Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 9 de abril de 2013

Concurso de pesca A.C.B.S. António Varatojo

Mais uma vez realizou-se o concurso anual de pesca do Varatojo, um dos mais conceituados do concelho de Torres Vedras, que faço questão de participar.
O tempo ajudou, que com um dia primaveril fez com que comparecessem 150 pescadores neste convívio.
O mar apesar de se apresentar calmo, ainda estava bastante barrento, devido ás fortes chuvadas dos últimos dias, o que dificultou a pescaria, eu principalmente não me dou muito bem com o mar desta cor, mas a vontade de pescar fala sempre mais alto.
Depois da difícil tarefa de escolher um pesqueiro, onde as aguas tivessem com melhor aspecto, acabei por ir para a Calada, que mesmo sem estar com boa cor era onde se apresentavam melhores, tralha ás costas e toca de dar corda aos sapatos, pois o caminho até ao pesqueiro ainda era longo, depois de meia hora a andar fui parar á  praia das Escadinhas, quase na Assenta.
A maré já repontava á uma hora, faço um bom balde de engodo, e como as águas eram tapadas, optei por montar uma cana com fio 0,185mm e uma bóia de 5grs, espero pela hora de inicio da prova e começo a engodar o pesqueiro.
Preparo uns filetes de sardinha para isca e toca de por a pesca de molho, sem grande convicção lá ia tentando a minha sorte, e passado alguns minutos tiro um bom sargo, a grade estava safa, vou engodando a miude e meia dúzia de lançamentos tiro um robalote, insisto mais um bocado, mas o mar começou a correr com o engodo para sul e não senti mais nada.
Era hora de mudar de local, pego na cana e vou um pouco mais para sul, onde o engodo estava a ir e aguentava a bóia, lanço e apanho logo mais um sargo, apesar da boas condições não sinto mais nada.
Como a maré já estava com uma altura boa, tentei a sorte no Curralinho pesqueiro que já muitas alegrias me deu e onde estava o meu pai que ainda não tinha sentido nada, lanço e tranco logo uma salema que desferrou, volto a lançar e tranco uma que tiro, nisto o meu pai tira mais 2, com a maré a sacudir-me do pesqueiro ainda tiro uma tainha e mais um robalote.





Aqui etá o João Carvalho em grande ação, a trabalhar bem como sempre e a mostrar que está em grande forma, dá gosto ver, e o Cesár a ajudar no camaroeiro.
Faltava apenas uma hora para terminar a prova, e vou andando para o lado do carro, passo pelo João , César e Gonçalo que estavam a tirar uma tainhas e salemas, aproveito para tirar uma fotos e acabei a pescaria ali perto deles, ainda tirei mais 2 salemas, no final tinha 8 peixes, totalizei 8860 pontos, fiquei em 14º lugar.

 No 1º lugar ficou o meu colega de equipa Fausto Matos que apanhou a maior quantidade de exemplares da prova com 22 peixes, 6 tainhas e 16 salemas, a quem dou os parabéns pela merecida vitória.
No 2º lugar ficou o João Carvalho, e a fechar o pódio ficou o José Pejapes que alem de outros peixes apanhou o maior exemplar da prova, um robalo com 2,224kgs.
Por equipas ganhou o G.A.P.Magoito, e por clubes ganhou a Bordinheira.



Quero salientar a excelente organização, que merece os parabéns, pois proporcionaram mais um grande dia de convívio, servindo uma excelente feijoada entre outros petiscos, e para o ano lá estaremos novamente.

12 comentários:

  1. Mais um belo convívio, onde desta vez não conseguiste dar com o peixe...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mais um dia de pesca e convivio muito bem pasado, apesar de ter procurado bastante não dei com o peixe e força, fia para uma proxima.
      Abraços

      Eliminar
  2. Boas Pedro, bom post, grande desportivismo, parabéns continua assim, esses convivios devem ser engraçados:):):),grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, um dia deste tens de vir cá para participar, vou continuar a postar estes dias de festa.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  3. O Post está bem servido de muito boas imagens, demonstrando "grande atitude" de diversos pescadores de competição e mostrando um mar que apesar de tudo parece estar pescável. Dado que 8.800 pontos do amigo Pedro Franco lhe revelaram um 14º lugar, é porque os antecessores pontuaram bem,apesar das condições do mar.
    Um abraço e bom desfrute nas provas que se avizinham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo foi pena não ter vindo pois o mar estava bom para pescar, apesar das agua estarem tapadas, como sempre dei o melhor mas o peixe não colaborou em força, ouve quem tivesse dado com ele, mas foi só em certos sitios, não foi geral, e onde apareceu só quem teve unhas é que tocou viola, deu para ver alguns pescadores em ação, e para ver que alguns deles estão e grande forma o que tornará as proximas jornadas um grande desafio.
      Um abraço e vamos disfrutar o melhor que conseguirmos nas proximas pescarias.

      Eliminar
  4. olá Pedro,
    Não conhecia o teu blog, prometo que vou ficar mais atento ;).
    Valeu mesmo o convívio.

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Urubu, obrigado pela visita e comentário no meu diario de pesca, serás sempre bem vindo e podes participar nele sempre que quiseres.
      Além da pesca, o convívio é que nos faz participar nestes concursos, é muito bom.
      Um grande abraço e vai pasado por aqui.

      Eliminar
  5. Amigo Pedro,fizeste uma grande pescaria para o estado em que o mar se apresentava ,as aguas estavam mt fechadas e peixe bom nem ve lo.Foste para o pesqueiro que em breve vai dar nos grande alegria(espero eu lol)Fiquei com muita vontade ir la fazer uma pescaria.Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Foi o possivel, bem procurei os sargos, mas ainda não encostaram, foram apenas 2 de razoavel tamanho, mas tenho grande espectativa neste pesqueiro numa futura pescaria na tua companhia.
    Tens de lá ir exprimentar se tiveres tempo e se o mar deixar.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  7. Bonitas imagenes Pedro con el mar bastante sucio, que buen rato echaríais, enhorabuena a ti y a tu compañero por el segundo puesto, un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francis,
      o mar com agua tapadas não deixou fazer melhor, ainda assim não foi mau de todo.
      Um abraço companheiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...