Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 12 de junho de 2012

18º concurso da APCACO Colares

Neste domingo realizou-se mais um grande concurso de pesca no litoral Sintrense organizado pela APCACO Colares onde compareceram 140 pescadores, com o tempo e o mar em muito boas condições faziam prever uma grande jornada de pesca.
O dia começou bastante atribulado, com o despertador a tocar bem cedo e eu a ficar mais um pouco na cama adormecendo inevitavelmente, só acordando depois do meu pai me ligar há hora marcada para arrancar para Colares .
Toca a levantar a correr, sem tomar o pequeno almoço, carregar as tralhas no carro e arrancar que se faz tarde, vida de pescador é difícil!!!
Pelo caminho apanho um coelho que tinha levado um porrada de um carro e estava a deambular na berma da estrada, mando o meu pai parar o carro e agarro-o acabando com o sofrimento do animal, entro no carro e digo ao meu pai, «a pescaria está feita!!!!».  
Por norma quando apanho um coelho no caminho para a pesca, esta é muito fraca ou nula, são superstições, restava ver como ia acabar esta.
Não sendo grande conhecedor da costa Sintrense fomos pescar para a praia da Aguda (perto da praia de Magoito), num pesqueiro que se adapta na perfeição para o meu tipo de pesca e que nas pescarias que lá fiz tem dado resultados bastante positivos.
Como a maré estava a vazar e os caneiros ganhavam alguma corrente para dentro, faço um balde de engodo grosso com areia de modo a que ao engodar na ponta do caneiro este não abalasse logo e pondo o peixe a comer perto de mim.
Como o mar era manso monto uma cana com 0,165mm e bóia de 3grs, lanço e começo logo a tirar sagotes  uns atrás dos outros e uma ou outra tainha, conforme a maré foi descendo ia acompanhando o caneiro e as capturas foram continuando e no final da prova a lata estava bem composta com sargotes, uma salema e 5 tainhas.
Depois da pesagem apenas 3,400kg contabilizaram para o grupo dos sargos pois o peso mínimo para este grupo é 200 gramas todos os que tinham entre 100gr e 200gr pontuaram no grupo das tainhas, ou seja tinha mais 3,500kg de sargos que pontuaram como tainhas, somando o peso das tainhas deu 6,050kg totalizando 19650 pontos e alcançando um merecido 4º lugar.
Este concurso foi ganho pelo João Paulo da GAP de Magoito com 24500 pontos(24,500kg de peixe) capturando 77 peixes, a quem dou os meus sinceros parabéns pois é um jovem pescador que começa a dar porrada nas velhas raposas da pesca em competição, temos campeão!!!
E bem que precisamos de sangue novo na competição pois as novas gerações andam afastadas destas lides, é sempre bom ver aparecer novos e bons valores.
Este concurso fica marcado pelo bom ambiente entre todos e grande camaradagem, com brincadeiras daquelas que nos fazem rir até rebentar, ele à malta que gosta de por piri-piri em tudo é no arroz doce é nas bananas, e também descobrir que tenho na equipa tenho artistas que duma laranja conseguem fazer obras de arte, muito bom!!!


Quero dar os parabéns à organização pelo bom convívio que nos proporcionaram deixando apenas dois reparos a fazer em relação à pesagem, que são, arranjar uma sombra para a zona de pesagem de modo a que o peixe esteja à sombra (os meus sargos ficaram todos rebentados) e na minha opinião não pontuarem sargos com menos de 200grs ou então se os pontuarem que seja como sargos, pois não faz sentido pontuar esses sargos como tainhas pois acabamos por matar os sargos na mesma!!
Um aparte, alguém veio dizer-me que tinha ouvido a conversa do costume, que o meu pai apanhava peixe e punha na minha lata, e como quem não se sente não é filho de boa gente, aqui fica a resposta para essas pessoas.
               
          

18 comentários:

  1. Parabéns pela classificação,bem merecida pela exelente pescaria,muito bela toda essa zona,ainda fiz ai umas provas em colares adorava fazer ai concursos bons tempos que já lá vão,é bom ver que ainda há boa gente a desfrutar desses convivios grande abraço,e continua ai grandes pescas amigo pedro franco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas ntyper,
      Obrigado, é uma zona de pesca bastante boa e com grades paisagens, ainda à muitos pescadores a aproveitar estes convívios para passar um dia agradável e diferente.
      Para o ano gostava que viesses ao concurso da Bordinheira para muitos eleito o melhor de todos para desfrutar deste bom ambiente, fica o convite.
      Abraços e grandes pescas.

      Eliminar
    2. Quem sabe amigo,durante anos era o que eu só pensava durante toda a semana de trabalho chegar ao fim de semana,o concurso de pesca a camaradagem os amigos as pescarias em provas em aveiro cheguei a ir com a minha esposa quando era possivel,ir logo na quinta ou sexta para treinar,tudo o que implique mar e pesca é mesmo a minha grande paixão,grande abraço pedro.

      Eliminar
  2. Venho felicitar o amigo Pedro Franco por mais uma jornada de competição e convívio em cheio, pois já se esperava que um pescador muito experiente ficasse nos primeiros lugares.
    Venho apoiar veementemente a proposta de os sargos com menos de 20cm de comprimento não contarem para efeito de pontuação, pelas seguintes razões;
    - a 1 ponto por grama não têm significado nas pontuações,
    - não tem aproveitamento para comer,
    - e, vamos precisar deles para os concursos do ano que vem,
    - e, estamos a contribuir para a raridade de exemplares maiores, até de fêmeas reprodutoras. Porque os pescadores e os organizadores de concursos não podem pensar que há sargos ilimitadamente, durante um tempo ilimitado.
    Quanto ao aparte do meu amigo, os sargos podem, mas a inveja, nunca se vai extinguir.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo Artur,
      Obrigado pelos elogios e por apoiar também nesta causa do peso mínimo e captura, deveria ser apoiada por todos para bem universal.
      O rapaz que ganhou esta prova não é muito experiente mas teve uma boa escola sendo engodador e pescando com o pessoal da GAP, agora já dá porrada neles!!
      Quanto à inveja já sabemos que vai sempre existir, tenho pena que assim seja, mas quem me conhece sabe como eu sou.
      Abraços

      Eliminar
  3. Amigo PESCA LITORAL, no Brasil;
    Venho agora agradecer o seu comentário de 04Jun, acerca dos sargos "mamarem" a isca antes de a engolirem. Neste dia foi assim, para a próxima tenho que estar com atenção para ver se é diferente. Segundo as informações que nos chegam, o meu amigo aí no Brasil tem muita pesca á disposição, inclusive grandes exemplares. Força. Apanhe aí uns e depois conte-nos como foi.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A.Silva, tudo bem? Aqui sempre pesco, mas ultimamente a correria está me deixando um pouco afastado dos mares, mas assim que sair peixe da água estarei postando.
      Abraços.
      Pesca Litoral

      Eliminar
    2. Muito bom, a interacção entre seguidores.

      Eliminar
  4. Grande Pedro, meus parabéns pela sua conquista, sabemos que 4º lugar não é fácil alcançar quando o número total eram 140 pescadores.
    Parabéns também ao campeão!
    Abraços.
    Pesca Litoral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tiago,
      Obrigado, é complicado ganhar pois ainda são bastantes pescadores mas sempre dou o meu melhor e se o peixe colaborar ter a melhor classificação possível.
      Abraços

      Eliminar
  5. Parabéns, bela teca de peixe, e bela resposta, sabes desse tipo de pessoas há em todo o lado, não ligues, o mundo é injusto, força ai nas pescarias e campeonatos, e continua nessa boa onda , abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      É assim, mas essas pessoas não sabem o que custa chegar a este nivel, são muitos anos a virar frangos, dor de cotovelo é complicado.
      Abraços

      Eliminar
  6. Boas Pedro,mais uma grande pescaria. 4 lugar em 140 pescadores e numa zona que nao é a tua zona,excelente...Em relaçao aos comentarios nem toda a gente te conheçe,eu conheço e tu como homem ainda és melhor do que como pescador.Um abraço e continua a marcar a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande companheiro Hélder obrigado pelos rasgados elogios, mas é como dizes, torna-se um pouco mais complicado fazer grandes pescas em zonas onde não dominamos por completo as manhas mas se lá estiver peixe o bom pescador faz o resto e nesta prova podia ter feito muito melhor e talvez tivesse ganho, mas vai haver mais mais batalhas.

      Eliminar
  7. Boas Pedro!
    AI esta uma bela pescaria, os meus parabéns,um belo dum quarto lugar,continua ai com força a malta gosta de ver.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas camarada Alexandre,
      a pesca não foi má mas o peixe é miudo nada que se compare aos bons sargos que apanhas, mas em competição não podemos andar só à procura de peixe grado.
      Domingo mais uma prova vams ver como corre!!!
      Abraços

      Eliminar
  8. Grande Pedro
    parabens pelo teu 4º lugar e saudo o gosto que tens por esta arte é sempre um prazer
    abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Sergio, o 4º lugar é bom, mas pescar em competição é um vicio, é totalmente diferente de uma normal saida de pesca pois amotivação é maior.
      Agora que as corvinas foram embora a ver se vais ao concurso do carrascalense.
      Abraços

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...