Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os 7 mandamentos para a competição

Deixo aqui umas fotos que me enviou o amigo Artur com os 7 mandamentos para a pesca de competição( também se aplica em todos os outros tipos de pesca ), aos quais eu vou acrescentar mais alguns e fazer alguns comentários.
Para quem pesca à bóia sabe que não se deve usar roupas muito coloridas pois pescamos perto da água e muitas vezes o peixe vê-nos, por isso temos de ser discretos e usar roupas com cores discretas que se enquadrem com o ambiente e passemos despercebidos.
Para pescar o equilíbrio é uma ferramenta fundamental para quase todos os tipos de pesca, mas principalmente na pesca à bóia e spinning em que o pescador tem de estar o mais próximo da água possível.

A mobilidade e agilidade e energia são outras características importantes, tanto na procura de pesqueiros como depois de encontrarmos peixe no pesqueiro sermos rápidos e tirar o maior numero de peixes possível, é que na maior parte das vezes o peixe entra no pesqueiro mas também rapidamente sai, então à que aproveitar ao máximo.
A técnica é sem sombra de duvida a chave para o sucesso na pesca seja de competição ou lúdica, ai é que está a diferença na maior parte das vezes entre apanhar ou não apanhar peixe, quantas vezes já aconteceu alguém sair dum pesqueiro por não estar a dar nada e a seguir vai para lá outro pescador e começa logo a tirar peixe, ou quando estão 2 ou 3 pescadores no mesmo pesqueiro mas só é que apanha peixe ou tira uma percentagem maior que os outros 2.
Muitas vezes são pequenos pormenores que fazem toda a diferença, como colocamos a isca no anzol, o tipo e espessura de fios que usamos, os anzóis que escolhemos em função do tipo de peixe que lá anda, etc, etc!!!
E por ultimo saber dar musica aos peixes( ás vezes é ao contrário), costuma-se dizer que quem tem unhas é que toca viola.
Seja de que maneira for os anos de ensaios reflectem-se depois nos concertos, com grandes guitarradas a solo ou em duetos, em muitas das vezes é uma grande orquestra, em que naquele momento certo temos de saber o que o peixe está a pedir, como eu costumo dizer «temos de pensar como um peixe!!», e tentar perceber se eu fosse peixe como reagiria, por onde andaria, como e o quê comia? Se conseguirmos responder a estas perguntas a probabilidade de alcançar sucesso nas nossas jornadas aumentam.
Alem destes 7 mandamentos, ainda acrescentaria mais alguns, ser bom observador, ser bastante humilde, honesto, ser teimoso e persistente, ainda temos o factor sorte que também faz parte, por vezes falta aquela estrelinha que nos ajuda mas acima de tudo ser viciado na pesca e gostar do que se faz.

8 comentários:

  1. Pedro,
    Mais umas sugestões para os "teus" mandamentos: ser afoito, ser safo, não se fazer "velho" em cima da pedra, não ter medo, respeitar o mar, conhecer as feições que o mar faz na pedra, chegar-se para a "ponta", varejar bem, procurar a sorte, ser polivalente, etc.

    Saúdinha ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PêjotaFixe,
      mais umas boas dicas que podiam constar nos mandamentos, sem duvida que ser afoito não ter medo do mar mas saber respeita-lo(nunca lhe virar as costas) e lê-lo são qualidades que se vão adquirindo com os anos de pesca em cima do canastro e que formam também um bom pescador, são qualidades que só um grande pescador me podia lembrar.
      Um abraço companheiro marafado.

      Eliminar
  2. Boas dicas amigo,e esse mandamentos são mesmo para cumprir pois na maioria dos dias podem representar a diferença,grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas companheiro,
      estes mandamentos são a base do pescador e foram relembrados por um grade companheiro meu que fez questão de me enviar estas fotos e lembrar-me deles, para mim são tão naturais que nunca tinha pensado em realizar um post com este tema, agora acho que pode ajudar quem se inicia na pesca. dando algumas qualidades que um pescador deve ter.
      Abraços e grandes fainas

      Eliminar
  3. Boas Pedro,a persistencia é importante,ser um pouco maluco,andar uns km em cima das pedras,madrugador.eu tenho um amigo que nem come,nem bebe...eheheh esse e dos duros nem come....eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas companheiro Hélder, essas qualidades também podiam estar no post pois encaixam-me que nem uma luva,será que esse amigo sou eu? Talvez seja eu esse maluco.
      Sabes o que ia bem amanhã? Uma maluqueira dessas, pena eu não poder pois o mar está bastante convidativo.
      Abraços e grandes fainas

      Eliminar
  4. Esse amigo um pouco maluco es tu,mas eu tambem estou com a mesma doença e agora com o meu fato novo nava...ai ai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia que era mesmo eu!!!!
      Pois é outro conforto com a nova fatiota, agora já podes levar os oculos de mergulho e as barbatanas para os apanhares à mão ou então vê-los a ir ao anzol!!!
      Abraços e grandes pescarias malucas.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...