Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dois estilos a mesma essência

Depois de uma pescaria aceitável no fim de semana passado tinha de voltar ao local do crime( Praia Azul) para nova investida, desta feita acompanharam-me nesta jornada o Tiago, grande amigo e companheiro de muitas horas de pesca, de grandes e memoráveis jornadas com quem já não pescava à bastante tempo e o Francisco Muralha, uma nova amizade que o blog permitiu estabelecer.
Ponto de encontro no mar e a curiosidade habitual e entusiasmante de travar novos conhecimentos e neste caso estilos de pesca muito semelhantes, mas ao mesmo tempo um pouco diferentes ou seja pesca ligeira à bóia e pesca forte à bóia, basicamente é o mesmo apenas muda o tipo de material e o raio de acção que na pesca mais pesada é muito superior,  foi uma espécie de combate pesos pluma contra pesos pesados ou David contra Golias.
O mar estava de feição, as águas com boa cor e bastante oxigenadas, dia sem vento, a maré era a descer o que fazia prever uma pesca difícil no que toca a capturas, monto a pesca do costume, cana 4mts, bóia de 3grs mas desta vez com fio 0,185mm pois a ideia era apanhar peixe com qualidade, ao meu lado Francisco montava uma cana de 7mts com uma bóia de 15grs e um bom anzol  a diferença era abismal.
Depois de engodar o pesqueiro coube ao Tiago a 1ª captura da jornada um cachaço e logo de seguida uma boga, demonstrando que mesmo faltando aos treinos não esquece como se faz, no meu anzol apenas peixe miúdo, prontamente devolvido.

Como não entrou mais nada acabámos por mudar de local, deslocando-nos mais para norte, logo no 1º lançamento tiro um bom cachaço e depois mais nada.                                                                          
Por esta altura já a pesca pesada fazia alguns estragos a mais de 30mts da costa com 4 sargos e bastantes toques que teimavam em não ferrar, e eu nada.

Com o descer da maré ainda tirei uma baila e 2 sargos, depois o peixe desapareceu não sei para onde e apesar das condições do pesqueiro estarem melhores nem mais um toque,  a hora do almoço aproximava-se e demos por terminada a jornada.
No final as pescarias estavam equivalentes para os 2 tipos de pesca, onde a pesca ligeira alcançou apenas larga vantagem no numero de banhos provocados pelo mar.

Esta foi uma jornada de dupla satisfação pois estive à pesca com um grande amigo e travei mais uma nova e boa amizade,  ficou também o convite para uma nova pescaria onde vou ter umas aulas de pesca rija, poderá ser o início de um novo ciclo, logo se verá como corre.

16 comentários:

  1. Ora agora é que vais ficar fan da pesca rija! :)

    Às vezes o Mar é que manda e a gente tem que se adaptar.

    Boa pescaria!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver como vai ser Manuel, será uma grande oportunidade para aprender um pouco mais e talvez ficar um fã desta pesca(vai ser muito difícil), é boa pesca para quando o mar está um pouco maior e para apanhar bom peixe.
      Abraços

      Eliminar
  2. Grande amigo,fino ou grosso interesa é pescar.Eu prefiro material ligeiro,da mais emoçao e exige mais do pescador.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, eu vou tentar adaptar-me mas estou tão habituado a pescar fino que vai ser muito complicado.
      Abraços e toca a por as amostras de molho.

      Eliminar
  3. Boas Pedro!
    Grandes fotos essas ,onde mostra vocês em plena pesca,até que correu bem em questão de peixe para uma manha,com esta crise, ainda em companhia de amigos,"é de valor".
    um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Alexandre, fui uma manhã muito animada, com muitos banhos e algum peixe, o importante foi estar em boa companhia e passar um bom bocado.
      Abraços

      Eliminar
  4. é sempre bom voltar a recordar as belas jornadas na companhia de um gande amigo e de uma nova amizade. bem hajam.
    um grande abraço tiago.
    parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, foi relembrar velhos e bons tempos, para repetir brevemente.
      Obrigado pela grande amizade, pelo comentário, estás sempre à vontade para quando quiseres ir ao mar é só dar uma apitadela.
      Continua a passar aqui pela chafarica para veres as novidades.
      Abnraços

      Eliminar
  5. Boas companheiro,foi um dia bem passado de certeza com uns bons peixes para animar a jornada,um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno, as grandes amizades que se criam são das melhores pescarias que podemos ter, depois se os peixes aparecerem melhor, completa o ramalhete.
      Abraços e grandes fainas.

      Eliminar
  6. Olá Pedro
    força ai com essas aulas de pesca rija porque eu acho que a temporada que se avizinha não vai ser para brincadeiras
    um abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sérgio agora é que vou ficar fã do mar bravo e depois combinamos uma pesca rija, estou bastante motivado para ir a estes treinos, acho que vou ter um bom professor.
      Abraços

      Eliminar
  7. Boas Pedro,
    no domingo á tarde estava mar bravo , estive a ver o Miguel Serra pescar com boia de 6g em plena praia mas a faturar peixe, fiquei PARVO pois tinha vezes que a boia ficava em seco e o peixe a puxa-la heheh.Breve irei tentar ´boia .Saúde.
    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,
      O Miguel anda nos treinos, de certeza que estava em Porto Novo, ou então e Valemitão ele não perde uma, tenho de falar com o artista.
      Tens de dedicar-te mas é à bóia, para irm9s os 3 para uma jornada de pesca.
      E esses robalos? Ouvi dizer que já sairam alguns esta semana para as bandas do Porto Chão
      peixe entre kilo e 2 kilos.
      Abraçps e grandes lances

      Eliminar
  8. Boas Pedro!
    Eu prefiro a pesca ao pião (pesada) :) vai ver que também vais gostar, mesmo assim já deu para o almoço , nada mau, parabéns pela pesca e pelas fotos que mostram mesmo a acção de pesca, um grande abraço e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João vou tentar adaptar-me a este tpo de pesca mas vai ser dificil pois estou tão habituado a pescar ligeiro que vou estranhar, vou ter de fazer um esforço.
      Obrigado e grandes abraços.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...