Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Subindo na tabela

No passado dia 24 de Abril realizou-se a 3ª prova do Campeonato de pesca da Bordinheira, com o mar com muito boas condições para se pescar à bóia as expectativas eram muito boas, com a maré vazia por volta das 10 e meia ainda melhor.
Para esta jornada com os planos bem delineados lá arranquei para o mar, neste dia levei um novo companheiro comigo, o João Pedro Cardoso quis conhecer um dos meus spots de eleição e fiz-lhe a vontade.
Depois de descermos nas Gentias, começamos a pescaria na Pedra da Mesa, a espécie alvo eram as salemas, por isso estiquei logo na cana com fio 0,20mm, depois de fazer um bom balde de engodo, engodar fortemente o pesqueiro, fiz uns filetes de sardinha e apanhei um pouco de limo para iscar.
Iniciamos a pescaria mas depressa deu para ver que elas não abundavam por ali, ainda assim tirei 2 mas espaçadamente, com a maré a descer rapidamente avancei na lage para tentar uns sargos, logo ao 1º lance tiro um bom sargo, pouco depois tiro outro, a cor da agua começava a esbarrentar devido às correntes vindas do lado da boca do rio, começava a equacionar mudar de pesqueiro, insisti mais um pouco e ainda tirei 2 tainhas.
O João bem que tentava estrear-se, mas o peixe parecia não querer nada com ele, com as aguas a piorarem ainda mais e o peixe a falhar, era o sinal que estava mais que na hora de mudar.
Mudar para onde pensei eu, ainda equacionei subir a arriba e arrancar para sul, Coxos e Guiões eram uma hipótese, mas como não gosto muito de grandes mudanças a meio da jornada, optei por mostrar mais alguns dos roteiros destas bandas ao João.
Pegamos nas tralhas e fomos ao encontro do meu pai que estava no Porto Chão, uma longa caminhada de 20 minutos pela praia fora até ao spot pretendido, deixaram o João cansado, isto é dureza amigo disse-lhe eu.
Para ajudar ainda mais ao cansaço ainda caiu já a chegar ao novo pesqueiro, foi uma bela duma banhoca he he he, só a cabeça é que ficou fora de agua, por sorte não se aleijou nem partiu nenhuma das canas que trazia.
Depois deste percalço voltamos à acção, balde de engodo no braço e saltando de pedra em pedra alcançamos a Pedra do Saltadouro, o meu pai também estava por lá mas a pescar um pouco mais atrás.
Depois de mandar umas colheradas de engodo, depressa deu para ver que o peixe estava em força por ali, fomos apanhando umas salemas, uns sargos, com o João a matar também uns bons peixes, ainda se perdeu alguns peixes principalmente a desferrar, o João Pedro estava maravilhado com o pesqueiro. 
A maré subia e fomos obrigados a deixar o pesqueiro, depois fomos um pouco mais para norte a pescar na Caldeira e acabamos a pescaria com os sargos a entrarem em força, foi pena pois a coisa prometia, mesmo assim a lata estava bem composta, não tenho fotos da pescaria pois esqueci-me da maquina fotográfica no carro.
Agora faltava apenas mostrar ao João a parte pior deste pesqueiro, a dura subida da arriba, quando chegamos ao carro dizia-me ele, agora é que percebo porque é que não vem para aqui muita gente, vai lá vai, isto dá cabo de um homem he he he.
Depois da pesagem feita e da bela da almoçarada com uma boa grelhada mista, o convívio seguiu pela tarde fora.
Os resultados desportivos desta jornada não foram maus de todo, em 1º lugar ficou o Miguel Serra que deu nas tainhas com força, apanhou uma valente sacada delas, foram 56 e totalizou 35390pts, assumindo-se como um forte candidato à vitória final, está de parabéns.
Eu acabei por ficar em 2º lugar com 16120pts, a fechar o pódio ficou o Vasco Rosa com 13170pts.
Consegui subir na tabela e já estou em 6º da geral a 10 pontos do líder Miguel Serra, agora vamos aguardar pela próxima jornada para ver que surpresas nos reservam.

1 comentário:

  1. Boas Pedro!!
    Aquela ideia que pesca é estar num paredão a olhar para a cana à espera que ela dê um sinal e com o carro ao lado, já lá vai :)
    Como eu te compreendo e entendo em andar a descer e subir arribas. No final cansado mas feliz!
    Parabéns pela subida na classificação.
    Forte abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...