Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 29 de abril de 2013

6ª Prova do campeonato 2013 da Bordinheira


Realizou-se ontem a 6ª prova do campeonato de pesca da Bordinheira, mais uma vez as previsões não eram as melhores, devido ao forte vento e ao mar com alguma força com aguas um pouco tapadas.
Depois de analisar as condições no sábado, fiquei tentado a voltar à praia da Foz, como se costuma dizer, equipa que ganha não se mexe, e como a hora de maré era idêntica à da prova anterior, com umas pequenas diferenças, a amplitude de maré era um pouco maior, o pesqueiro já tinha um pouco mais de areia, mas resolvi apostar lá na mesma.
Com os habituais companheiros de jornada lá fomos nós, chegados ao pesqueiro o habitue, montar uma cana com fio 0,165mm e mesmo com muito vento uma bóia de 3grs, pois a pesca ia ser feita bem próximo da agua, para diminuir a folga no fio.
Faço um balde de engodo bem forte com areia, engodo bem o pesqueiro, e toca de iscar com beliscos dos lombos de sardinha, isca vai, isca vem e peixe nem sinal, passado uma hora lá consigo ferrar um sargote, mais uns lançamentos e o mar era um deserto autentico.
Com a falta de peixe no 1º pesqueiro, tinha de me mudar de pesqueiro, vou até á laje da mesa, mas mais do mesmo, nem um toque.
Com o vento a aumentar continuei na procura do peixe, fui andando até Porto Chão onde consegui tirar uma tainha apenas, a coisa estava complicada e o desanimo apoderava-se de mim, no caminho inverso faço mais 2 ou 3 pesqueiros, mas era mesmo dia não.
Na ultima meia hora lá consegui tirar 3 salemas perto do Fausto, quando já não tinha esperança nenhuma e compor um pouco a pesca.
Num dia muito complicado de pesca, confirmou-se o que esperava, a prova foi ganha pelo João Carvalho, no pesqueiro do Cavalinho com 34 salemas e 2 tainhas, para ele os meus parabéns, em 2º ficou o César Ribeiro e em 3º o Gonçalo Forcada, o trio do buraco do Cavalinho a fazer o pleno no pódio.
Apesar de ter corrido mal, fiquei em 10º lugar, e cedi o 1º lugar do campeonato para o João Carvalho que está a fazer um campeonato muito regular.

O almoço e convívio correram 5 estrelas como sempre, agora que venha a próxima prova.
Neste momento continuo a perguntar-me, onde é que anda o peixe de qualidade? Tem sido um ano atípico pois é só salemas, nesta prova não apareceu um sargo que pontuasse, nem um robalo, algo de estranho se passa mas ainda não percebi!!!!    

16 comentários:

  1. Amigo Pedro, cá estou a desmoer mais uma grade. Este ano já vai em quatro (em 6 provas). Se o meu amigo souber por aí onde se faça uma reciclagem, diz-me. Os pesqueiros deste litoral não gostam do meu material de pesca.
    Quanto ao resultado do meu amigo, dado que eu sou um apoiante incondicional, foi fraco, mas o desporto é assim, cada atleta tem os seus dias bons e tem ou vai ter outros piores.
    Não queria gabar muito o meu amigo, para não se estragar, mas tenho que voltar a dizer que apreciei bastante a construção deste post, com um vídeo muito bem apresentado, comentado e musicado.
    Estou-me a desafiar para a semana fazer alguma figura em Peniche, no concurso do Independente.
    Até uma próxima e boa saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande companheiro,
      a grade também faz parte da pesca embora eu me tente afastar dela a todo o custo, é que elas pesam e não é pouco principalmente se for em competição fora isso é tudo naturalmente normal.
      Claro que cada dia de pesca é sempre diferente e uma incógnita, temos de acreditar nisso mesmo, vão haver dias melhores e piores sempre, agora é correr atrás do prejuízo e esperar por um deslize, uma coisa é certa as contas fazem-se no fim, até lá é lutar, e se cair será de cabeça erguida como sempre faço.
      Este post está diferente, assim posso mostrar todas as fotos que vamos tirando e todos podem dar uma espreitadela.
      Não é necessário desafiar-me para domingo, pois já confirmei com o Filipe que vou para mais uma aventura que espero que corra bem.
      Um abraço e uma boa semana.

      Eliminar
  2. É assim Pedro, esperemos que melhores dias possam vir... E espero que consigas recuperar, noutra prova!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente vão vir dias melhores, é o que eu espero também para conseguir dar a volta ao resultado que agora é desfavoravel.
      Abraços

      Eliminar
  3. Boas Pedro,

    Esta prova pode não ter corrido da melhor forma mas a próxima será melhor com certeza ! Então com este mar que vem para a semana temos de aproveitar e esperemos que o peixe de qualidade que anda desaparecido finalmente começe a encostar ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente esta prova foi desmoralizante, espero que a próxima corra melhor, agora com uma longa pausa no campeonato é rezar para que as Salemas desapareçam e os amigos sargos dêem um ar de sua graça, mas vamos ver!!!
      Um abraço e bons lances companheiros

      Eliminar
  4. Que buenos pesqueros teneis por ahi Pedro, preciosos, felicidades por las salemas y a ver si entran los sargos, mucho ánimo para el campeonato, un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francis,
      São sem duvida bons pesqueiros, mas este ano tem estado muito fracos no que toca a peixe de qualidade, agora que o mar vai dar tréguas quem sabe se não encostam os tão desejados sargos.
      Obrigado pela força companheiro.
      Abraços e bons lances

      Eliminar
  5. Pois é amigo Pedro, isto este ano está dificil de encostar uns peixes de jeito, restanos esperar que as águas aqueçam um pouco e que os taõ desejados sargos encostem. Até lá vamos lutando contra o aquário kkkkk, o que naõ é facil. Bem um grande abraço domingo vamos um pouco mais para cima (Peniche) na esperança de uma faina melhor. Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo David, agora que vamos ter uma longa pausa no campeonato(ainda bem!!!), pode ser que o aquário fique com menos peixes e quem sabe nos safemos com uns bons peixes de qualidade, só o tempo dirá, vamos ver ;)
      Domingo encontramos-nos em Peniche para mais uma jornada de pesca, vamos ver como corre.
      Um abraço grande camarada.

      Eliminar
  6. Amigo Pedro,na proxima prova ja nao vai aparecer tanta salema e dai para a frente começa-se a definir o campeonato.Grande video que fizeste,o meu amigo Joao ja me vai fazer um balde de engodo inventado por ele.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim espero que aconteça, pelo menos é diferente e não sabemos onde vai dar peixe.
      O balde de engodo à cintura está catita, o mestre João sempre a inventar e bem, nos nossos pesqueiros dá muito jeito!!!
      Abraços

      Eliminar
  7. Buen reportaje de la jornada Pedro, se aprecia que el día no era para los sargos pero habéis estado entretenidos con las salemas, enhorabuena al ganador y suerte para la próxima.
    Un saludo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah, as condições não eram as melhores e os sargos e robalos andam arredios, não à meio de encostarem, por enquanto é só salemas, é o que há, ver se na próxima corre melhor!!!
      Abraços

      Eliminar
    2. Eu acho k deviam tirar o "buraco" do campeonato ou entao tirar de lá as salemas

      Eliminar
    3. Boas caro anónimo, para mim o buraco e as salemas podem ficar lá, penso que seria preferível pontuarem apenas peixe de qualidade, acho que bastava isso.
      Não sei se queria ficar como anónimo? Mas caso não queira no fim das mensagens basta colocar o seu verdadeiro nome.
      Obrigado pelo comentário e visita

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...