Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 19 de junho de 2012

24º Concurso de pesca do Bárrio

Este domingo realizou-se o 24º concurso de pesca do Bárrio(perto de Alcobaça), onde estiveram presentes 145 pescadores, a prova realizou-se no litoral entre a Foz do Arelho e a praia dos Salgados.
O tempo e o mar apresentavam muito boas condições para a pescaria, aguas calmas e abertas como eu gosto, onde temos de procurar zonas de agua mais batida onde faça uma branca de modo a enganar melhor o peixe e que me dava espectativas para mais uma grande jornada.
Desta feita tive como companheiros de pesca o meu pai e o grande amigo Artur Silva, depois do sorteio rumamos para o pesqueiro, a escolha do pesqueiro foi minha, fomos pescar nos Vatos(perto da saída do lado sul da baía de São Martinho do Porto).
Como o carro não fica perto do pesqueiro começamos logo com uma caminhada ainda longa para o pesqueiro, onde podemos apreciar a bela paisagem e natureza onde o aroma do mar se cruzava com o cheiro dos pinhais.


Depois de montar as canas e engodar o pesqueiro demos inicio à faina, uns mais à direita outros mais à esquerda e peixe nem vê-lo, com o encher da maré começaram a sentir-se alguns peixes mas bastante desconfiados e difíceis de enganar.
As horas iam passando e as coisas não me estavam a correr de feição, desde peixes a desferrar e algumas Salemas a partir, estava a ficar um pouco irritado, durante aprova ainda perdi 3 bóias, normalmente nunca perco nenhuma, é daqueles dias em que não vale a pena contrariar pois tudo parece corre mal.



No final do concurso ainda ficaram alguns peixes na lata, 2 salemas, 2 tainhas, 4 sargos e um bodião, os meus companheiros de prova também tiveram pescarias idênticas, onde se destacou o amigo Artur ao ser o melhor classificado da Bordinheira, com a captura de 3 bons sargos e um robalote e 2 Salemas alcançando um brilhante 22º lugar (e ainda teve tempo de tirar umas grandes fotos, obrigado amigo!!!).
Depois da pesca feita restava agora percorrer a longa caminhada para o carro, mas agora com algum sacrifício pois o calor apertava e estávamos exaustos derivado às condições agressivas do pesqueiro. Apesar de não ter feito grande pescaria ainda deu para ficar em 28º lugar.
O primeiro classificado deste grande concurso foi o grande amigo António Santos mais conhecido por Tóni do G.D.R. Tornada com 23990 pontos a quem dou os parabéns pois fez uma grande prova.


Por equipas a vitória coube ao G.D.R. Tornada e por clubes ganhou o Independente de Peniche.
Quero felicitar a organização dando os parabéns pois realizaram um grande convívio onde esteva tudo 5 estrelas, principalmente o almoço com uma magnifica sopa da pedra e uma carne de porco à alentejana.


Ficou também a promessa desta colectividade que pró ano se organizar um grande concurso pois será o 25º e como não é todos os dias que uma colectividade atinge um nº tão alto de provas realizadas esperam-nos grandes e agradáveis surpresas.
Assim sendo podem contar comigo pois vale bem a pena participar num dos mais conceituados convívios, onde gostam e sabem receber quem vier.

16 comentários:

  1. Boas amigo ainda fiz quatro ou cinco provas do bárrio na minha altura ou a 1ª ou 2ª prova que fui meteu mais de 300 pescadores foi abismal a maior recordação que trago desse amigos foi a hospitalidade pois é gente ainda com muita lida de vizinhança todos conhecem todos e de vida da terra e o melhor eram os almoços comi ai umas feijoadas que estavam um luxo,parabens pela prova mas tenho a certeza que a próxima vai ser ainda melhor,grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo ntyper, pois era mesmo assim, pescadores eram ás centenas, em Torres Vedras ouve um concurso da Física que participaram 800 pescadores, o mair de sempre, ainda havia o da casa do Benfica que limitava o nº de participações a 400 pescadores era maravilhoso ver tanta gente junta, mas nos tempos de hoje é diferente devido à crise.
      O pessoal do Bárrio é mesmo 5 estrelas, vale a pena participar no próximo ano.
      Abraços

      Eliminar
  2. Sem dúvida um mar muito cativador para a pesca e, a avaliar pelas opiniões e fotos, este concurso da Freguesia do Bárrio terá sido uma boa festa de competição e convívio. Está tão convidativo que estou a pensar participar para a próxima. Os meus parabêns pela experiência e continuem a obter boas capturas, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo, disfarçado de Nemo!!!!!
      Foi mesmo fixe, será muito bem recebido se lá for.
      Abraços

      Eliminar
  3. Amigo Pedro,as fotos estao excelentes os meus parabens ao amigo Artur,as cores do mar nao podiam estar melhores para dar uns sargos,mas eles resolveram fazer gazeta...O que valeu foi a sopa da pedra e a carne de porco a alentejana sempre deu para compensar a subida de montanha que fizeste.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande companheiro os sargos não quiseram aparecer apesar das excelentes condições mas o mais importante foi participar e conviver, e desfrutar de um magnifico almoço.
      Para a proxima pode ser que o peixe colabore.
      Abraços

      Eliminar
  4. Boas Pedro!
    Mais uma belas fotos ,com uma excelente narração,já agora aquela foto em que tomas uma banhoca esta mesmo fixe,estava fresquinha :)))))
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Alexandre, as fotos estavam do melhor, a molha que levei soube mesmo bem pois com o calor a apertar sempre refresca.
      Abraços companheiro.

      Eliminar
  5. Grande camarada de pesca, não fossem uns peixes a partir o fio e umas bóias perdidas e esta saga tinha sido em cheio, mas... descobriu-se uns coutados que hão-de produzir bons efeitos nos nossos egos da próxima vez que algum concurso nos convide intensamente para ir para aquela zona. Se calhar temos que ir lá fazer companhia pescadora ao amigo Toni, da Tornada e tentar evitar que ele ganhe dois concursos de seguida.
    O dia pôs-se a jeito, com uma luminosidade boa e boas cores e tenho que reconhecer que houve aqui umas fotos excelentes, mas mais excepcionais porque o "actor" de serviço é bom profissional e está muito bem equipado para a função competidora que exerce. "São muitos anos a virar frangos".
    A única queixa que eu tenho desta prova foi que, após o cansaço da prova, o meu GPS da arte pedonal avariou-se, desviou-me do caminho, perdi-me, andei umas centenas valentes de metros a mais, quase deitei os bofes pela boca, o coração ia saindo da caixa e tive que recorrer ao telemóvel para chamar "os bombeiros", estes imediatamente acorreram e me levaram para os serviços de atendimento permanente sitos na sede da União Recreativa do Bárrio, fui imediatamente assistido com "pachos de sopa de pedra" e "emplastros de carne porco á alentejana", antes disso e durante, os anestesistas foram-me fornecendo traçadinhos de vinho com laranjada, a meio do tratamento já estava totalmente recuperado, no entanto continuou-se com a anestesia até entrar no carro. Junto á mesa de “operações” havia múltiplas ferramentas de sobremesa que, cada vez que a gente olhava para elas não sabia qual havia de escolher, mas resolveu-se bem o assunto, experimentou-se todas, fazendo uma mistura que se podia tornar explosiva, mas… acabou tudo bem. Resta referir que de vez em quando passavam as senhoras “enfermeiras”, simpáticas e agradáveis, perguntando se estávamos melhor e prontificando-se para ir buscar “mais tratamento” (pachos e emplastros).
    A avaliar por esta forma de servir é de prever que os festejos do 25º Concurso de Pesca do Bárrio seja um espectáculo, de prémios e de serviço ao utente pescador, que após a prova chega sempre esfomeado, desidratado e carente de atenção.
    Estou grato ao Helder pela apreciação e pelos parabéns.
    E ao amigo Pedro direi que o próximo concurso vai ser ainda muito melhor. Um abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande companheiro de jornada, foi sem duvida uma jornada memoravel e bastante engraçada com um grau de dificuldade já puchadote, mas a malta é dura e aguenta!!!
      Obrigado amigo pela companhia, elogios e pelas magnificas fotos e para o ano lá estaremos para nova aventura, grande relato que aqui deixou, muito engraçado.
      Abraços e até nova faina

      Eliminar
  6. boas eu ja partisipei algumas veses com amigos de rio maior e com os grandes rivais que tinhamos era a nobre rio maior tenho saudades do mar dos sorteios da pesca estou na alemanha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas companheiro destas andanças,
      é sempre bom saber que as minhas reportagens e blog chegam tão longe, e alegram a alma de quem está longe deste maravilhoso pais, mas a vida é mesmo assim, não para, tem,os de toca-la para a frente.
      Eu costumo participar em quase todas as provas e conheço uma malta de Rio Maior de vista e dos concursos, na zona de Peniche, eles pescam quase sempre no Baleal, onde eu costumo pescar também.
      Obrigado pela visita e comentário, és sempre bem vindo a este modesto diário de pesca, já agora como se chama companheiro?
      No final do comentário pode escrever o nome, para nos tratarmos mais á vontade.
      Um abraço e uma boa estadia na Alemanha.

      Eliminar
    2. boas xamo me bruno e eu e que agradeso pelas imagens ke fazem lebrar bons momentos

      Eliminar
    3. Boas Bruno, é com todo o gosto que partilho as minhas jornadas de pesca e concursos com todos, além de ficarem registadas dá para partilhar fotos e experiências com os intervenientes.
      É bom saber que muitas pessoas os lem com gosto, para a semana vamos ter novo relato de pesca do 25º concurso do Barro, vamos ver como corre.
      Um abraço e tudo a correr bem ai na Alemanha, vai passando para ver as novidades.

      Eliminar
  7. boas espero ke hoje esteja uma linda manha de convivio de pesca nao sei se o meu amigo ze augosto e carlos neves vao partisipar eu fico com inveja e outro amigo que e o gabriel barra que era da iquipa nobre que tambem keria estar hoje ai mas esta tambem fora do pais e injeja de nao poder estar ai outras oportunidades sorjirao boa sorte e boa pesca ao pessoal que representar rio maior

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...