
    Boas fotos Pedro, abraços :)
    Sandro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro, tudo bem? E essas pescas?
      Sabes como é, quem sai aos seus não degenera ;)
      Aquele abraço e domingo vê se apareces na Bordinheira.

      Eliminar
  4. Belo momentos esses Pedro,
    Manda ai uma Forte Abraço ao teu filho e diz-lhe que não irão faltar oportunidades para dar com esses peixes da vida! E muitos deles levarão a melhor sobre nós, mas tb não podemos ganhar sempre, pois senão aquilo além de ter menos piada, tornava-se muito monótomo! :)

    Forte Abraço e apertem com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida Manuel, são sempre momentos bem passados mesmo sem estar a pescar, mas só de vê-lo a pescar vale a pena, além de permitir tirar uma boas fotos.
      Eu darei o teu abraço, disse-lhe logo na altura que vão haver mais oportunidades como esta e que ele vai conseguir atingir os objectivos em algumas delas, mas que vai continuar a ter estes dissabores pois fazem parte da pesca, umas vezes ganhamos nós outras os peixes, a pesca é assim mesmo.
      Aquele abraço e bons lances.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigado Marcos, eu tenho-me esforçado para ele ir evoluindo e sem duvida que os resultados tem sido bastante positivos.
      Um grade abraço de Portugal e Bons lances companheiro.

      Eliminar
  6. Grande João, era o maior exemplar. O Gonçalo também era para estar aí mas o avô não pôde acompanhar, fica para uma próxima. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva grande amigalhão, a oportunidade de juntar os 2 júniores vai ficar para uma próxima pescaria.
      É verdade foi o grande exemplar que acabou por ir embora, não sei se reparou no pesqueiro mas é onde o meu amigo costuma pescar e já la apanhou uma grade tainha também!
      Abraços e até domingo.

      Eliminar
  7. Grande amigo Pedro, as grades já te levam ate Peniche...lol Interessa é pesca, boias dentro de agua. O filho esta a seguir as passadas do Pai,um abraço para os dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva grade amigo Hélder à quanto tempo!!!
      Não foram as grades que me levaram até Peniche, foi uma opção de escolha errada pois pensava que as aguas e o mar estariam melhores aqui, além de arranjar algum pesqueiro alto onde o miúdo não se molhasse e se entretivesse à vontade, mas até isso falhou.
      Mas as más pescarias também fazem parte da aprendizagem, ele irá continuar a segui os meus passos e certamente que na próxima pescaria correrá melhor.
      Aquele abraço e vê se arranjas um tempinho para por as bóias de molho com a malta.

      Eliminar
  8. Boas Pedro!
    São momentos desses que todos ansiamos vir a ter com os nossos juniores!
    Parabéns ao pescador! Na tarda estas tu relaxado de sofá e o pequeno obriga-te a ir a pesca ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Cristóvão o teu dia vai chegar certamente e poderás partilhar algumas jornadas com o teu filho/a, vais gostar de certeza pois ver a sua evolução é fascinante.
      Por enquanto ainda não me obriga mas quando estiver mais idade vai de certeza, conhecendo como eu o conheço a mãe que se cuide!!!
      Obrigado.
      Aquele abraço e bons lances.

      Eliminar
  9. Boas Pedro, mais uma pescaria com o teu filhote, já tive o prazer de pescar com ele, e deu para ver que vai ser grande pescador, técnica não lhe falta, as fotos estão muitas fixes, um abraço e força ai, que agora está quase a chegar o tempo da sargaria;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu já viste o estofo do menino, dá para ver bem a paixão que tem pela pesca, é assim tem de aproveitar as férias e as boas notas para ter ordem para uma pescaria é assim que o incentivo nos estudos.
      Que venham os sargos que eu bem preciso para a prova deste domingo que vem.
      Grande abraço amigo sargalheiro.

      Eliminar
  10. Boas Pedro!!
    Grandes momentos que tu aí tens. Tu por veres crescer um filho e ele por ter um pai que o acompanhe na pesca e lhe ensine tudo o que sabe.
    Em pequeno ele já vai aprendendo, que a pesca não são só vitórias. O peixe também se vai embora, quando está aos pés... faz parte e ensina-o a crescer como pescador!
    Só vos desejo sorte e saúde para que possam desfrutar por muitos e bons anos!
    Pensava que os sargos tinham ido passar o Carnaval para os teus lados, mas parece que os maganos andam por parte incerta :)
    Em breve encostam.....
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      adoro estes momentos em família, a cumplicidade, a teimosia, as divergências de opinião acerca dos locais e do tipo de materiais a utilizar entre outras coisas que fazem parte de uma jornada de pesca entre pai e filho.
      Eu tive, ainda tenho com o meu pai, e o mesmo acontece com o meu filho comigo, é uma forma dos mais novos começarem a marcar as sua maneira de estar na pesca, demonstrando ideias que nós mais experientes não conseguimos ou não queremos ver, mas mais tarde as admitamos.
      Por agora eu ainda decido quase tudo, e ele lá vai bebendo o sabor das vitórias e das derrotas também, perder peixe faz parte da aprendizagem, embora lhe custe muito já vai melhorando nas reações, à uns anos era muito pior, até batia o pé he he he
      Eu adoro dar umas aulas de pesca, além de me dar liberdade para tirara umas boas fotos em plena ação de pesca, ele mais tarde vai adorar e agradecer.
      Quanto aos sargos, não chegaram para o Carnaval, devem andar perdidos, mas espero que venham este fim de semana pois preciso deles para a prova de domingo ;)
      Aquele abraço e bons lances companheiro.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...