Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Concurso de pesca Independente de Peniche

Realizou-se neste domingo o concurso de pesca do Independente de Peniche, este concurso contou com a participação de 145 pescadores, eu como não podia deixar de ser participei.
O dia começou bem cedo, arrancamos ainda era noite para chegarmos a Peniche cedo, e ainda dar uma espreitadela em alguns pesqueiros, o sol nascia e só pelo deslumbrante nascer do sol já tinha valido a pena levantar cedo.
O tempo esteve ameno e o mar um autentico rio, nem mexia, depois de analisadas as condições e pesqueiros, decidimos ir pescar para a Ilha do Baleal, a aposta era nas Salemas.


A equipa da Bordinheira esteve em peso, depois do sorteio na colectividade, era hora de ir para o mar, pescamos todos praticamente no mesmo pesqueiro.
 A pescaria essa sem grande história para contar, pelo menos para mim, pois foi muito complicada, estive em dia não, pois além de ter caído nas rochas, andei um pouco desencontrado do peixe, que até esteve no pesqueiro, mas eu não sei porque não o consegui apanhar(ainda hoje tento encontrar uma razão), enquanto os meus colegas iam apanhando alguns, o vencedor da prova esteve a uma centena de metros do local onde estive a pescar.


Ainda assim fui apanhando algum peixe espaçadamente ao longo do dia, e no final da prova tinha na lata, 8 salemas, 1 tainha e um sargo, fiquei num modesto 58º lugar totalizando 12350 pontos.
A prova foi ganha pelo Paulo Lourinho, do Núcleo Sportinguista de Peniche, que totalizou 55650 pontos com 32 salemas capturadas, parabéns pela merecida vitoria.


Por equipas e  Núcleo Sportinguista de Peniche, alcançou o 1º lugar e por clubes foi o Stella Maris.
Na Bordinheira o Nuno Pereira ficou em 17º, o mais bem classificado da equipa, que apesar de tudo ainda ficamos em 3º por clubes e 6º por equipas, deixo um pequeno resumo alargado da jornada numa sequência de fotos.
De resto correu tudo dentro da normalidade, com muita amizade, convívio, boa comida e boa bebida, o que se pode pedir mais, para o ano cá voltamos. 

19 comentários:

  1. Grandes fotos Pedro, mesmo lindas, deixa lá melhores dias virão, há dias assim, grande abraço e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora dei em fotografo, e de vez em quando lá saem umas fotos de jeito, a pesca é que tem andado mal, mas é como dizes melhores dias virão certamente.

      Eliminar
  2. Bom dia ! Um Belo dia em que nao consegui estar presente, enfim nao posso ir a todas! Quanto a esse 5lugar por equipas. .. verifica se não tem outro nome

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas companheiro Nelson, foi pena não teres vindo mas valores maiores se levantam, temos de ceder e como dizes não podemos ir a todas.
      Quanto ao 5º lugar está rectificado, ficou o team Night Fish, obrigado pela chamada de atenção.
      Um abraço e até nova pescaria.

      Eliminar
  3. Pedro,grandes fotos,bonitos pesqueiros,mais uma vez as salemas foram rainhas torna_se mais complicado para ti.Mas o que interressa e o convivio.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pesqueiros são espectaculares mas não me consigo adaptar a eles, tenho de verificar alguns erros que faço para conseguir safar-me melhor neste tipo de pesqueiros.
      As fotos correram bem melhores que a pescaria, valeu pelo convivio e excelente dia que esteve.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Epá desta vez complicaste as coisas...:) Mas o que interessa é que mesmo com a queda estejas bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel, comigo está tudo ok, pronto para novas aventuras, para a proxima correrá melhor.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  5. O Night Fich reclama e tem razão a equipa ficou muito bem classificada. Parabéns. O Pedro dará o resto da resposta.

    Amigo Pedro, o meu amigo está a ultrapassar "O Ezequiel", na qualidade de captação de imagens, também tenho esse "pôr do sol" mas não ficou tão bom.

    Eu acho que não é preciso o meu amigo pensar muito, porque é que não apanhou peixe? para um bom pescador como o meu amigo, se não apanhou é porque efectivamente o peixe não estava ali, senão "outro galo cantaria". Acredito e sei que o engodo que estava a ser lançado, desviava o peixe para outro lado, para alem de que as águas estavam muito lusas, até se ver o fundo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora arranjei tempo para responder aos comentários.
      Vamos do início, erro resolvido e confirmado, o Night Fish alcançou um brilhante 5º lugar apesar de desfalcado, lá arranjou um ponta de lança que esteve á altura.
      Amigo Artur, sabe como é, estamos sempre a aprender e tenho de ser sincero, tenho aprendido algumas coisas de fotografia consigo, de vez em quando as fotos saem assim, sem duvida que estão bem boas.
      Quanto à pescaria, ainda hoje penso porque correu mal, mas tenho duvidas quanto ás razões, será que o peixe não estava lá, será que eu não soube aproveitar as melhores horas de pesca, será que estava a fazer algo de errado, eu sei lá, ja pensei em mil e uma coisas mas continuo na mesma, mais vale pensar que foi apenas um dia NÃO, e que da próxima vou conseguir dar a volta à situação, foi mais uma boa jornada e um bom convívio onde tenho de admitir que o meu amigo está mais a vontade para este tipo de pesca e pesqueiros, tenho de fazer uns treinos para me aprefeiçoar.
      Um abraço grande companheiro

      Eliminar
    2. Ainda quanto ao falhanço na captura no Baleal;
      Quando nos chamaram já as salemas tinham andado por lá.
      Quando chegámos já as águas estavam muito lusas e os engodadores poupavam o engôdo e não as sujavam.
      O meu amigo estava á direita e o engodo corria para a esquerda.
      Eu estava numa boa posição, mas mesmo assim o Jorge Ferreira deu-me baile, o limo dele "cheirava" melhor que o meu, rapou-me cinco salemas e eu nada. Só quando desrespeitei as ordens dos donos do pesqueiro e comecei a "sujar as águas" (engodar) é que apanhei (apenas) 3 salemas.
      Um grande abraço companheiro.

      Eliminar
  6. Grandes imagens foi de certeza um dia muito bem passado amigo pedro,o peixe...........bem para a próxima "vingas te"as vezes há dias assim parece que o peixe vai a toda a gente menos a nós,um grande abraço pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno, mas foi mais ou menos assim, parece que o peixe não queria nada comigo, de deixar qualquer pescador de cabelos em pé.
      valeu pelo convívio e pelo belo dia de mar que esteve, na proxima vingo-me.
      Um abraço companheiro

      Eliminar
  7. Buena jornada de concurso y bonito reportaje de fotos amigo, estuve por esa maravillosa costa y me quedaron buenos recuerdos. a ver si para el próximo concurso tengas muy buenos resultados.
    Un abrazo desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá companheiro Salah, Peniche é uma zona muito bonita, e com grandes pesqueiros, eu é que não estou feito a estes pesqueiros.
      O próximo concurso espero que corra bem melhor que este.
      Um grande abraço companheiro

      Eliminar
  8. e bonita mas muito dificil apanhar salemas so por uma ves me kualifikei em penixe e foi no concurso dos texugos axo ke foi o ultimo ke fizera a partir da foi a muitos mas nunka me kualificava por isso gostar mais de sao martinho as fotos dao me vontade de pescar ass,bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem duvida uma dor de cabeça apanhar salemas, pois se colocamos anzóis pequenos engolem e cortam, se colocamos anzóis grandes muitas vezes nem tocam na isca, e o mesmo acontece com os fios, se pescamos um pouco mais grosso(0,24mm)não comem como deve de ser, se pescamos fino com 0,16mm cortam o fio com muita facilidade levando o anzol, é uma questão de na altura se tomar as decisões correctas.
      Os Texugos, também cheguei a participar nesse concurso, mas também não me qualificava pois pescava ao fundo, e a malta da bóia apanhava peixe ás carradas, e porque não gosto e não me adapto aos pesqueiros em Peniche.
      Amigo, se tem vontade venha lá que este fim de semana á o grande concurso do Bárrio, pode pescar na sua zona de eleição.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  9. se portugal fose perto estaria la mas espero ke o amigo pedro tire umas lindas fotos que de para matar as saudades ou um pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Bruno, a aventura foi boa, mas não deu para tirar muitas fotos pois a azafama e luta foi muita, ainda assim espero que as fotos que tirei dêem para matar saudades, quando voltar podemos combinar uma pescaria nos seus quintais.
      Um grande abraço companheiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...