Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 15 de maio de 2013

8º Concurso de Pesca da Bordinheira


Este domingo realizou-se o grande Concurso de Pesca da Bordinheira, clube do qual faço parte, onde contamos com a participação de 150 pescadores, o que em tempo de crise é bastante bom.
O tempo colaborou, pois esteve um dia primaveril, em que apenas o vento com alguma intensidade dificultou a pesca, e embraveceu um pouco o mar.
Com pouco tempo para preparar esta prova, pois tinha de ajudar na organização, apenas dei uma vista de olhos por meia dúzia de pesqueiros no sábado  mas as duvidas eram muitas na escolha do pesqueiro, sem me preocupar muito pois a motivação tem andado um pouco em baixo, a escolha do pesqueiro seria feita no dia da prova, pois nenhum pesqueiro estava do meu agrado.
Arranco para o mar com o meu pai, depois de sair do sorteio quase em ultimo, a ideia era ir para a Foz do Sizandro ou Porto Chão. 
Mas depois de sair mal no sorteio, já sabia que o destino seria Porto Chão, ainda assim fomos espreitar a Foz do Sizandro, foi com grande espanto que não estava ninguém no «pesqueiro da Mesa», disse ao meu pai «Ficamos já aqui!!».
Tralha ás costas e rapidamente desço até ao pesqueiro, faço um balde de engodo de sardinha com areia, monto uma cana com fio 0,165mm e uma bóia de 3 grs, engodo junto da laje, bem atrás de onde ia pescar, mesmo junto á paria para o engodo trabalhar correctamente.
Preparo uns filetes de sardinha, e apanho um pouco de limo(tipo caldo verde), para o caso das salemas entrarem, já passava uns minutos do inicio da prova quando a bóia foi pela 1ª vez à agua, em poucos segundos afunda, dou o toque de ferragem, pelo bater vi logo que era uma salema, com jeito encalho o peixe, visto que elas estavam no pesqueiro era aproveitar ao máximo  passo a iscar só com limo e fui tirando umas atrás das outras.
Pelas 9 e meia passam os fiscais da prova e na lata já tinha 10 salemas, com o descer da maré, elas desapareceram e era hora de tentar procurar algum sargo, mudando de isca para sardinha, e ao 2º lançamento tiro um sargo que pelos vistos andava perdido, depois de insistir sem sentir mais nada, pensei, vou montar uma pesca mais forte com fio 0,235mm e uma bóia de 5grs para quando na enchente as salemas entrarem novamente aproveitar ao máximo sem perder muito tempo a tira-las.
Com a maré já a encher elas voltaram a entrar no pesqueiro e na ultima hora e meia de prova foi sempre a tirar, no final da prova a lata era pequena para todo o peixe. 



Apanhei 36 salemas com 17,880 kgs e um sargo com 330grs, totalizei 37080 pontos, ficando em 1º lugar, acumulei também o prémio de maior nº de exemplares com 37 peixes, em 2º lugar ficou o meu pai, Joaquim Franco que apanhou ao meu 13 salemas, a fechar o pódio ficou o David Forcada da equipa Night Fish.
O maior exemplar desta prova foi capturado pelo João Pola da Charneca de Cascais, um magnifico robalo com 2,685kgs.


Por equipas ganhou a Silfesan(a equipa pela qual eu pesquei) e por clubes ficou o A.C.B.Varatojo.


O convívio não podia ter corrido melhor, este ano contamos ainda com um stand da marca Barros onde os pescadores puderam apreciar as novidades da marca na presença do Mário Barros, onde todos(ou quase todos) sairiam satisfeitos, com muito boa comida e servidos por gente de uma grande colectividade que mais uma vez demonstrou que trabalha muito e sabe bem receber. 
Espero que para o ano possamos contar novamente com a presença de todos estes companheiros e se possível mais alguns.

22 comentários:

  1. Grande Pedro, mais uma vitoria para o curriculum, muitos parabéns e o teu pai em segundo, muito bom:):):) grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João,
      Foi dobradinha, muito bom, a pescaria correu bem mas fica o amargo de boca ser só peixe de 2ª categoria, valeu pela vitória.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  2. Parabéns pela vitória e logo a seguir o teu Pai e ainda a equipa!
    Estás em forma!:)

    Força e uma Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel,
      Foi uma boa jornada onde tudo correu bem, ao contrário da semana passada, o meu pai mereceu o 2º lugar pois trabalhou bem para tal, mudando para a pesca à bóia que nem é o seu forte, mas portou-se bem.
      Aparemntemente estou em forma, o peixe esse é que não é grande coisa, mas vamos esperar por dias melhores.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    parabéns pela vitoria e tb ao pai
    continua a dar nelas pois outro peixe está difícil eheh,mas quando começar tb não vou parar ERA mesmo BOM ahah. Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno Sousa,
      Estes malditos peixes são aos milhares e penso que espantam todos os outros, só vai dar alguns peixes de jeito quando estes peixes desaparecerem.
      Ainda assim vamos insistindo na esperança de dar alguma caoisa de jeito.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  4. Boas Pedro

    Parabéns por mais uma vitoria merecida.

    Abraço

    Francisco

    ResponderEliminar
  5. Boas Pedro e Joaquim,

    bem bom, 1º e 2º lugar, se tivesses um irmão mais novo ficava em 3º... hehehe

    Muito concorrido esse concurso amigos, assim dá gosto ver ;)

    Grd abr e Parabéns aos dois vitoriosos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Matos,
      Por acaso até tenho um irmão 2 anos mais novo que eu, mas ele degenerou, não aprecia muito a pesca, já o levei varias vezes à pesca mas a coisa não pegou, se pescasse provavelmente ficaria em 3º lugar, pois as salemas estavam aos montes.
      Foi mais um grande convívio, onde tudo correu da melhor maneira.
      Obrigado e um grande abraço

      Eliminar
  6. mais uma bela prova , mais um belo concurso a bordinheira ficou em primeiro lugar indescutivelmente...
    que grande montra de premios que belo almoço que grande convivio assim vale a pena chegar do trabalho as 4 da manha e levantar as 6 para participar... continuem
    puxa cabos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nelson,
      Penso que tudo correu bem, muita e boa comida, servida por gente muito simpática e que gosta de bem receber, uma montra de prémios como já não se vê nos dias de hoje.
      Claro que não podia esquecer que além de tudo isto para melhorar o convívio estiveram presentes grandes amigos da pesca como tu, só assim faz pleno sentido estas provas.
      Amigo Nelson, não te esqueças do velho ditado que diz que, Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, por esse motivo toca lá a continuar a acordar cedinho.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  7. Grande Pedro,os meus parabens para ti e o senhor teu pai,um merecido primeiro e segundo lugar,continua ai com força,um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, vamos ver como correm as próximas provas agora que a moral anda em altas.
      Um abraço e saudinha para toda a família.

      Eliminar
  8. Parabéns à grande dupla e à equipa !
    Sem dúvida que na pesca há que saber e isso é coisa que vos assiste ;) !
    Pena que os sargos ainda nao tenham entrado em força . A ver se não é um mau ano como o ano passado .

    Grande Abraço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Inácio, mas isto da pesca além de muita sabedoria é necessário também um pouco de sorte, e tu bem sabes disso, muitas vezes é estar á hora certa no sitio certo e aproveitar ao máximo quando o peixe entra.
      Penso que as salemas aos milhares( visto na semana passada por um colega que faz caça submarina) afastam todo o peixe da costa, incluindo os sargos, eles apenas vão encostar quando elas desaparecerem, mas estou convencido que vai ser um ano bom de peixe.
      Um grande abraço

      Eliminar
  9. Parabens Pedro e para o mestre Quim tambem,ve la se ele começa a treinar a pescar a boia e tens mais um forte concorrente!Obrigado por estares a limpar do mar as salemas (17kg que ja nao aparecem para estes lados)lol.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Helder, ele já prometeu que vai apostar mais na bóia e já ameaçou dar tareias na malta inclusive em mim.
      Bem posso limpar o mar desta praga, mas nunca mais acaba são aos milhares, senão milhões delas, visto na semana passada pelo João Carvalho que fez caça submarina em 3 sítios diferentes e era só salemas, sargos nem vêlos, uma pura miragem, vamos continuando á espera.
      Um abraço grande companheiro

      Eliminar
  10. Una victoria mas amigo Pedro, enhorabuena y a seguir en tu linea.
    Saludos desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah,vou continuando a tentar nas vitórias, vamos ver o que nos reservam os próximos concursos.
      Um abraço de Portugal

      Eliminar
  11. Boas Pedro,
    Assim que o mar deixa tu pumba, não dás imponte-se.. parabéns pela pescaria, e 1ºlugar, e também os parabéns ao teu pai pelo 2º lugar.

    Grande Abraço
    NA

    ResponderEliminar
  12. É assim, quando as coisas calham bem e estamos preparados a pesca flui com muita naturalidade, o pior são os dias em que as coisas não correm como esperamos, ai é que se complicam.
    Obrigado companheiro Nelson, um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...