Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Poucos mas bons

No passado domingo bastante entusiasmado com as dicas do Francisco Muralha sobre pesca à bóia com pião resolvi fazer um teste solitário, como o mar estava bastante mexido, ideal para tal este tipo de pesca, resolvi por em pratica alguns dos apontamentos que retirei da pescaria realizada com ele.
Como a maré vazia por volta das 8 horas da manhã pensei em ir até ao Matadouro(Ericeira), chegado ao local confirma-se a previsão de mar forte e com alguns enchios mas com as aguas com uma cor fantástica, mesmo a convidar os sargos a abeirarem.
Monto então uma cana de 5mts com uma bóia de 15grs e um anzol um pouco maior, como manda a lei, preparo um balde de engodo grosso com areia, antes de começar a pescar ainda apanhei umas tiagens  e apanhei um bom polvo, a pesca estava a iniciar-se da melhor forma.
Vou pela laje dentro e engodo na ponta do pesqueiro e mando mais umas colheradas um pouco mais atrás  em cima da laje para o mar ir lavando.
Pesca na água com sardinha como isca e peixe nem sinal, insisto mais um pouco mas nada, decido então experimentar com tiagem, logo ao 1º lance sai este bonito bodião, a maré já repontava e sargos nada, decido então inventar, tiro o bucho( bocha) do polvo, retiro a pele e corto em 4 pedaços pois era grande, parecia um pedaço de fígado de galinha, coloco um pedaço no anzol e lanço, pouco tempo depois estava ferrado um bom sargo que me proporcionou uma boa luta, no lance seguinte um cachaço, isto de inventar por vezes obtemos bons resultados.
Com o mar a encher rapidamente tive de pescar um pouco mais atrás, nisto cai um forte aguaceiro que esbarrenta momentaneamente  a agua, prejudicando um pouco a pescaria.
Nunca desistindo mudo um pouco mais para sul e ainda tirei mais uma boa tainha e 3 sargos de bom porte um dos quais já trazia um pircing com um fio já com limos, desgraçado à quanto tempo andava ele com aquilo nos queixos?



Com a maré praticamente cheia dei por terminada a pescaria pois não tinha condições para continuar a pescar, fui sem duvida um boa experiência com resultados muito satisfatórios. 

20 comentários:

  1. mas para que apanhar estes robalinhos nao percebo estes pescadores..enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas caro "Anónimo", desde já agradeço a sua opinião acerca da pescaria, mas gostaria muito mais se tivesse a coragem de se identificar para estarmos em pé de igualdade e poder saber que tipo de pesca realiza, no que se refere ao robalinho estava dentro das medidas legais que para o caso são os 36cm, mas como o João Santana refere neste tipo de pesca que realizo muitas das vezes eles embucham acabando por morrer, nestes casos o que é preferível fazer mandá-los para a água acabando eles por morrer e andar a bóiar no pesqueiro espantando os outros peixes? Ou traze-los para casa mesmo arriscando uma multa?
      É sem duvida uma questão muito polémica e fraturante que divide opiniões, eu em certa parte partilho da sua opinião no que toca a apanhar robalinhos de 100 gramas, nos concursos é permitido isso, e quanto a mim é muito má politica pois é um crime apanhar exemplares com esses tamanhos, não digo que nas provas não o faço, mas enquanto não forem alteradas as tabelas de pontuações todos os pescadores dessas provas vão continuar a trazer robalos desse calibre o que é uma pena.
      Vou agora traçar o perfil do SR ANÓNIMO, penso tratar-de um spinner ferrenho que possivelmente nunca pescou doutro modo não tendo conhecimento total de causa, possivelmente é daqueles que apanha um grande numero de robalos na altura da desova, onde é natural em que apanhe grandes fêmeas ovadas, agora pergunto-lhe eu, será que alguma vez pensou nos milhares de robalos que dizima com essas capturas??? Certamente é muito superior a uma meras dezenas que um pescador de bóia apanha, e pior é que grande parte desse tipo de pescadores fazem dessa pesca um negocio o que por lei penso que é proibido.
      Mas isto é apenas uma suposição e desabafo meu!!!
      Abraços

      Eliminar
  2. Boa Pedro !
    o Polvo estava fresquinho
    abraço


    ResponderEliminar
  3. Boas Pedro, linda pesca, lindos sargos já ando com soldades de apanhar uns também, diz a esse senhor que as vezes esses robalinhos embucham e tem que morrer, não há solução, enfim há sempre pessoal com inveja, não percebo, força ai ,abraço .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      Eu também já tinha saudades de uns sarguinhos kileiros, será desta que eles vieram para ficar.
      Obrigado pela tua opinião, muitas das vezes é isso mesmo que acontece, não foi o caso deste que estava dentro das medidas.
      Abraços companheiro

      Eliminar
  4. Boas Pedro,bem bom

    sempre a inventar!Hhehe. Saúde.


    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,
      É assim mesmo temos de inventar para obter alguns resultados, mas nem sempre as invenções correm bem!!!Não foi o caso desta.
      Abraços e grandes lances.

      Eliminar
  5. Boas Pedro,boa pescaria,estas um grande inventor.A pescar grosso ou fino nao lhes das descanso...Um abraço do teu amigo Helder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Helder, temos de ir tentando novas ideias que ouvimos aqui e acolá e por vezes acertamos também, esta técnica do bucho ainda me vai dar grandes alegrias.
      Abraços grande companheiro.

      Eliminar
  6. Grande pedro mesmo inovando fizestes uns belos peixes amigo,e o polvo como acréscimo espéctaculo amigo um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi nada mau, para os dias que correm, venham mais destes.
      Abraços

      Eliminar
  7. O bucho do polvo resultou e bem...

    Opá não ligues ao anónimo isso já lhe passa! :)

    Por acaso não ligo à competição, mas quer dizer que lá podem facturar robalos com qualquer medida??? Enfim cada vez percebo menos as regras do jogo...

    É como nós, à quarta não podemos pescar, mas os profissionais podem?? Tudo bem que é o trabalho deles e a vida deles, mas será que meia dúzia de pescadores, matam o peixe todo, ou não será mais apenas uma pequena...

    Abraço e continuação de boas capturas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      O bucho é uma isca a explorar, e penso que vai dar grades resultados.
      O que me chateia não é a opinião do Anónimo mas sim a falta de coragem para se identificar.
      Na relidade em todas as provas onde costumo participar os peixes não tem medidas mas sim pesos mínimos onde por norma e salvo raras exceção é de 100grs ou seja todos os peixes acima de 100grs pontuam, depois varia consoante a qualidade onde se atribui mair pontuação aos peixes mais nobres.
      São regras que acho incorrectas pois violam as leis, e deveriam ser alteradas,
      tal como essas leis estapafúrdias que criaram ai em baixo, completamente ridículo!!

      Eliminar
  8. Boas Pedro!
    Até te correu bem a nova experiência,deu uns bons peixes para não falar no arroz de polvo:)))
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Pedro,
    aprendes depressa, eu sou muito mais lento e nem sei se consigo aprender eheheh.

    Olha que a chamada bocha de polvo é muito usada na pesca ao fundo.

    Vais ficar com esse vicio do pião, agora para o inverno até é capaz de ser bom.

    Um abraço

    João Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo João,
      A malta esforça-se, mas ainda vou ter que ter mais umas aulas com o amigo Francisco Muralha para afinar a técnica.
      Sim, quando pescava ao fundo também usava mas eram inteiras, agora cortadas aos pedaços nunca tinha experimentado, vai ser sucesso garantido.
      Quanto ao anónimo é possível que tenha essa mesma postura mas eu gosto imaginar quem será e como pesca, sem stress.
      Abraços

      Eliminar
  10. Nem tinha visto o comentário do Sr. Anónimo, Pedro esse perfil já eu conheço, falam muito e quando os vês no pesqueiro até sargos de 5 cms levam, é só lições de moral para os outros.
    Se fosse eu nem ligava a essa conversa.

    João Gonçalves

    ResponderEliminar
  11. Pois é possivel que assim seja amigo João, apartir de agora só acima de kilo!!!
    Vai lá vai!!!
    Abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...