Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

domingo, 30 de dezembro de 2012

Ultima pescaria de 2012

Pois é o ano está a dar as ultimas e claro que tinha de realizar este fim de semana a ultima pescaria de 2012 na companhia do meu mestre(pai), mais uma vez o mar resolveu dar o coice no fim de semana e dificultar a pescaria à malta como já vem sendo habito sensivelmente à 2 meses.
Com a previsão de mar de 4,5mts lá fomos por volta das 7 da manhã em busca de um cantinho onde desse para brincar um bocado, como a maré estava vazia por volta das 9 e meia espreitamos na Praia Azul, chegados confirmamos as previsões, mar a varrer e pior, com enchios, ainda assim resolvemos experimentar pois parecia que deixava pescar, monto uma cana de 5mts com uma bóia de 6grs, mas após uma hora de pesca e de correr vários caneiros sem conseguir aguentar a pesca na água bem como o engodo resolvemos arrumar a tralha no carro e ir procurar outro canto onde deixasse pescar pelo menos.

Arrancamos sabendo que não ia ser tarefa fácil encontrar um pesqueiro mas ainda era cedo para ir para casa, paramos no Alto da Vela para espreitar a praia das Amoeiras, e vejo uma carrinha azul a parar no estacionamento lá em baixo, quem mais poderia ser, era o Miguel Serra que  também ia tentar a sorte na ultima pescaria do ano, e digo ao meu pai vamos fazer companhia ao Miguel se não apanharmos nada pelo menos pomos a conversa em dia.
Descemos na praia Formosa, e como gostamos do pesqueiro ao bico da Rampa dos Crocodilos ficamos por ali um pouco, engodamos bem o pesqueiro na esperança de apanhar algum robalo, após algum tempo de pesca tenho o 1º peixe trancado, era uma fataça que andava a comer no fundo, carrego mais no engodo e pouco depois a bóia afunda e dou a ferradela, e enrochado, após algumas tentativas para desenrochar, folgo e de seguida solta-se, está pesado..., olha o que lá vem, um pequeno polvo que gostou da sardinha, depois da foto para a posteridade voltou para a água.

Sem sinal do peixe, e vendo o Miguel Serra a pescar no Bidé, pego na tralha e vou lá ter com ele para lhe tentar roubar um peixe(e para dar um pouco de competição à jornada), pouso as coisas e fico um pouco à conversa com ele, ele também não tinha tirado nada, apenas tinha deixado fugir um bom robalo, entre umas colheradas de engodo e alguma conversa lá tiramos uma tainha cada um, desvio-me um pouco para norte e tiro 5 sargotes, todos devolvidos por serem pequenos.

A maré já enchia e para terminar a pesca, que o almoço já esperava, despejo o resto do engodo ao pé do Miguel, e faço os últimos lançamentos, já sem grande esperança vejo a bóia afundar, peixe a correr para dentro e dar uma boa luta, algumas maniveladas e ele em seco, um bom sargo para finalizar a jornada, ainda faço mais alguns lançamentos mas era só aquele que andava perdido.


Apesar da falta de peixe e das poucas condições do mar, soube mesmo bem estar junto ao mar, com bons amigos, deu para desanuviar um pouco e afastar a nuvem negra que teima em pairar sobre mim, pelo menos isso!!!

26 comentários:

  1. Boas Pedro!
    é isto em materias de peixe anda fraco,mas 2013 ira correr muito melhor,grandes escamas para o ano vira,um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, ficamos á espera que 2013 targa boas surpresas.
      Abraços companheiro

      Eliminar
  2. Boas pedro pode não ter sido forte em peixe mas foi de certeza no convivio 2013 de certeza vai trazer mais e melhores pescarias um grande abraço e continuação de festas felizes!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em termos de convívio foi do melhor, que este ano que ai vem assim continue com muitas e boas amizades, as pescarias se forem iguais ás de 2012 também não será mau de todo, eu costumo dizer fui ao mar e não me aleijei já é bom, se trouxer algum peixe melhor ainda.
      Abraços grande Nuno e um 2013 cheio de bos fainas.

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    andas sempre em "competição" heheh,mas o peixe não tem querido nada para estes lados há que esperar pelo 2013.Saúde e boas entradas .


    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Nuno, sempre que estou a pescar ao pé do Miguel vem á tona a boa rivalidade, e damos um ar de competição saudavel à jornada, dia 13 temos uma nova batalha hi hi hi, tens de pensar em vir a uma prova ;)
      Espero que 2013 traga pelo menos dias de mar melhor, peixe logo se vê.
      Abraços e um grande ano 2013 para ti e para os teus.

      Eliminar
  4. Boa Pedro,
    Aqui o nuvemguru não prevê nada de bom para 2013, mas, posso abrir uma excessão.

    Abraço
    http://cards.codecademy.com/codecards/JWIwf/full

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá lá tás tu outra vez a agoirar o ano 2013, olha lá nuvemguru, vê lá quando é que tens uma previsão para a 1ª aula de pesca para 2013, para ver se estreias o matereial com uma grade logo na 1ª pescaria, é da praxe.
      Se vieres pescar comigo e trouxeres a nuvem negra contigo mais vale ficares em casa!!!!
      Abraços e um ano 2013 com tudo de bom e uma boa estreia nesta dificil arte de pesca

      Eliminar
  5. Boas Pedro, deixa lá , ades de ter o teu dia que é só por e tirar, esse sargo já é bem bom, foi pena não tirares mais 2 ou 3 desses para compor a pesca, um bom ano para ti e para os teus, um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      Que esse dia sejá o mais breve possivel pois já farta de mar bravo.
      Este peixe deu uma alegria extra pois já não contava apanhar nada de jeito, quanto ao resto do dia foi do melhor, estar à pesca com grandes amigos é suficiente para alegrar a jornada, quando o mar deixar vingo-me e encho a lata.
      Abraços e boas entradas em 2013.

      Eliminar
  6. Boas Pedro,

    já se safou a grade...

    Aqui, se eu quiser pescar um peixe nesta altura do ano ao Spinning.... terei que emigrar para outras praias....

    Grd abr ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom final de ano e melhor 2013 ;)

      Eliminar
    2. E é mau!!!!
      Quem me dera praticar um spinning numa praia paradisiaca repleta de grandes peixes, não é para todos.
      Abraços e um grande 2013, para ti tenho a solução, espera que o mar deixe pescar, é o que também tenho de fazer.

      Eliminar
  7. Pode ter sido difícil pescar mas com esse tempinho até deve ter sido agradável estar junto ao mar inclusive com os amigos.
    E para finalizar esse belo sargo que andava na areia, parece que já não queria ficar na toca...:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dia estava bastante agradavel e pescar com o pessoal amigo é do melhor, para acabar o ano com alguma alegria lá apareceu este bonito sargo que resolveu sair da toca e finalizar com chave de ouro esta jornada.
      Abraços e um grande 2013 para os Gaviões.

      Eliminar
  8. Muy bonitas fotos Pedro, Enhorabuena por el buen rato de pesca con los amigos, que tengas un feliz año 2013 amigo.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado companheiro Salah, espero que este ano seja idêntico ou melhor que 2013 tanto para mim como para ti.
      Abraços

      Eliminar
  9. Boas Pedro,

    Pois é , aqui na nossa zona se tivermos apenas à espera de mar com condições faziamos apenas 2 ou 3 pescarias por mês . Temos de ser teimosos e mesmo sem grandes pescas vale sempre a pena pela companhia e pelo prazer de estar junto ao mar ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Inácio, pelo menos para quem só pode pescar ao fim de semana vamos seja em que condições for pois sentimos a necessidade da maresia, e o peixe passa para segundo plano quando estamos com bons companheiros de pesca.
      Abraços e um 2013 repleto de grandes jornadas

      Eliminar
  10. Aprecio bastante os seus relatos pormenorizados. Intriga-me o facto de conseguir pescar nessas condições de mar com bóias tão leves. Mas... quem sabe, sabe !

    Cumprimentos e bom ano de 2013.
    Mário Pinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Mário Pinto,
      desde já agradeço a sua visita e comentário aqui neste meu modesto espaço de partilha, é sempre bom saber que existe leitores/amigos que apreciam o trabalho que realizamos.
      Isto é complicado de explicar e de fazer também, pescar com material ligeiro demora o seu tempo para nos afeiçoarmos e conseguir pescar desta maneira, eu antes de pescar á bóia pescava ao fundo e tinha a mesma duvida, como é que eles pescam assim e conseguem apanhar bom peixe?
      Depois veio a iniciação com canas e bóias grandes e pouco sensíveis com fio mais grosso, isto é uma fase de a prendizagem, depois vamos baixando a fasquia e pondo fio mais fino para conseguir pescar com bóias mais ligeiras, não esquecer que a cana tem que passar a ser de ação ligeira também, caso contrário o fio partirá com relativa facilidade quando tiver um bom peixe ferrado.
      Não sei onde costuma pescar ou de onde é, mas esta pesca funciona muito bem em pesqueiros com pouca fundura desde 0,5mts até 3mts, eu pesco muito em caneiros e cantos onde o mar quebra um bocado mas onde se mantém mexido na mesma, depois é ter um bom fato de oleado pois pescamos muito perto ou mesmo dentro de agua.
      É uma pesca viciante sem duvida a que mais gosto de realizar.
      Um abraço e continue a passar e comentar no blog caso queira, será bem vindo e caso tenha mais alguma duvida estou ao dispor para esclarecer.

      Eliminar
  11. boas PEDRO,e eu que ainda não sai da p...... da nuvem ,a ver se 2013 traz mais sol á minha eira...........e não largues as batalhas com o M. SERRA eh eh eh eh bom ano 2013 Robalo de Carbono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Robalo de Carbono,
      logo, logo o céu vai brilhar para ti e as nuvens vão desaparecer e dar lugar a boas fainas.
      Já sabes como é, 2 grandes competidores e amigos, isto vai dar boas historias e jornadas de pesca, a próxima é já dia 13, velá se participas numa?
      Fico a aguardar, abraços e um grande 2013

      Eliminar
  12. Amigo Pedro.Apanhas te um bom sargo.Que o ano de 2013 seja mt melhor a nivel de peixe...Um excelente ano para ti e para a familia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Helder,
      foi o que deu para fazer, as condições também não facilitaram nada.
      Abraços e um bom ano 2013 para ti e para os teus.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...