Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 15 de abril de 2013

5ª Prova do campeonato 2013 da Bordinheira

Este domingo realizou-se a 5ª prova do campeonato de pesca da Bordinheira, com o campeonato ao rubro a expectativa era mais que muita, nesta prova seria o desempate provisório do 1º lugar.
Depois da volta habitual no sábado para ver as condições dos pesqueiros, optei por arriscar na praia da Foz do Sizandro, um pesqueiro pouco pescado nos últimos meses devido á falta de condições nos últimos meses, a maré era a ideal para este local tanto em amplitude como na hora da maré pois permitia pescar durante toda a prova sem me deslocar muito tirando dai maior proveito do tempo útil de pesca.
Mais uma vez fui com o meu pai e com o amigo Artur para mais uma aventura, a caminho do pesqueiro as primeiras dificuldades, o carril de passagem simplesmente não existia, foi destruído com as intempéries,  tivemos de passar com alguma dificuldade pelo rio, ao tentar subir algum material do Artur caiu ao rio e ficou à deriva, após o recuperar seguimos caminho.
O mar estava mais mexido que no dia anterior e com alguns enchios, mas as aguas estavam com boa cor, sem grande pressa pois a maré ainda estava alta, montei a cana com fio 0,165mm e uma bóia de 3grs, preparei um bom balde de engodo de sardinha com areia, engodo bem o pesqueiro e preparo uns filetes de sardinha para isca.
Sem grande fé começo a pescar, sinto logo peixe no 1º lançamento mas não ferrou, volto a iscar e desta ferro uma salema, trabalho o peixe e com ajuda do Artur com o camaroeiro, ponho-o a seco, mais uns tantos lançamentos e mais umas salemas na lata, o Artur igual, conforme a maré foi descendo, fomos acompanhando e sempre a sentir peixe. 
Já dentro do poço as salemas desapareceram, e consegui enganar 3 sargos e um robalinho, e 3 tainhas, com a maré quase dar a volta deixei de sentir peixe, olho para sul e digo ao Artur, «Vou ali á Mesa matar 4 ou 5 peixes num instante», levo apenas o balde de engodo e a cana e na cintura a caixa da isca. 
Engodo bem junto à laje e venho recuando e engodando mesmo junto á praia, para o engodo ir correndo com calma até ao local onde pretendo, foi só a pesca cair na agua e comecei a tirar salemas umas atrás das outras, numa hora e pouco, tirei algumas 20.


No final estava satisfeito com a pescaria mas não com a qualidade do peixe, tinha quase 2 latas de peixe, foram 39 peixes até agora o maior numero de exemplares capturados no campeonato, no total 19,390kg de peixe, somando 40630 pontos.
O pesqueiro correspondeu ás expectativas tendo-se revelado uma boa aposta e consegui ganhar mais uma prova, isolando-me novamente no 1º lugar, apesar da magra vantagem de apenas 1 ponto, já que o João Carvalho ficou em 2º lugar também com uma boa pescaria, a fechar o pódio ficou o César Ribeiro.
Com tanta azafama piscatória quase que não tinha fotos, ainda assim o amigo Artur tirou algumas boas fotos, o resto do dia foi como todos sabem, um boa comida, boa bebida e o convívio do costume, agora que venha o próximo capitulo.

26 comentários:

  1. Grande vitoria Pedro, parabéns, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande João, ficamos a aguardar pelos nosos amigos sargos.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Parabéns Pedro, está renhido, mas por agora vais à frente...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel, costuma dizer-se que candeia que vai ilumina 2 vezes, vamos ver como correm as proximas jornadas, mas vai ser renhido certamente.
      um grande abraço e toca a dar com o peixe amigo.

      Eliminar
  3. No domingo fui ao concurso mais um Pedro e vi uma "máquina" a apanhar peixe. Continuo a admirar a transparência deste homem ao apresentar a coisa tal como ela é, confesso que nem eu era capaz de fazer isto.
    Foi uma boa jornada de grande êxito merecido.
    Regressou-se á grande Associação da Bordinheira e aos bons cozidos á portuguesa, bem regados por bom tinto, bela sopa e boa sobremesa, há!! e não esquecer, e Boa Gente.
    O meu colega e amigo Carlos Brandão é um assíduo leitor deste blogue, faço-lhe daqui um desafio para comentar este resultado.
    Para o Pedro Franco um abraço e continuação de bons êxitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo, assim com tantos elogios ainda me estraga, claro que conserguia fazer o que eu faço, basta viver a pesca de uma forma salutar e sem guardar segredos, basta para isso ser um livro aberto que as coisas saem com muita naturalidade e sinseridade.
      Sem duvida que na Bordinheira sentimo-nos em casa, nunca esquecendo que fomos muito bem recebidos no Bonabal.
      Claro que o Carlos Brandão além de seguir as nossasa aventuras pode comentar e participar, pois além de um diário de pesca é um espaço aberto à partilha de experiencias e opiniões, assim fico a aguardar a opinião do amigo Brandão.
      Obrigado pela companhia e até uma proxima aventura.

      Eliminar
    2. Boa tarde o que se pode dizer, quem sabe, sabe e o resto são cantigas. Quem sabe não precisa de esconder nada, isso já se viu noutras andanças, o que conta são as mãozinhas e o saber ler o mar o resto (peixe) há-de aparecer.
      O que é que se ganha em esconder, na minha opinião nada, a transparência é bem melhor e é demais salutar.
      Continuem que eu também vos acompanho daqui.
      Um abraço a todos.

      Eliminar
    3. Boas Peixe Rei,
      Desde já agradeço a tua presença e cvomentário aqui no meu modesto diário de pesca, poi como bem dizes ganhamos em ser tranparentes, assim ajudamos outros nesta tão dificil tarefa que é saber pescar, mesmo que depois sejamos muitas vezes atraiçoados por quem tem inveja da nossa postura e personalidade, mas isso pouco importa, não tenho problemas em divulgar pesqueiros e horas maos produtivas, técnicas etc. pois só quem tem unhas é que consegue tocar bem viola, tudo o resto são cantigas!!!
      Já agora uma pergunta, conhecemo-nos?
      Um abraço e continua a passar e comentar pois és bem vindo.

      Eliminar
    4. sim claro de casa do Amigo Artur é pena que seja só na altura do grande concurso da casa do Nadrupe. Mas pronto. já deu para ver que tens uma maneira de estar diferente de muitos outros amigos pescadores. E é verdade as "unhas" é que importam.
      Um abraço e até ao Nadrupe.

      Eliminar
    5. desculpa tens razão peixe rei = Carlos Brandão

      Eliminar
    6. Ora, até dá gosto. Dois amigos meus, distantes, aqui em amena cavaqueira de assuntos de pesca. O Carlos Brandão, grande competidor, foi desafiado para um comentário e aqui está ele a responder á chamada e a fortalecer o comentário do "PescadeCana". Um abraço e até breve.

      Eliminar
    7. Grandes companheiros da casa do Nadrupe, queria apenas deixar mais uma ideia sobre a minha maneira de estar na pesca, simplicidade, igualdade, humildade e partilha, só assim se consegue arranjar amigos como vocês, caso contrário era apenas o meu mundo, assim passa a ser o nosso mundo.
      Um abraço para os dois, amigo Carlos Brandão espero vê-lo e mais alguns participantes do concurso do Nadrupe no grande concurso da Bordinheira dia 12 de Maio.

      Eliminar
  4. Amigo Pedro,estas a voltar a melhor forma.é pena ser salemas,mas ainda nao estamos na altura da vindima...eheh tens que esperar e eu tambem pelos sargos.Fico muito contente com a tua prestaçao e do meu amigo Joao Rodrigues um 5 lugar.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo desta vez correu bem, a altura da vindima aproxima-se vamos estar atentos aos sinais, penso que vai ser para muito breve com a alteração das condições climatericas que se verificam.
      O João também se portou muito bem no paiol.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  5. Olá pedro,

    Muitos Parabéns pela vitória, boa reviravolta :).

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rui, vamos ver como correm as proximas aventuras.
      Um grande abraço e vai pasando para acompanhar.

      Eliminar
  6. sois unas maquinas jejej, alucino con el blog me uno a el, enhorabuena .
    un fuerte abrazo desde Asturias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Emilio, ainda bem que gostas das aventuras e relatos, é sempre bom saber que os leitores gostam e reconhecem o trabalho que vamos fazendo.
      Um grande abraço de Portugal e vai passando pelo blog para acompanhares novas jornadas.

      Eliminar
  7. Enhorabuena Pedro por la victoria, bien merecida. un abrazo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah, foi merecida e muito suada, mas acima de tudo bastante saborosa.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  8. Grande Pedro,
    Sempre a malhar ao Domingo de manha, e até deu alguns peixinhos,até parece fácil, mas não é assim, tens de ter uma boa técnica para o fazer e conseguir essa prosa de pesca. Parabéns e é só o mar ficar bom para combinar-mos ai a nossa pescaria.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Nelson é mais ou menos assim, são os anos de pesca que fazem o pescador, como dizes parece facil, mas na realidade não é!!!
      Quanto à pescaria fica para breve, assim o mar deixe.
      Um grande abraço

      Eliminar
  9. Parabéns pedro,pela merecida vitória,um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...