Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Um esforço Inglório

No passa do dia 28 de Julho deu à costa na praia Azul no concelho de  Torres Vedras um pequeno cachalote pigmeu, este encontrava-se vivo mas com alguns ferimentos devido a possiveis embates nas rochas.

O cachalote foi encontrado por um grupo de surfistas que o mantiveram com algum custo na água e registaram o momento até à chegada das autoridades que o levaram para um centro de recuperação na Figueira da Foz.
O animal acabou por morrer 24 horas depois, após a aotópsia concluiram que tenha morrido devido à ingestão de plasticos, foi pena pois o esforço realizado por todos merecia um final feliz.
Quero apenas deixar um pensamento no ar, já pensaram que o animal poderá ter ingerido alguns dos milhares de sacos plasticos com restos de iscos e engodos deixados no mar por pescadores, pois é vamos mudar de mentalidades e seguir o lema de deixarmos os pesqueiros mais limpos do que quando lá chegamos, a natureza agradece.
O acontecimento foi noticia no telejornal da SIC que podemos ver neste link(http://sicnoticias.sapo.pt/1673709) ao minuto 26 e meio.

7 comentários:

  1. Boas Pedro,é verdade sim senhor ,muito do pessoal que pesca grande percetagem são badalhocos, mellhor PORCOS,infelizmente é algo a muito custo a mudar.Hoje 2 mikis e volta mar,amanhã logo se virá.SAUDE.

    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poi é infelizmente é assim, uma grande percentagem são verdadeiros javardos, mas não podemos deixar que isso aconteça temos de mudar mentalidades.
      Quanto ao peixe pode ser que dê alguns maiores estes dias à que continuar a incistir, talvez vá lá também tentar apanar algum este fim de semana e nos encontremos por lá.
      Abraços

      Eliminar
  2. Concordo, que muitos pescadores, deixam o lixo no local, que é um problema. Nem consigo entender muito bem pq? Visto que o pescador de surfcasting, tem quase de certeza sempre caixotes do lixo por perto, nem que seja ao pé da viatura.

    Contudo, acho que a quantidade de lixo, aumenta no Verão e com certeza, que não é por causa dos pescadores. Penso que seja mais as pessoas que vão à praia. Pelo menos aqui as praias que eu vou durante todo o ano, chega a esta altura e ainda ficam numa maior desgraça, principalmente, aquelas que vendem as bolas de berlim e afins.

    Beatas de cigarros, enfim aos montes... Sabias que uma beata de cigarro demora 1 a 2 anos, a decompor-se, agora imagina, a quantidade delas que à no mar...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Manuel já somos 2 com a mesma maneira de pensar, eu muitas vezes aproveito os meus sacos e carrego algum do lixo deixado por outros.
      Nesta altura sem duvida que com o aumento de fluxo nas praias o lixo multiplica-se e as praias torna-se autenticos cinzeiros, até a areia fica a cheirar a catinga, 2 anos eté desaparecer uma beata é muito tempo, agora multiplica pelos milhares que o pessoal lá deixa!!!
      É o que temos neste pais, resta lutar para evitar ao maximo estas situações.
      Abraços

      Eliminar
  3. Olá, queria só acrescentar que para além dos sacos plásticos, há um tipo de lixo considerado pouco importante mas que é frequentemente ingerido pelos animais marinhos. Estou a falar do plástico que envolve os maços de tabaco. Pela sua pequena dimensão é fácil de engolir e tem-se tornado um problema pela quantidade que existe no mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade amigo além de serem pequenos pedaços de papel e prata/ plastico tem cores bastante apelativas que em movimento na agua se parencem com um peixe muribundo e desorientado( tenho uma história engraçada de um conhecido que a pescar com bóiua de água com peixinho de borracha deiu com um cardume de robalos atrás de uma comedia e como não pegavam no raglo que estava a usar pensou em embrulha-lo na prata do maço de tabaco e assim parecia um peixinho mais natural e conseguiu enganar alguns peixes).
      Obrigado pela visita, apenas um chamada de atenção, caso queira que eu saiba quem é no final da mensagem tem que identificar-se.
      Abraços er continue a visitar este modesto espaço.

      Eliminar
    2. simples...deixe o seu pesqueiro mais limpo do que o encontrou.....pequenos gestos grandes diferenças quanto aos jabardos...e ignorar e fazer o bem para tentar mudar mentalidades.....

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...