Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 21 de maio de 2013

Concurso de pesca do Stella Maris


Neste domingo realizou-se em Peniche mais um concurso de pesca do Stella Maris com a participação de 100 pescadores, eu era para folgar pois são já muitas provas seguidas e o cansaço aperta, mas também porque não gosto muito de pescar em Peniche, por vários motivos, mas à ultima hora resolvi participar, pois tenho um colega que me desafiou e tenho alguns objectivos pessoais que quero cumprir e me fizeram mudar de ideias.
Fui de boleia com o grande colega Artur que está sempre disposto a novas aventuras marítimas  que bem cedo passou por minha casa, para darmos uma vista de olhos em alguns pesqueiros antes da prova, e ainda apanhar algum limo para isco, pois a estratégia de pesca era apanhar salemas.
Depois do sorteio, rumamos ao Baleal, para trás da capela, num pesqueiro com 5mts de altura, ainda faltava meia hora para o inicio da prova, montei logo 2 canas, uma com 0,185mm e bóia de 3grs, e outra com 0,235mm e bóia de 6grs, preparei um balde de engodo forte com areia para tentar por o peixe a comer aos pés.

Dado o inicio da prova, lançado o engodo ao mar, era hora de ir procurar peixe, depressa vi que o mar abalava com a bóia, bem como com o engodo para fora do pesqueiro, sem ter um único toque de peixe nos primeiros minutos de pesca e vendo que o pesqueiro não agradava era hora de mudar.
Pego na tralha e vou experimentar num buraco à esquerda da capela, num pesqueiro que tinha ficado debaixo de olho, umas colheradas de engodo e ao 2º lançamento tiro uma salema, pouco depois tinha o Artur a fazer-me companhia a tirar também algumas salemas, insisto no engodo, e sempre a iscar com limo tiro mais algumas, com a ajuda do Artur no camaroeiro, com muitas a desferrarem e outras a partir o que me deixava algo irritado, no virar da maré o peixe falhou, demorei algum tempo na leitura e funcionamento do pesqueiro até voltar a dar com elas mas longe o que dificultava a ferragem pois o peixe estava a comer mal.




Mesmo perdendo muitas salemas, acabei a pesca com a lata composta, no total 22 salemas com 10,350 kgs totalizando 31050 pontos e classificando-me em 7º lugar, o que não foi mau de todo. 





Por clubes e equipas o A.C.B. Varatojo alcançou a vitória  a Bordinheira ficou em 2º lugar por equipas e clubes, com a ajuda fulcral, das novas aquisições (os amigos Night Fihs), onde estiveram em grande destaque o Nelson Ferreira(Puxa Cabos) em 5º, e David Forcada 6º lugar respectivamente sendo os melhores classificados do clube.
Em 1º lugar ficou o Paulo Salgado com 69150 pontos, do A.C.B. Varatojo que apanhou  48 salemas, e acumulando o prémio para o maior nº de exemplares.
O maior exemplar foi uma tainha com 1,250grs apanhada pelo Leonel Oliveira do A.C.B. Varatojo.


Foi mais aventura de pesca e muito convívio,  onde tudo correu bem, com um único reparo a fazer, na terra de pescadores e do bom peixe fazem uma feijoada de Choco escondido, vamos lá rectificar este pequeno lapso, de resto tudo correu bem.
Na volta para casa ainda fomos dar uma espreitadela em alguns pesqueiros para futuras provas, passamos pela praia da Consolação e Porto Batel, onde pude tirar umas ideias para novas pescarias.





8 comentários:

  1. Cá está o 1º comentador, que já estava á espera deste post para hoje. Parece que estou a conhecer estes locais de algum lado?
    Mais uma grande jornada em que o amigo Pedro esteve envolvido, sempre a dar nas salemas da sua preferência. Estive perto do meu amigo e cheguei á conclusão de que a responsabilidade da minha falta de capturas esteve na escolha do material errado, mas é assim, a pesca é sempre diferente, umas vezes dá duma forma outra vezes é d´outra e é preciso acertar com "a maneira". A rapaziada do Varatojo voltou a portar-se bem, convivem muito bem com as salemas. O amigo António Inácio, na casa dos 70, ainda dá "nelas" á maneira e tira um brilhante 2º lugar!!!
    Cá estamos preparados para a jornada seguinte, que irá ser diferente,mas que esperamos nos corra bem.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que está a reconhecer os locais, pois tive o enorme prazer de partilhar mais uma aventura consigo, sempre a apanhar nas minhas odiadas salemas, já não vejo a hora de desaparecerem.
      É bem prvavel que a escolha erada do material tenha influenciado pela negativa o seu nº de capturas, mas é na hora que temos de ter destreza para tentar alterar o que de errado está na nossa pesca.
      A malta do varatojo são especialistas na matérias, e não dão hipóteses, agora é esperar por nova jornada este fim de semana e fazer para que corra pelo melhor possivel.
      Um abraço grande companheiro

      Eliminar
  2. Parabéns por mais uma bela prova Pedro, altas fotos, grane abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, as fotos são tiradas a 2 mãos, umas sou eu outras o grande amigo Artur, já apelidado carinhosamente por Ezequiel( um conhecido fotografo de Torres Vedras), sem duvida que a zona de Peniche proporciona grandes fotos de pesca e paisagens marítimas.
      Grande abraço

      Eliminar
  3. Enhorabuena Pedro, buena jornada de concurso y el reportaje impresionante, que bonitas playas tenéis allí, me sorprende la cantidad de salemas que salen por vuestros pesqueros.
    Un saludo desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah,
      Foi um bom dia de pesca, pena o peixe ser de fraca qualidade, as salemas são uma verdadeira praga, de praticamente inexistentes á 2 décadas agora são aos milhares, e por todo o lado, penso que afugentam os outros peixes pois elas andando abeiradas não dá mais nada, peixe de qualidade é complicado apanhar, olha vamos passando entretidas jornadas de cana vergada.
      Um abraço de Portugal

      Eliminar
  4. Belas fotos em acção, isso está minado de salemas...:)
    Não foi o pódio, mas prontos, sempre foi mais uma prova superada.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      este ano está de mais, é salemas em barda.
      O meu comparsa é um grande artista nas fotos e apanha-me sempre distraído.
      Desta vez não deu para o pódio, mas o importante é participar e conviver, da próxima quem sabe?
      Abraços e boas pescas

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...