Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 2 de maio de 2013

As buscas continuam!!!

Ontem como foi feriado, e logo «dia do trabalhador», tinha de fazer justiça ao dia e ir ao mar trabalhar e procurar algum peixe de jeito, numa pescaria pensada em cima do joelho fui sozinho,  para tentar fugir ás Salemas resolvi ir pescar na praia das Amoeiras, à maré vazia.


Ao chegar à praia Formosa deparo-me com um invulgar aparato, ele era Bombeiros, a Policia Marítima, uma corveta da marinha e até o helicóptero da Força Aérea que patrulhavam a costa, estavam a decorrer buscas na zona, porque um pescador está desaparecido no mar desde as 6.45 desta terça-feira ao largo da praia de Porto Novo, concelho de Torres Vedras, o homem, de 49 anos, é pescador da embarcação Mestre Horácio, que está registada em Faro, mas que opera a partir de Peniche, o acidente ocorreu a duas milhas da costa, ao largo da praia de Porto Novo, no concelho de Torres Vedras.
É sempre de lamentar, estas situações desagradáveis, mas depois de tirar umas fotos segui à minha vida, e fui pescar tal como tinha planeado.
Desço até à praia, faltava apenas uma hora para a baixa mar, faço um balde de engodo e monto uma cana, depois de engodar bem o pesqueiro, toca de por a bóia na água, na 1ª hora apenas apanhei 2 ou 3 sargotes que foram devolvidos, entretanto pairava mesmo à minha frente o helicóptero puma da Força Aérea que continuava a patrulhar a costa. 
 Depois com o virar da maré tirei 3 tainhas, e um sargo jeitoso que me animou um pouco e deixou alguma esperança numa boa pesca, depois com as aguas a subirem entraram as amigas salemas e já se sabe, umas atrás das outras, o costume, é que nem mesmo as tainhas voltaram a aparecer, só deu salemas.
Depois de sacudido do pesqueiro ainda não satisfeito, fui até ao penedo do Guincho, acabar com o engodo e apanhar mais umas quantas, que foram sendo prontamente devolvidas, foi uma sessão C & R .
Deu para passar umas horas de pesca bem animadas, e pelo menos trouxe um peixe de jeito para casa, nada mau!!!

12 comentários:

  1. Olá???? O pesqueiro do "Penedo do Guincho" estava com boas águas. A pesca foi feita aí mesmo nessa cantinho á frente na foto? Ele até parece que está engodado? Boa.

    Lema novo para definir pescador:
    "Em casa
    Mas de preferência no mar
    Sempre a pescar"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva companheiro, a pesca da foto foi feita na praia das Amoeiras, no pesqueiro onde apanhou as tainhas, depois fui acabar a pesca no cantinho do penedo do Guincho onde salemas era mato, foi tirar e largar, tirei carradas delas até me fartar, depois desisti, estas obviamente não tiveram direito a ser fotografadas.
      Um abraço, esse lema aplica-se na perfeição.

      Eliminar
  2. A coisa está má... Nem ai dás com uns sagotes...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Este ano vai mesmo bera, para se apanhar um sargo é obra!!
    Que miséria.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Pedro!
    Esses pesqueiros tem muito bom aspecto, tens iscado com o que??
    Eu é raro engodar aqui, e as vezes que engodei, o resultado não foi bom, não quer dizer que um dia não carregue a engodar! mas o engodo puxa muito a salema, depois a isca que uso é apanhada na hora Pedro, camarão, percebe, ou mesmo a lapa achatada pequena, as vezes levo tempo a sentir peixe , mas quando sinto é sargo, o meu amigo Fernando(do guincho) fez-me companhia numa investida a sul num dia muito difícil,(num pesqueiro tipo dos teus) ele usou camarão congelado, eu apanhei lapa pequena e uns camarões na hora, ele apanhou uma salema e não sentiu mais nada, coisa que nunca tinha apanhado neste pesqueiro:):):) eu desferrei meia dúzia de sargos e apanhei um belo sargote, mesmo ao lado dele, ai deu para tirar conclusões sobre a isca, sei que és um bom pescador, e isso ai não é igual aqui, mas um dia espermenta como te disse, só para veres se dá resultado:):)):) espero que sim:):) grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Grande João,
    eu pesco sempre com engodo, pois na minha zona pescar à bóia sem engodo é muito difícil apanhar algum peixe a não ser que estejam a montes e a mariscar aos pés, eu também sei que o engodo puxa muito peixe que não presta, mas aqui na minha zona quase toda a gente pesca assim.
    Normalmente uso sardinha aos beliscos como isco(para os bóieiros a rainha dos iscos), manda a regra que se iscas com o mesmo que se engoda, além de tudo é muito pratico pois tenho sempre isco em casa e não perco muito tempo em arranjar isco uma vez que ainda estou a uns 8kms do mar, assim estou sempre desenrascado é só chegar e pescar.
    Eu também sei que o camarão da poça é bom, pois já apanhei alguns sargos com ele, e até tenho um camaroeiro que comprei nos chineses para o apanhar, mas como gosto de pescar mais nas horas de maré vazia coincide com a hora de o apanhar, assim pesco sempre com sardinha pois dá para todo peixe, mas nesta altura as salemas inundam a minha costa e digo-te que comem de tudo, desde limo, camarão fresco e congelado, sardinha, ameijoa, eu sei lá, até minhocas elas comem, são uma praga.
    Penso também que elas são tantas que afugentam os outros peixes, pois assim que elas entram nos pesqueiros todo o outro peixe desaparece completamente, de à uns 15, 20 anos é este ritual por esta altura, nuns anos mais forte que noutros, começa em Janeiro e vai até maio, depois desaparecem, penso que isto se deve também a alterações climáticas e temperaturas da agua.
    Mas fica a dica, um destes dias perco um tempo a apanhar camarão para isco e não levo engodo para ver se dá uns sargos, se não der pode ser que as salemas não encostem também.
    Obrigado companheiro e bons lances

    ResponderEliminar
  6. Boas Pedro!
    Isto não esta facil em Pedro,mas eatá quase a sim por todo o lado,isto de ano para ano esta pior,agora de verão ainda piora mais,força ai para as varadas,abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a verdade com que nos temos de habituar, muito embora nos custe imenso a aceitar tal facto, vamos continuando na ilusão que é apenas uma fase passageira.
      Obrigado e um grande abraço

      Eliminar
  7. Olá companheiro,é como dizes salemas tainhas e outros afins lol aquilo que procuramos parece que não quer dar um ar da sua graça tirando os pequenotes mas vamos ter fé que isto muda e que ainda vamos nos divertir o tempo tambem não tem ajudado ainda hoje ás 07 estava em tronco nu e ás 09 tinha o quispo e uma camisola de malha vestida,onde devia ser ao contrário lol.
    Um abraço deste amigo
    JCordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas camarada Justino, sem duvida que este ano tem sido muito duro no que toca a grandes discrepâncias climáticas, e de grandes alterações das condições maritimas, podem estees factores ter influencia para abeirar o peixe de qualidade, agora que a coisa parece estar a voltar à normalidade vamos ver se dá uotro tipo de resultados.
      Um abraço e bons lances

      Eliminar
  8. Como se nos resisten los sargos este año, enhorabuena por la pesquera y la jornada Pedro, un fuerte abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão difíceis de encostar os sargos, mas vou continuar a tentar, é a única solução para saber quando aparecem.
      Um abraço grande companheiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...