Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste e não só.

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Deverá ser este o futuro da competição!!!

Já à longos anos(20) que faço competição em concursos de pesca desportiva, quando comecei praticava surfcasting e apanhava alguns peixes de qualidade entre eles sargos,safias, robalos e bodiões,  mas dificilmente conseguia ganhar uma prova pois via quem pescava à bóia trazer carradas de peixe, a maioria de fraca qualidade, tainhas, Salemas(estas nos últimos anos aos milhares), que apesar de terem pontuações menores eram suficientes para alcançar a vitoria.
Foi então que decidi começar a pescar à bóia, com a intenção de obter melhores classificações, ao longo dos anos tenho vindo a evoluir na técnica e nos conhecimentos o que me permite fazer pescarias boas em quantidade mas de fraca qualidade, pelo menos nas provas.
Eu desde sempre fui defensor da ideia que nas competições serem apenas pontuados apenas os peixes de qualidade, ou então dar uma pontuação muito fraca aos peixes de menor qualidade, de forma a obrigar os pescadores a procurar apenas peixe de qualidade. Neste momento nas provas na zona de Torres Vedras as pontuações são:
-  5 pontos por grama para as douradas, pargos, corvinas pregados e linguados
-  4 pontos por grama para sagos, robalos, bailas, choupas, safias
-  2 pontos por grama para as tainhas e salemas
-  1 ponto para carapaus, cavalas, agulhas, bodiões, etc...
mas em certas zonas como em Peniche ainda atribuem 3 pontos ás Salemas o que é um exagero dar quase tantos pontos como dão aos sargos e robalos!!
Para terem uma ideia, depois da pesagem do peixe, que ainda demora algum tempo graças aos quilos de peixe que vão para o contentor do lixo o resultado é este:
  contentores do lixo cheios, não será altura de mudar mentalidades para tornar a pesca mais competitiva apenas pontuando o peixe de qualidade(pois estes não vão para o lixo) e evitar este cenário!!
 O que vos parece?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...