Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Robalo XL

Na madrugada de sexta para sábado, depois de consultar o estado do mar decidi levantar-me bem cedo para nova investida ao spinning.
Esta é uma historia que dificilmente esquecerei, começa assim, cheguei a Ribeira D´Ilhas por volta das 2 e meia da manhã, monto a cana toca de lançar, estava um frio de rachar, pouco tempo depois nem sentia as pontas dos dedos, após alguns minutos de pesca e sem sentir nada troco 2 vezes de amostra, mas peixe nem vê-lo.
A maré estava a encher e faltava apenas uma hora e meia para a praia mar, mudo novamente de amostra e após três lançamentos sinto uma forte porrada na cana, ferro peixe e o drag dispara, apesar da minha inexperiência neste tipo pesca, vi logo que se tratava de um bom exemplar pelos arranques que dava mar dentro.
Após 4 ou 5 minutos a trabalhar o peixe, consigo segurar o robalo na areia após a escoa de de uma onda, corri para o agarrar, ainda lhe pus a mão em cima, mas por pouco tempo, veio uma nova onda que o voltou a levar para a zona de rebentação.
Espero nova onda para voltar a tentar encalha-lo, mas no descair o fio roça numa pedra e partiu, ficando o robalo com a amostra ali a mercê que o mar o levasse para o seu habitat.
Bem que corri para o tentar agarrar, ainda lhe toquei ligeiramente ma ponta do rabo, mas uma nova vaga veio e deitou por terra todo o meu trabalho, levou o peixe de vez e deixou-me todo molhado a fazer contas à vida, nada mais havia a fazer, lá foi ele!!!
Fiquei furioso, disse uns quantos palavrões, chamei-me burro vezes sem conta, depois de trabalhar o peixe, que era grande entre 4 e 5kg, depois de estar em seco, e pior, depois de lhe ter posto a mão por 2 vezes. acabava de o perder de uma forma inglória, levando a amostra nos queixos.
Desanimado, molhado, lá fui eu nervoso tentar colocar novo clip e nova amostra, mas com o corpo e as mãos a congelar esta tarefa demorou bastante mais tempo, finalmente estava tudo funcional e lá voltei à carga.
O mar neste espaço de tempo perdido, começou a ficar impraticável ganhando muita força com a subida da maré, decidi parar de pescar e pensei, vou esperar o mar descer um pouco e tentar novamente, fui para o carro para tentar aquecer-me, mas o frio era tanto e a imagem do peixe a ir embora não facilitavam a tarefa e cada vez congelava mais.
Tinha de sair dali, ligo o carro e fui até ao porto de pesca da Ericeira beber um reconfortante café no Clube Naval da Ericeira, os barcos da pesca estavam a sair para o mar, estive ali um pouco a ver televisão e na conversa.
Com o corpo já mais quente e com as baterias carregadas, volto ao local do crime, com a maré no ponto, logo após 4 ou 5 lances sinto nova porrada, drag a cantar novamente, desta feita ainda com mais força.
Após alguns minutos de luta, consigo com ajuda de uma onda encalhar o peixe, neste não ia cometer o mesmo erro, tinha de o agarrar de qualquer maneira, assim que tive oportunidade joguei-me a ele com unhas e dentes.
Mas que peixe, valeu a pena esperar, grande sensação, aquela adrenalina tirou-me o frio completamente!! Um belo robalo, 6 kg certinhos e quase 80cm de comprimento, um novo recorde pessoal.
Depois ainda fiz mais 2 horas de pesca, mas não senti mais nada, apesar de ter sido uma boa pescaria, fiquei com uma espinha atravessada na garganta, que custou a engolir, mas é com estes erros que vamos aprendendo.
Apesar de tudo deu para tirar algumas conclusões neste tipo de pesca, tenho de arranjar um companheiro de pesca para nos ajudarmos mutuamente quando tiramos peixe, deu também para começar a eleger a amostra matadora, pois por curiosidade todos os peixes que tranquei até agora foram com a mesma amostra.
Já em casa a amanhar este menino, abri-lhe o bucho, qual não foi o meu espanto quando vi lá dentro uma salema inteirinha, mesmo assim ainda estava esfomeado??Vai lá vai, olhem a fome que ele tinha!!
Eu que pensava que as salemas não serviam para nada, afinal servem para alimentar estes famintos predadores.







23 comentários:

  1. Sem palavras. Um espectáculo. Parabéns pelo troféu. Parabéns pela coragem de enveredar por essa noite. Se tivesse cabedal oferecia-me para colega de spining. Continuação de bons êxitos porque a gente vai gostar de assistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Amigo Artur.
      Ainda vamos ter muitas alegrias e exitos em pescarias que ainda iremos combinar certamente, mas talvez noutras modalidades pois esta pesca é bastante agressiva.
      Abraços

      Eliminar
  2. Belo Robalão Pedro, parabéns pela captura, já merecias uma dessas.

    Pena o Outro, mas é assim ás vezes facilitamos e eles ganham.

    Ab

    ResponderEliminar
  3. Alo Mr,

    parabens grande malha lol deve ter sido um grande gozo de tirar da agua. Abraço Daniel

    ResponderEliminar
  4. Boas Daniel Taborda
    sem duvida que deu um grande gozo tirar este belo exemplar, depois de ter perdido o outro de uma forma inglória este veio apagar um pouco esse filme.
    E pesca? Tínhamos ficado de combinar uma pescaria? Estou sempre disponível a passar um bom bocado junto ao mar, é só combinar, vai passando aqui pelo blog pois serás bem vindo.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Pedro boa tarde, eu sou o rapaz que apareceu na ribeira já quase de madrugada juntamente com o Slava e que estivemos ali a spinar ao teu lado, então afinal sempre safaste o Labrax, já foi de dia não???
    Vou adicionar o teu blog aos meus favoritos, e talvez possamos combinar uma spinadela, ok??
    CUMPS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis,
      Safei a grade quando passei para o lado de lá praticamente quando vocês viraram costas ao mar a caminho do carro.
      Quanto a pescarias, claro podemos combinar alguma.
      Vai passando por aqui para podermos trocar algumas ideias.
      Abraços

      Eliminar
    2. OK Pedro, mas naquele dia estavamos exaustos, porque já estávamos a pescar desde as 23:00 ao fundo em S.Lourenço e decidimos ir ali fazer o nascer do dia, porque nós não costumamos desistir facilmente, hehehe, e vou passando por aqui e claro que havemos de combinar uma pescaria, ABRAÇO

      Eliminar
  6. ola Pedro
    meus parabens pelo record pessoal
    sem duvida que um companheiro faz a diferença no toca a peixes grandes .se não fosse o meu sócio na ultima pesca não sei se me safava
    grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Peter pena captura.y bom que você perdeu, você tocou duas vezes AAAAHHHH!. Poe sorte cogistes e de saudações tamaño.Felicidadesy muito bons.

    ResponderEliminar
  8. BOAS Pedro!
    Dês de já os meus parabéns e um robalo de luxo:)
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Boas,
    Obrigado pessoal, foi com bastante insistência que me iniciei nesta arte do spinning, mas agora vejo recompensado o esforço e com vontade de aprender mais e apanhar mais alguns labraxs.

    ResponderEliminar
  10. Olá Pedro
    Mas que grande robalão!:O :O

    Parabéns!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. parabrens. mesmo com um frio do ...... continuas a tira-los de lá.
    1 abraço do amigo tiago

    ResponderEliminar
  12. Boas Pedro,ganda barrote...continuações."AMOSTRAS HOKKAIDO" HENA que diria hehe.Para muitos são desconhecidas mas valeu... né.

    Pena não teres ido a SALIR DO PORTO,foi mesmo espetacular pois conhecemos pessoal dos blogs e ao que parece houve grandes histórias hehe.Saúde.

    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno Sousa,
      Foi com bastante pena que não fui, mas não tinha carro disponível, ainda falei com o Miguel e ele disse que se fosse preciso tu davas-me boleia, mas eu não quis estar a incomodar.
      Também queria ir para conhecer a malta, mas fica para uma próxima.
      Quanto ás amostras sabes como é, tudo material 3 BB`s(bom, bonito, barato) o fio mono-filamento 0,235 também se portou à altura.
      Abraços

      Eliminar
    2. Boas Nuno Sousa,
      Foi com bastante pena que não fui, mas não tinha carro disponível, ainda falei com o Miguel e ele disse que se fosse preciso tu davas-me boleia, mas eu não quis estar a incomodar.
      Também queria ir para conhecer a malta, mas fica para uma próxima.
      Quanto ás amostras sabes como é, tudo material 3 BB`s(bom, bonito, barato) o fio mono-filamento 0,235 também se portou à altura.
      Abraços

      Eliminar
  13. oi FONIX MAIS RÁPIDO NÃO HÁ HEHEHEHEH.

    ResponderEliminar
  14. Boas Pedro!
    Desde já deixa-me felicitar-te pelo teu blogue, e depois parabéns pelo grande Robalo...
    Foi pena o outro ter ido embora, mas isto da pesca é assim e quando menos esperamos cometemos erros ou temos azar, da próxima vez em vez de lhe jogares a mão põe lhe o pé em cima e faz pressão até a onda fazer a escoa, não é o mais indicado mas é melhor do que ele ir embora ainda por cima com a amostra cravada, e não corres o risco de com a pressa e os nervosismo espetares uma fateixa na mão...

    Eu fiz bodyboard durante largos anos e fiz muitas férias aí na tua zona, em S.Cruz e inclusive cheguei a ir varias vezes a Ribeira d´ilhas...
    Isso aí é muito bonito.
    Saúde e mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro Nunes,
      Certamente vou seguir os teus conselhos quanto a agarrar o peixe, pois foi a conclusão a que cheguei depois de o ter perdido.
      Esta zona oeste é realmente bastante bonita e agradável, pena é que por vezes esteja mal aproveitada, e em muitas zonas destruída devido à construção desenfreada.
      Obrigado pela visita e elogios, vai passando aqui pelo espaço pois certamente vai haver novidades.
      Abraços

      Eliminar
  15. Tiveste azar mas na segunda investida foste recompensado e bem o mereceste. Parabéns
    É o teu actual recorde?
    Boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Eduardo,
      A investida foi praticamente a mesma, apenas com um interregno de 2 horas, podia ter sido uma óptima jornada, assim foi apenas uma boa jornada e claro está bem merecida.
      este é o meu actual recorde, 6kg de puro prazer e adrenalina, este ano quero supera-lo se possível mas está complicado, vamos ver.
      Obrigado pela visita e comentário, vai passando por aqui e comentando pois és sempre bem vindo.
      Aquele abraço e bons lances.

      Eliminar
  16. Grande Pedro.
    Já tinha lido esta tua aventura, hoje li novamente e lembro-me de ma contares, foi pena o outro que escapou, o que valeu foi que ele foi chamar o primo mais velho para ajustar contas contigo e tu mostraste-lhe como é que é :)
    Eu também ando á procura de um desses mas o sacana não aparece :)
    Um abraço e força ai.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...